Header
Destaque Tutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉


579 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @marcolopes

Conforme indicado, as situações aqui expostas foram endereçadas e encontram-se em análise, pelo que assim que tenhamos conhecimento da resolução, partilharemos aqui. 

No que diz respeito à área de cliente my NOS, quais as dificuldades que encontra na sua utilização? Detalhe-nos as suas questões em: 

 Obrigado, 

Reputação 7
Crachá +2

Atenção que os problemas são diversos… volto a fazer um resumo para que fique mais claro:

BUGS na configuração do Port Forwarding no Router 5V2 HFC

  1. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP desligado (Port Forwarding não deve depender do DHCP estar ligado ou não - são serviços totalmente distintos)
  2. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP ligado caso o IP do HOST não esteja no intervalo definido na gestão do DHCP (deve ser ao contrário!!! O Port Forwarding deve ser evitado a todo o custo caso o HOST esteja dentro do intervalo de gestão do DHCP,  uma vez que o IP será dinâmico, e a sua atribuição poderá ser diferente após o lease time ser ultrapassado)
  3. Não é possível EDITAR UMA regra Port Forwarding - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  4. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) uma regra Port Forwarding - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

 

Fica aqui a LISTA dos BUGS reportados há 1 ano, ainda não resolvidos!

Reputação 7
Crachá +2

Serviço FTP testado com sucesso!

E mais 2 BUGS do Router 5V2 HFC

  1. Não é possível EDITAR UMA REGRA PF - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  2. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) UMA REGRA PF - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

Como é que a NOS tem produtos destes no mercado é que não entendo… talvez estejam a precisar de melhorar a qualidade dos PILOTOS que aceitam para o referido programa… e já agora, valorizem quem realmente vos ajuda! (eu desisti de ser piloto, pois era um calvário diário, sem qualquer retorno ou reconhecimento)

Fazer dos clientes umas COBAIAS também é muito feio, para não dizer mais.

 

1 ANO depois e estes BUGS ainda não foram resolvidos!!!

A NOS perde TEMPO e GASTOS preciosos a lavar a cara das páginas NOS NET (que ainda não permite um mísero COPY de texto!!!!!!), da área de cliente (que ficou ainda mais confusa), mas… resolver um BUG grave destes, não!

Então o cliente tem diversas regras, que deram trabalho a definir… e ao DESLIGAR a regra fica sem ela????

1 ano depois NADA foi feito?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @racquad,

Agradecemos o seu testemunho e partilha com a comunidade.

O seu testemunho é importante para nós, para que possamos continuar a melhorar.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

EUREKA!

Ao contrário do que é dito neste tópico:

o BUG do ROUTER 5v2 HFC no que toca ao abrir REGRAS de PF, NÃO tem apenas a ver com o facto DHCP estar ligado ou não (testei ambos os cenários)

Tem sim a ver com o facto do PF não aceitar um HOST que não esteja compreendido no INTERVALO DEFINIDO no DHCP!!

SOLUÇÃO?

  • LIGAR o DHCP
  • Definir um intervalo onde o IP do host esteja incluído
  • CRIAR a regra do PF
  • Voltar a colocar o intervalo “correcto” no DHCP

 

Espero que a NOS tome nota de mais este BUG para o mesmo ser corrigido…

  1. O PF não deve depender do DHCP estar ligado ou não
  2. O PF não deve depender do INTERVALO definido no DHCP

Agora vou tentar analisar se o PF foi realmente aberto e o tráfego passa...

 

Confirmo o mesmo comportamento aqui no meu router.

Só consegui adicionar a regra de port forward após modificar temporariamente o intervalo de IPs do DHCP. Que verogonha...

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @Aleksandr_vakhtin, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do @Bruno Aleixo. 😊

Para questões relacionadas com micro informática, sugerimos que contacte o 16991, disponível todos os dias, 24 horas por dia.

Partilhe connosco caso haja mais temas. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde, estou tentando fazer encaminhamento de porta para um site.

  • Modo Bridge ativado
  • Porta encaminhada 12191
  • Roteador reiniciado
  • Assim que o site for implantado, ele estará acessível através da rede local usando meu endereço IP
  • http://192.168.1.107:12191/Blog/Index

Não disponível no meu IP externo
http://109.51.244.205:12191/

Como tudo está disponível na rede local e funcionando bem, a única coisa que resta é que o roteador não está realmente encaminhando portas.

Vi comentários acima de que alguns roteadores+nos rede fazem isso, existe solução para esse problema?

opção ai é ligares para a pcmedic através do 16991, é uma linha especializada de informática:

https://www.nos.pt/ajuda/linha-de-apoio-cliente?tabId=linhas-especializadas

mas se vais fazer uma utilização avançada do router sugiro que ligues um router proprio ao da nos

um bem haja

Boa tarde, estou tentando fazer encaminhamento de porta para um site.

  • Modo Bridge ativado
  • Porta encaminhada 12191
  • Roteador reiniciado
  • Assim que o site for implantado, ele estará acessível através da rede local usando meu endereço IP
  • http://192.168.1.107:12191/Blog/Index

Não disponível no meu IP externo
http://109.51.244.205:12191/

Como tudo está disponível na rede local e funcionando bem, a única coisa que resta é que o roteador não está realmente encaminhando portas.

Vi comentários acima de que alguns roteadores+nos rede fazem isso, existe solução para esse problema?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @MiguelzFerreira,

Agradecemos a sua mensagem.

A citação em causa não tem como objectivo remeter para o próprio tópico, mas sim informar um utilizador sobre o tópico para o qual o seu comentário foi movido.

De forma a podermos compreender a dificuldade, pedimos que nos detalhe a configuração em causa assim como o erro.

Obrigado

Boa tarde @r2com
Movemos o seu comentário para o artigo onde explicamos 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

De momento, não temos conhecimento de que existam dificuldades na configuração que seja, no entanto, e dada a natureza da configuração, sugerimos que, por favor, contacte o número 16991, disponível todos os dias, 24 horas por dia.A chamada tem o custo de €0,45/min

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais temas. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 




Então no fim deste thread, recambiam as pessoas para o início?

 

Anda bonito, isto… Um óptimo ouroboros. 

 

O Port Forward não funciona. ← Ficava mais honesto assim, no fim da conversa.

E um: “Pedimos desculpa, são problemas técnicos que não sabemos/conseguimos resolver.”

 

Agora, outra questão mais pertinente: 

Se tenho o router em Modo-Bridge (Confere. Está em modo-bridge. Sim)… também não consigo fazer Port Forward? 

Se estou em Modo-Bridge, porque é que ainda não consigo? Tenho de pagar mais?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @r2com
Movemos o seu comentário para o artigo onde explicamos 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

De momento, não temos conhecimento de que existam dificuldades na configuração que seja, no entanto, e dada a natureza da configuração, sugerimos que, por favor, contacte o número 16991, disponível todos os dias, 24 horas por dia.A chamada tem o custo de €0,45/min

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais temas. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 

Bom isto parece-me ser assunto recorrente mas nao tenho resposta.

ja fiz reset ao giga router (o ciclindrico umas 3x).

Desde que trouxeram este novo router (já é o 3º) o port forwarding nao funciona.

Tenho a LAN configurada com um ip, tenho net sem problemas. O dhcp esta desligado, a distribuiçao é feito pela minha firewall e está tudo ok.

Quando crio um port forwarding nao faz ligação.

O ip do port forwaring está correcto, é o da minha firewall (que é automaticamente detectado), mas depois n faz forward de nada, nao faz ligaçao.

Alguem me pode ajudar?

@João H. Obrigado pela resposta, no entanto, tudo isto já foi feito após o reset de fábrica do router. Também já tentei num outro dispositivo, mas sem sucesso.

Nem portas como FTP ou SSH funcionam.

Em modo DMZ, não funciona na mesma e em modo bridge, na porta 4, também nenhuma porta se encontra aberta.

Já pouco me interessa o servidor do jogo. Mas dado ao meu trabalho, necessitaria da porta FTP e SSH abertas.

E, por favor, não me sugiram ligar para um apoio ao cliente, em que tenho que pagar um balúrdio por minuto, quando já sou cliente NOS e pago a mensalidade. Qualquer tipo de apoio técnico já deveria vir incluido, de forma gratuita, para quem já é cliente.

Aguardo por alguma sugestão.

Obrigado pela atenção.

 

@hdinis17 Se andar umas páginas para trás, irá verificar que tudo isto já foi abordado… Posso dizer que andei de volta desta situação muitos meses, e finalmente consegui configurar o PF para um FTP no ROUTER 5v2 (HFC) - Ainda que seja necessário dar a volta a diversos BUGS que o sistema implementado pela NOS tem

Claro que a NOS tem tantos equipamentos, que cada um tem os seus problemas / BUGS (principalmente quando o acesso à configuração NATIVA nos é NEGADO!)

NOTA: NÃO GASTE $$$ com a PCMEDIC!!! A PCMEDIC é uma forma da NOS meter ao bolso o $ dos incautos e NÃO lhe vai resolver nada!!!

Como cliente, tendo a NOS parceria ou não, recuso-me a pagar para obter qualquer tipo de apoio técnico, uma vez que é completamente descabido.

Uma vez que vários usuários já reportaram o mesmo problema com o mesmo modelo de Router, isto apenas se encaixa  em publicidade enganosa, numa funcionalidade que não funciona.

Cada vez pagamos mais e cada vez temos menos funcionalidades.

Situação resolvida. Contratei a concorrência.

Reputação 7
Crachá +6

@marcolopes, lamentamos. 
No entanto, sempre que há questões de microinformática ou que o resultado desses despistes não sugerem que exista uma avaria na rede ou no Router NOS cabe-nos informar em conformidade quanto ao recurso à parceria. Parceria essa com um serviço de assistência técnica por telefone ou ao domicílio para todos os problemas que não estão relacionados com o acesso à internet:

  • deteção e resolução rápida de anomalias;
  • instalação, atualização ou configuração de programas;
  • instalação de equipamentos periféricos como impressoras ou scanners;
  • detecção e eliminação de vírus, spyware e adware;
  • otimização do desempenho do seu computador.

Muito obrigado, 

Reputação 7
Crachá +2

@João H. Obrigado pela resposta, no entanto, tudo isto já foi feito após o reset de fábrica do router. Também já tentei num outro dispositivo, mas sem sucesso.

Nem portas como FTP ou SSH funcionam.

Em modo DMZ, não funciona na mesma e em modo bridge, na porta 4, também nenhuma porta se encontra aberta.

Já pouco me interessa o servidor do jogo. Mas dado ao meu trabalho, necessitaria da porta FTP e SSH abertas.

E, por favor, não me sugiram ligar para um apoio ao cliente, em que tenho que pagar um balúrdio por minuto, quando já sou cliente NOS e pago a mensalidade. Qualquer tipo de apoio técnico já deveria vir incluido, de forma gratuita, para quem já é cliente.

Aguardo por alguma sugestão.

Obrigado pela atenção.

 

@hdinis17 Se andar umas páginas para trás, irá verificar que tudo isto já foi abordado… Posso dizer que andei de volta desta situação muitos meses, e finalmente consegui configurar o PF para um FTP no ROUTER 5v2 (HFC) - Ainda que seja necessário dar a volta a diversos BUGS que o sistema implementado pela NOS tem

Claro que a NOS tem tantos equipamentos, que cada um tem os seus problemas / BUGS (principalmente quando o acesso à configuração NATIVA nos é NEGADO!)

NOTA: NÃO GASTE $$$ com a PCMEDIC!!! A PCMEDIC é uma forma da NOS meter ao bolso o $ dos incautos e NÃO lhe vai resolver nada!!!

Reputação 7
Crachá +2

Pois, mas isso nem é com o apoio ao cliente, é com a pcmedic (16991). 
se precisas de configs especificas pra trabalhar o melhor é falares com o helpdesk da tua empresa para eles ajudarem nisso. O melhor pra esse tipo de utilziação é teres um router próprio em modo brige ligado ao da NOS.

um bem haja 

 

Qual PCMEDIC qual quê! Essa empresa “parceira” da NOS sabe menos do que os utilizadores aqui do fórum.

E é muito mau continuarem a fazer propaganda a uma empresa de SERVIÇOS aqui no fórum...

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @hdinis17. 😊

Agradecemos o seu testemunho e a ajuda da comunidade. 🤗

Para questões de micro informática, sugerimos que, por favor, contacte o número 16991, disponível todos os dias, 24 horas por dia.

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais temas. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde, @hdinis17.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica e teste novamente, por favor.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

@João H. Obrigado pela resposta, no entanto, tudo isto já foi feito após o reset de fábrica do router. Também já tentei num outro dispositivo, mas sem sucesso.

Nem portas como FTP ou SSH funcionam.

Em modo DMZ, não funciona na mesma e em modo bridge, na porta 4, também nenhuma porta se encontra aberta.

Já pouco me interessa o servidor do jogo. Mas dado ao meu trabalho, necessitaria da porta FTP e SSH abertas.

E, por favor, não me sugiram ligar para um apoio ao cliente, em que tenho que pagar um balúrdio por minuto, quando já sou cliente NOS e pago a mensalidade. Qualquer tipo de apoio técnico já deveria vir incluido, de forma gratuita, para quem já é cliente.

 

Aguardo por alguma sugestão.

 

Obrigado pela atenção.

Pois, mas isso nem é com o apoio ao cliente, é com a pcmedic (16991). 
se precisas de configs especificas pra trabalhar o melhor é falares com o helpdesk da tua empresa para eles ajudarem nisso. O melhor pra esse tipo de utilziação é teres um router próprio em modo brige ligado ao da NOS.

um bem haja 

Boa noite @hdinis17,

Existem relatos de problemas para ativar o modo bridge, foi confirmado aqui.

Por favor, confirme se permanece ativo. 

Obrigado

Boa tarde, @hdinis17.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica e teste novamente, por favor.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

@João H. Obrigado pela resposta, no entanto, tudo isto já foi feito após o reset de fábrica do router. Também já tentei num outro dispositivo, mas sem sucesso.

Nem portas como FTP ou SSH funcionam.

Em modo DMZ, não funciona na mesma e em modo bridge, na porta 4, também nenhuma porta se encontra aberta.

Já pouco me interessa o servidor do jogo. Mas dado ao meu trabalho, necessitaria da porta FTP e SSH abertas.

E, por favor, não me sugiram ligar para um apoio ao cliente, em que tenho que pagar um balúrdio por minuto, quando já sou cliente NOS e pago a mensalidade. Qualquer tipo de apoio técnico já deveria vir incluido, de forma gratuita, para quem já é cliente.

 

Aguardo por alguma sugestão.

 

Obrigado pela atenção.

 

Boa noite @hdinis17,

Sugiro que verifique se o modo bridge está realmente ativo.

Obrigado

Boas. Sim o modo bridge encontra-se ativo. E o dispositivo está conectado na porta 4 do Router. Tentei fazer tudo de novo, após o reset de fábrica do dispositivo.

Mas tudo permanece igual.

 

Boa tarde, @hdinis17.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica e teste novamente, por favor.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

@João H. Obrigado pela resposta, no entanto, tudo isto já foi feito após o reset de fábrica do router. Também já tentei num outro dispositivo, mas sem sucesso.

Nem portas como FTP ou SSH funcionam.

Em modo DMZ, não funciona na mesma e em modo bridge, na porta 4, também nenhuma porta se encontra aberta.

Já pouco me interessa o servidor do jogo. Mas dado ao meu trabalho, necessitaria da porta FTP e SSH abertas.

E, por favor, não me sugiram ligar para um apoio ao cliente, em que tenho que pagar um balúrdio por minuto, quando já sou cliente NOS e pago a mensalidade. Qualquer tipo de apoio técnico já deveria vir incluido, de forma gratuita, para quem já é cliente.

 

Aguardo por alguma sugestão.

 

Obrigado pela atenção.

 

Boa noite @hdinis17,

Sugiro que verifique se o modo bridge está realmente ativo.

Obrigado

Boa tarde, @hdinis17.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica e teste novamente, por favor.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

@João H. Obrigado pela resposta, no entanto, tudo isto já foi feito após o reset de fábrica do router. Também já tentei num outro dispositivo, mas sem sucesso.

Nem portas como FTP ou SSH funcionam.

Em modo DMZ, não funciona na mesma e em modo bridge, na porta 4, também nenhuma porta se encontra aberta.

Já pouco me interessa o servidor do jogo. Mas dado ao meu trabalho, necessitaria da porta FTP e SSH abertas.

E, por favor, não me sugiram ligar para um apoio ao cliente, em que tenho que pagar um balúrdio por minuto, quando já sou cliente NOS e pago a mensalidade. Qualquer tipo de apoio técnico já deveria vir incluido, de forma gratuita, para quem já é cliente.

 

Aguardo por alguma sugestão.

 

Obrigado pela atenção.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @hdinis17.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica e teste novamente, por favor.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

Boas a todos/as.

Tentei fazer port forwarding das seguintes portas:

UDP: 8677

UDP/TCP : 16200-16300

Também abri as mesma exceções na Firewall do Windows 10.

No entanto, ao utilizar sites como o “canyouseeme” e semelhantes ou a tentar abrir certos servidores com essas portas, elas aparecem sempre fechadas ou o servidor nunca consegue ser aberto.

Também no modo Brige 4, sem sucesso.

O router é CHITA-Hub5 7.2.4.9.1b5.

Conseguem ajudar, por favor?

 

Reputação 7
Crachá +2

Encontrei a solução para o problema num comentário do @Joao Prospero Luis.

A NOS deveria prestar mais atenção a este problema e corrigir os routers, ou pelo menos estar a assistência técnica estar ciente deste problema para que mais clientes não tenham que perder muitas horas a procurar soluções.

 

A NOS encaminha os clientes incautos para uma empresa que COBRA por algo que não conseguem nem sabem resolver. Mais uma vez… a partilha de informação e o DEBUG efectuado pelos clientes sobre esta matéria é melhor do que qualquer suporte prestado pela NOS ou pela sua empresa AMIGA “PCMEDIC”.

Comentário