Header
Destaque Tutorial

Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net


Reputação 7
Crachá +6

As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada.
Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt

 

Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net, com:

  • monitorização e otimização das redes Wi-Fi, ou;
  • alteração do canal Wi-Fi manualmente.

Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi em nosnet.pt:

 

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A monitorização de rede permite ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 

     

  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

     

  3. Selecione a frequência, 2.4GHz ou 5GHz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

     

  4. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

     

  5. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi. 

     

 

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Após fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas"; 
  3. Em “Opções de rádio” escolha “Canal” e escolha o canal que pretende. Para concluir, selecione “Guardar alterações”; 

Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 ​Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging: 


110 Comentários

Reputação 7
Crachá +5
@Tiago C. Mas isso não acontece quando reiniciamos o Router ? O Router quando é reiniciado, procura automaticamente o melhor canal.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jose Rodrigues,

Sim, contudo através destes passos pode alterar o canal sem reiniciar o router.

Ou até mesmo testar a utilização dos equipamentos em determinados canais.
Vou repetir-me porque ha quem nao saiba...

Quando os routers determinam qual o melhor canal (o mais livre de interferencias) a usar, fazem-no para a sua localizaçao. Dessa forma, o canal escolhido (em auomatico) em cada instante pode nao ser o canal mais livre de interferencias na localizaçao dos equipamentos que se preternde usar.
A melhor escolha sera usar sempre o modo manual, escolhendo o utilizador o canal a usar em funçao das avaliaçoes efetuadas nos varios locais e horarios de utilizaçao.
E se nao quizerem alterar constantemente o canal a usar, passem a usar equipamentos com a banda 5 Ghz.
Reputação 5
Crachá
Este post não se aplica ao Router 5.0 (Giga Router), porque essa opção "Monitorização de rede" não existe na página https://aminhanet.nos.pt. Portanto a NOS que resolva o problema pois os clientes do novo router também direi a poder mudar o canal da rede Wi-Fi.
Reputação 7
Crachá +6

Olá @Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

Boa tarde, hoje, de modo a tentar melhorar a minha ligação Wi-Fi, decidi que iria tentar alterar o canal da ligação.

No entanto independentemente se entro pela App móvel NOS Internet, ou se entro pelo URL: https://aminhanet.nos.pt/Inicio.

Em ambas a formas não aparece a opção Monitorização de Rede, que eu necessito para Trocar de canal.

Gostaria muito de saber o porque desta situação suceder, e se possível ajuda na resolução do problema bem como um manual de instruções do router, sem ser só o de instalações.

Não sei se ajuda mas tenho o: GiGA Router (Router Wi-Fi 5.0)

Reputação 7
Crachá +5

@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.

@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.


Então o que me está a dizer é que não me dão a opção de ser eu a escolher?

 

Há 10 dias, Tiago C. escreveu:

 

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

 

Há 10 dias, Tiago C. escreveu:

 

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

 


Muito obrigado, de facto tinha uma opção escondida no canto superior direito onde tem a opção de alterar o canal.

Reputação 1

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

Boa Tarde

E como sabemos qual o melhor canal? Já que ao tentar alterar aparece sempre uma falha a dizer que não foi possível alterar. Mas qualquer alteração que faça ao router.
Não temos um endereço do router  como noutro qualquer router?

Reputação 7
Crachá +5

@Fura Boa tarde para entrar no router é https://aminhanet.nos.pt ao Reiniciar o Router ele automaticamente procura o melhor canal.

Reputação 1

@Fura Boa tarde para entrar no router é https://aminhanet.nos.pt ao Reiniciar o Router ele automaticamente procura o melhor canal.

Penso que não. Porque coloquei o canal 100 para testar e a smarttv não encontra a rede 5GHz com esse canal. Reiniciei o router e estava no canal 100 na mesma. 

Reputação 7
Crachá +2

A tua tv é compatível com a rede 5ghz?

Reputação 1

Sim. 

Mas verifiquei que o canal 100 não funciona ms o canal 36 sim. 

Reputação 7
Crachá +5

Sim. 

Mas verifiquei que o canal 100 não funciona ms o canal 36 sim. 

O Router é inteligente, ele mesmo busca o melhor canal,  o que pode fazer é optimizar ou actualizar, no meu caso não altero nada no Router. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Fura, @Oscar7 e @Jose Rodrigues

@Fura, a comunidade deu uma boa ajuda :raised_hands_tone3: ! Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Reputação 2
Crachá

boa noite. ja vi varios topicos aqui mas nenhum responde as questões dos clientes em concreto que é.. Mudar o canal de wi-fi num power router da NOS..

 

de ha dois meses para cá, todo o santo dia apartir das 18 horas a qualidade do wi-fi é má…

Canal Wi-Fi: 4

Qualidade Má (35%) e as vezes pior ainda..

faço atualizar, faço otimizar fica bom durante meia hora e depois volta a mesma coisa..

tenho canais vazios com saturação a 0% mas simplesmente nao consigo alterar para esse canal..

Alguém que consiga ajudar objectivamente ou vou começar a reclamar com a nós todos os dias até me anularem a fidelidade para mudar para outra operadora..?

Reputação 7
Crachá +2

Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada)  Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?

Reputação 7
Crachá +5

@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Tiaguh Rodrigues,

Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.

Está a utilizar os passos indicados neste tópico?

Reputação 2
Crachá

Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada)  Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?

a 5g esta a 100% mas eu no 1º andar de casa nao apanho 5G

sempre que mudo para outro canal ele volta ao canal 4. canal 8 9 10 etc têm saturação 0% mudo para esses e ele volta ao 4

Reputação 2
Crachá

@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente. 

se procura o melhor canal então está avariado pois o canal é o mesmo há um ano e quando mudo ele volta ao 4

Reputação 2
Crachá

Olá @Tiaguh Rodrigues,

Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.

Está a utilizar os passos indicados neste tópico?

sim estou.. como nao resolveu, criei novo tópico

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Tiaguh Rodrigues,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Comentário