Header
Destaque Tutorial

Como configurar o DNS Dinâmico no Router em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6

O DNS Dinâmico permite que o endereço IP do seu router se comporte como se fosse estático e pode configurar na App NOS Net e em nosnet.pt😉

Quer aceder ao seu computador ou equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas não sabe qual o endereço de IP público da ligação ao router?

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar o DNS Dinâmico no router em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através da App NOS Net:

 

O que significa IP e DNS Dinâmico e para que serve?

  • IP ou Internet Protocol é um número que identifica um dispositivo dentro de uma rede (um router, computador, impressora, webcam  etc.);
  • O DNS dinâmico (DDNS ou Dynamic DNS) é um sistema de gerenciamento de nomes e a sua principal função é traduzir nomes para os endereços IP e vice-versa.

Quais as vantagens em ter um serviço de DDNS ativado?

  • não necessita de saber o endereço ip público do seu router no momento em que vai aceder à sua rede a partir da internet, apenas o nome do domínio DDNS que configurou;
  • consegue estabelecer ligação e aceder aos equipamentos e serviços (que estiverem devidamente configurados) da sua rede, por exemplo enviar e receber ficheiros a partir de um computador, controlar uma webcam, aceder a um serviço de FTP, etc.

Existem vários fornecedores de DDNS disponíveis e gratuitos, só tem de escolher o que mais se adapta à sua utilização e criar o seu domínio:

 

Configurar DNS Dinâmico

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados pessoais NOS ID, escolha “DNS Dinâmico” e, de seguida, selecione “Criar DNS”;

     

  2. Escolha o fornecedor DNS e preencha as credenciais de acesso “Domínio registado”“Nome de utilizador” e a respetiva “Password”.
    Por fim, selecione “Concluir” para aplicar as configurações;
  3. Após conclusão, na página “DNS Dinâmico” pode:
    • Verificar os DNS em “DNS ativos” e editar, ao selecionar “Editar” nos DNS criados, ou;
    • Criar um novo DNS, ao selecionar “Criar DNS”.

       

Gerir DNS Dinâmico

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione "DNS Dinâmico" no menu lateral. Escolha o DNS ativo que pretende gerir e selecione “Editar” para alterar configurações e siga o passo-a-passo em “Configurar DNS Dinâmico”.
    Caso pretenda alterar o estado selecione o ícone de estado do serviço para ativar ou desativar;

     


Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 ​Caso tenha alguma dificuldade no processo processo de configuração e gestão do DNS Dinâmico no router, partilhe connosco. 😉


24 Comentários

Reputação 2

Boas,

 

Eu tinha o Nos Hub 3.0 e as vezes lá conseguia aceder a pagina de configuração dos DNS da rede interna do router… Agora trocaram-me pelo Nos Hub 5.0 e na malfada pagina aminhanet.nos.pt (lenta, lenta e lenta) não tenho essa opção.

Como é que posso configurar os DNS internos? Isto é associar um IP interno “192.168.1.5” a um nome tipo “mail.omeudominio.pt”, para quando estiver na rede interna poder aceder ao meu servidor de email…

Neste momento tenho tudo configurado e consigo aceder fora da rede ao servidor, mas dentro da rede, tirando o web (porta 80) não consigo aceder a mais nada (IMAP/SMTP/FTP).

Alguem me pode dar alguma dica?

Ha alguma possibilidade de aceder à configuração diretamente no router (tem de haver) alguem sabe como?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @zejulio,

Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar informação adicional sobre este tema.

A dificuldade mantém-se? 

Reputação 7
Crachá +2

Boas,

 

Eu tinha o Nos Hub 3.0 e as vezes lá conseguia aceder a pagina de configuração dos DNS da rede interna do router… Agora trocaram-me pelo Nos Hub 5.0 e na malfada pagina aminhanet.nos.pt (lenta, lenta e lenta) não tenho essa opção.

Como é que posso configurar os DNS internos? Isto é associar um IP interno “192.168.1.5” a um nome tipo “mail.omeudominio.pt”, para quando estiver na rede interna poder aceder ao meu servidor de email…

Neste momento tenho tudo configurado e consigo aceder fora da rede ao servidor, mas dentro da rede, tirando o web (porta 80) não consigo aceder a mais nada (IMAP/SMTP/FTP).

Alguem me pode dar alguma dica?

Ha alguma possibilidade de aceder à configuração diretamente no router (tem de haver) alguem sabe como?

 

Humm… DNS name resolution dentro da rede de casa?… Não tem nada a ver com DDNS!

O router 3 permitia mapear DNS por IP da rede?? Nunca vi isso! :\

O que pode ser feito é mapear na rede interna: https://stevessmarthomeguide.com/name-resolution-and-dns-on-home-networks/

Reputação 2

@Tiago C. Bom dia,

 

O que pretendo é servidor DNS, e não DDNS.

Este tópico em nada tem haver com a minha questão.

 

@marcolopes sim, pagina de serviços, servidor DNS:

 

A grande maioria das vezes que se acede depois de configurar tudo o router reinicia, mas se configurarmos tudo após o factory reset funciona bem.

Pode associar o mail.meudominio.pt ao IP do servidor 192.168.1.25 por exemplo. E na rede interna ao receber o IP por DHCP usa o servidor DNS do router NOS, e não chega a ir a internet para usar um servidor local…

Neste novo Router 5.0 não vejo essa opção, que muito jeito me dava, porque agora dentro da rede se for a mail.meudominio.pt calha no IP externo do router e não saio dali, como acontecia no router antigo se não se configurasse o servidor DNS…

Tenho que andar a mudar o ficheiro hosts dos portateis para quando estou dentro da rede e fora, o que não da jeito nenhum…

No caso dos tablets/telemóveis não tenho solução para isso a não ser desligar o WIFI e ligar por 4G, o que faz todo o sentido… ou não...

Se alguém souber como resolver agradeço… é que a única solução que vejo é usar um servidor DHCP e DNS fora do router da NOS, o que não faz muito sentido, visto o router da NOS ser muito bom e já fazer isso, é só questão de permitir configurar…

 

JS

Reputação 7
Crachá +6

Olá @zejulio,

Já respondemos à sua mensagem privada. 

Reputação 7
Crachá +2

@Tiago C. Bom dia,

 

O que pretendo é servidor DNS, e não DDNS.

Este tópico em nada tem haver com a minha questão.

 

@marcolopes sim, pagina de serviços, servidor DNS:

 

A grande maioria das vezes que se acede depois de configurar tudo o router reinicia, mas se configurarmos tudo após o factory reset funciona bem.

Pode associar o mail.meudominio.pt ao IP do servidor 192.168.1.25 por exemplo. E na rede interna ao receber o IP por DHCP usa o servidor DNS do router NOS, e não chega a ir a internet para usar um servidor local…

Neste novo Router 5.0 não vejo essa opção, que muito jeito me dava, porque agora dentro da rede se for a mail.meudominio.pt calha no IP externo do router e não saio dali, como acontecia no router antigo se não se configurasse o servidor DNS…

Tenho que andar a mudar o ficheiro hosts dos portateis para quando estou dentro da rede e fora, o que não da jeito nenhum…

No caso dos tablets/telemóveis não tenho solução para isso a não ser desligar o WIFI e ligar por 4G, o que faz todo o sentido… ou não...

Se alguém souber como resolver agradeço… é que a única solução que vejo é usar um servidor DHCP e DNS fora do router da NOS, o que não faz muito sentido, visto o router da NOS ser muito bom e já fazer isso, é só questão de permitir configurar…

 

JS

 

Efectivamente NUNCA usei essa opção no router anterior! Nunca me fez falta…

E não vai conseguir resolver isso pelo interface do Router 4/5… e duvido que essa funcionalidade esteja implementada. Os Router 4/5 estão severamente limitados...

Funcionalidade de interesse para uma minoria de clientes. Daí não a terem inserido no layout dos novos equipamentos.

Duvido que alterem o layout a pedido, mas poderá tentar que excepcionalmente configurem com os dados que lhe interessam, mesmo sem que estes fiquem visíveis nas configurações.

Alternativa obvia será adquirir um router e passar a usar o do operador no modo bridge.

Reputação 2

Compreendo que seja complicado abrirem mais opções, em especial essa que pouca gente deve usar, de certeza que router permite, mas já vi pelo interface que as possibilidades do cliente estão extremamente limitadas e bloqueadas ao maximo, eu compreendo que o utilizador comum começa a mexer, deixa de ter internet e vai chatear o apoio ou dizer mal do servico que não funciona quando foi ele que andou lá a mexer…

Mas para clientes empresariais deveia haver um acesso mais alargado, ou até acesso direto a pagina do router local (que tem de haver) para que isso possa ser feito.

Para já a unica alternativa que vejo é mesmo a que referiu, adquirir um router e usar o Nos Hub só como modem para a internet, o que na minha opiniao é um desperdicio de potencialidades do equipamento que parece muito bom e com muito bom aspecto comparado com os outros anteriores… (a nivel de aspecto a famosa barbatana era impec, os seguintes até este um desastre...)

 

JS

Reputação 7
Crachá +2

Compreendo que seja complicado abrirem mais opções, em especial essa que pouca gente deve usar, de certeza que router permite, mas já vi pelo interface que as possibilidades do cliente estão extremamente limitadas e bloqueadas ao maximo, eu compreendo que o utilizador comum começa a mexer, deixa de ter internet e vai chatear o apoio ou dizer mal do servico que não funciona quando foi ele que andou lá a mexer…

Mas para clientes empresariais deveia haver um acesso mais alargado, ou até acesso direto a pagina do router local (que tem de haver) para que isso possa ser feito.

Para já a unica alternativa que vejo é mesmo a que referiu, adquirir um router e usar o Nos Hub só como modem para a internet, o que na minha opiniao é um desperdicio de potencialidades do equipamento que parece muito bom e com muito bom aspecto comparado com os outros anteriores… (a nivel de aspecto a famosa barbatana era impec, os seguintes até este um desastre...)

 

JS

 

Acesso empresarial… :\

 

Um destes dias lembrei-me de verificar se pelo menos as empresas têm uma velocidade de INTERNET ou equipamentos melhores… até tremi! 100/10 com os mesmos equipamentos…

 

Qualquer empresa que eu conheça tem ofertas de 200/200 ou superior da concorrência… o que faz uma empresa com 10 Mbits? :\

Reputação 2

Pois infelizmente os equipamentos são os mesmos nas várias vertentes é às configurações a mesma coisa... tentei sem sucesso que me dessem acesso a mais configurações do router mas what you see is what you get…

A Vodafone oferece 400/200 mais barato, ainda não percebi pq é que a  nos continua com um upload tão baixo...

Reputação 7
Crachá +2

Pois infelizmente os equipamentos são os mesmos nas várias vertentes é às configurações a mesma coisa... tentei sem sucesso que me dessem acesso a mais configurações do router mas what you see is what you get…

A Vodafone oferece 400/200 mais barato, ainda não percebi pq é que a  nos continua com um upload tão baixo...

 

O UPLOAD da NOS está explicado e debatido em diversos tópicos!

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/esclarecimento-publico-como-esta-implementada-a-rede-de-internet-fixa-da-nos-13913#post74540

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/porque-razao-a-nos-continua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/a-descriminacao-da-nos-nas-velocidades-de-upload-9474

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/existem-pacotes-de-100mb-de-upload-14200

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/upload-tarifario-1gbps-11683/index2.html

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/para-quando-um-upload-de-100mb-7341

Reputação 2

@marcolopes obrigado pelos links.

 

Em relação à minha pergunta principal, que como referi nada tem a ver com DDNS, mas sim com DNS “internos”, penso que o topico devia ser colocado no sitio certo...

Como não me safei com o router da NOS a minha solução foi instalar um servidor DHCP e DNS dentro da rede e desactivar o DHCP do router da NOS.

No meu servidor de DNS configurei os servidores internos, e no meu servidor DHCP configurei o servidor DNS como principal e o NOS Hub como secundário.

Tudo funciona como pretendo, com a vantagem de quando trocar o router NOS mantenho toda a configuração e não tenho que andar a configurar tudo de novo…

 

JS

Reputação 6
Crachá +1

@Tiago C. uma vez que este tópico “Como configurar o DNS Dinâmico no seu Router” encontra-se na área de Internet Fixa e Móvel, venho agora solicitar esclarecimentos acerca da utilização desses serviços na Internet Móvel.

 

É possível utilizar um serviço desses com uma ligação de Internet Móvel da NOS?

Que engraçado! 

O apoio ao cliente da NOS indicou e foi posteriormente confirmado pelo provedor do cliente, que colocar um dns no power router era uma configuração ilegal e que a NOS deixaria de prestar suporte ao cliente caso o fizesse.

 

Reputação 6
Crachá +1

@Tiago C.uma vez que este tópico “Como configurar o DNS Dinâmico no seu Router” encontra-se na área de Internet Fixa e Móvel, venho agora solicitar esclarecimentos acerca da utilização desses serviços na Internet Móvel.

 

É possível utilizar um serviço desses com uma ligação de Internet Móvel da NOS?

Estou a aguardar resposta. 
 

Que engraçado! 

O apoio ao cliente da NOS indicou e foi posteriormente confirmado pelo provedor do cliente, que colocar um dns no power router era uma configuração ilegal e que a NOS deixaria de prestar suporte ao cliente caso o fizesse.

 

É uma anedota pegada! 
Se a política é essa, a nossa é mudar de ISP. 

Um destes dias também vão mandar fiscais a casa para verificar se alteramos os servidores DNS nos nossos equipamentos...

No próximo mês, a NOS vai dar uma volta ao bilhar grande. Pode ser que, entretanto, aprendam alguma coisa. 

@Tiago C. Bom dia,

 

O que pretendo é servidor DNS, e não DDNS.

Este tópico em nada tem haver com a minha questão.

 

@marcolopes sim, pagina de serviços, servidor DNS:

 

A grande maioria das vezes que se acede depois de configurar tudo o router reinicia, mas se configurarmos tudo após o factory reset funciona bem.

Pode associar o mail.meudominio.pt ao IP do servidor 192.168.1.25 por exemplo. E na rede interna ao receber o IP por DHCP usa o servidor DNS do router NOS, e não chega a ir a internet para usar um servidor local…

Neste novo Router 5.0 não vejo essa opção, que muito jeito me dava, porque agora dentro da rede se for a mail.meudominio.pt calha no IP externo do router e não saio dali, como acontecia no router antigo se não se configurasse o servidor DNS…

Tenho que andar a mudar o ficheiro hosts dos portateis para quando estou dentro da rede e fora, o que não da jeito nenhum…

No caso dos tablets/telemóveis não tenho solução para isso a não ser desligar o WIFI e ligar por 4G, o que faz todo o sentido… ou não...

Se alguém souber como resolver agradeço… é que a única solução que vejo é usar um servidor DHCP e DNS fora do router da NOS, o que não faz muito sentido, visto o router da NOS ser muito bom e já fazer isso, é só questão de permitir configurar…

 

JS

Boas,

Esse é exactamente o mesmo problema que estou a ter e única forma que arranjei até agora foi colocar outro router com OpenWrt, pois este firmware sei que têm essa funcionalidade DNS. Esta malta está  sempre a complicar as coisas para o cliente, pois também sabem do monopólio que existe no mercado…

Caso conheça alguma forma mais prática de forma a poder usar o firmware de origem do meu segundo router agradeço os seus comentários.

 

Cmprimentos,

Reputação 7
Crachá +2

Tópico ERRADO. Este tópico é sobre o DYNAMIC DNS!

Reputação 6
Crachá

Olá, o Router que tem é o 5.0 também?

Reputação 7
Crachá +2

Olá, o Router que tem é o 5.0 também?

 

Router 5 v1

Reputação 6
Crachá

Olá, mas isso do DDNS não é aquela funcionalidade que não se pode adquirir?

Reputação 7
Crachá +2

Olá, mas isso do DDNS não é aquela funcionalidade que não se pode adquirir?

 

O DDNS é um serviço que serve para qualquer um ter um “endereço FIXO” (ex: aminhacasa.no-ip.org) que possa facultar a terceiros (porque o IP PUBLICO do serviço “caseiro” pode mudar quando o operador assim o quiser). O Router tem de ser devidamente configurado com o serviço em questão (tem de ser suportado pelo router) e actualiza o IP no serviço.

Pessoalmente, uso o NO-IP: https://www.noip.com/remote-access (que permite 3 endereços gratuitos)

Portanto, o DDNS até pode ser gratuíto, depende de quem o fornece...

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo de como configurar o DNS Dinâmico no Router em nosnet.pt. 🙂

Saiba neste artigo como o fazer, e partilhe connosco quaisquer dúvidas que possam surgir. 

Saiba ainda como configurar o DNS Dinâmico no router na App NOS Net:

Obrigado 

Comentário