Header
Pergunta

Bloquear o acesso ao Router


Reputação 1

Boa tarde,

Como posso bloquear o acesso à plataforma de configuração do GigaRouter https://aminhanet.nos.pt/ aos técnicos da NOS?

 

Obrigado


16 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@Pedro Petz Boa noite parece que tal não seja possível, os técnicos têm acesso aos router’s  Há um Tópico que explica como bloquear o acesso mas não ao técnicos. ttps://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-defihnir-regras-de-acesso-ao-router-13813

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Pedro Petz

Olá @Jose Rodrigues

@Pedro Petz, pedimos que nos detalhe melhor a sua situação, por favor. Queremos ajudá-lo! 

Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

não bloqueia.

Reputação 1

Bem-vindo ao Fórum NOS @Pedro Petz

Olá @Jose Rodrigues

@Pedro Petz, pedimos que nos detalhe melhor a sua situação, por favor. Queremos ajudá-lo! 

Obrigada

 

A NOS e os seus tecnicos não tem de ter acesso ao meu router, isto por questões de segurança e privacidade.

A minha última interação com a linha de apoio à NOS, em que reportei que estava com quebras de internet porque estava constantemente a perder pacotes, fizeram alteração de configurações no router sem me perguntar antes. Antes mesmo de verificarem que havia intervenção na minha zona e que era essa a razão das quebras.

Gostava de saber se existe algum router da NOS que tenha só administração local do router para evitar estes constrangimentos. Até porque anteriormente já houve opções desactivadas do nada mas não tenho indicação em especifico do que aconteceu.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

O equipamento é da NOS e a NOS tem sempre acesso ao router.

Nao existe nenhum operador de telecomunicações em qualquer parte do mundo, que nao tenha acesso aos equipamentos dos clientes.

Reputação 1

Nao existe nenhum operador de telecomunicações em qualquer parte do mundo, que nao tenha acesso aos equipamentos dos clientes.

E quantos do mundo tem um plataforma (https://aminhanet.nos.pt/) ABERTA para todos?
Isto é uma pratica segura? Num serviço empresasial há uma plataforma ABERTA a qualquer um tentar fazer login?

Reputação 1

O equipamento é da NOS e a NOS tem sempre acesso ao router.

O equipamento é da NOS mas a sua configuração tem de ser feita por mim e eu sou responsavel pela sua utilização. No fundo é um aluguer de equipamento.
A NOS consegue dizer quando e quem acedeu ao router? Consegue garantir a segurança das suas plataformas?
A NOS não me deixa ter os meus equipamentos então tem de zelar pela segurança dos seus clientes.

Imagine o cenário, aluga um carro e a empresa diz que tem um sistema de controlo remoto, com a mesma autenticação da NOS (user e password), que tem a capacidade de controlar totalmente o carro. Você tinha coragem para andar nesse carro, com a possibilidade de numa autoestrada ser ativado o travão de mão?

Relativamente a este serviço sinto o mesmo receio, não há duplo fator de autenticação, simplesmente um utilizador e uma password. E isso é a segurança que se vê, não consigo ver como está guardada a minha password na BD, se existe um mecanismo interno de controlo a acessos indevidos por tecnicos ou uma pessoa comum.

Nesta altura que vivemos tudo é feito pela internet, a simples alteração do servidor de DNS no router pode levar ao roubo de credenciais do banco, roubo de identidade, etc…

Não é um assunto simples como estão levianamente a tratar.

Reputação 7
Crachá +2

Compreensivel mas a operadora tem sempre de ter acesso. E se tiver outro router com ligação ao da NOS e depois elimina a associação da área de cliente. os técnicos têm na mesma acesso mas pessoas comuns não.

Reputação 1

Compreensivel mas a operadora tem sempre de ter acesso. E se tiver outro router com ligação ao da NOS e depois elimina a associação da área de cliente. os técnicos têm na mesma acesso mas pessoas comuns não.

Já tenho outro router ligado.
Eliminar a associação da área de cliente é uma solução muito limitante…

Eu não sei quem você representa mas eu queria uma resposta da NOS sobre esta questão.

Reputação 7
Crachá +2

Compreensivel mas a operadora tem sempre de ter acesso. E se tiver outro router com ligação ao da NOS e depois elimina a associação da área de cliente. os técnicos têm na mesma acesso mas pessoas comuns não.

Já tenho outro router ligado.
Eliminar a associação da área de cliente é uma solução muito limitante…

Eu não sei quem você representa mas eu queria uma resposta da NOS sobre esta questão.


ninguém mas já sei a resposta da NOS.  Aguardamos pelos moderadores.

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

O equipamento é disponibilizado pela operadora e, por uma questão de salvaguardar o bom funcionamento do serviço de internet, o acesso ao mesmo apenas é efetuado em questões de apoio técnico ou para atualização e, nesses casos, o cliente é informado. 

A proteção da privacidade e dos dados pessoais constitui um compromisso fundamental para a NOS. Desta forma, garantimos o cumprimento da proteção dos mesmos assim como a privacidade dos nossos clientes. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada 

Reputação 1

Olá a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

O equipamento é disponibilizado pela operadora e, por uma questão de salvaguardar o bom funcionamento do serviço de internet, o acesso ao mesmo apenas é efetuado em questões de apoio técnico ou para atualização e, nesses casos, o cliente é informado. 

A proteção da privacidade e dos dados pessoais constitui um compromisso fundamental para a NOS. Desta forma, garantimos o cumprimento da proteção dos mesmos assim como a privacidade dos nossos clientes. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada 

“...ou para atualização e, nesses casos, o cliente é informado...” Quando é feita uma actualização do firmware do router o cliente é informado como?


Como sugestão gostava que implementassem duplo factor de autenticação, avisar sempre que houver uma acesso de um dispositivo novo à conta do cliente, de forma a salvaguardar os clientes.
É necessário dar uma melhorada na segurança que a NOS oferece.

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

O equipamento é disponibilizado pela operadora e, por uma questão de salvaguardar o bom funcionamento do serviço de internet, o acesso ao mesmo apenas é efetuado em questões de apoio técnico ou para atualização e, nesses casos, o cliente é informado. 

A proteção da privacidade e dos dados pessoais constitui um compromisso fundamental para a NOS. Desta forma, garantimos o cumprimento da proteção dos mesmos assim como a privacidade dos nossos clientes. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada 

“...ou para atualização e, nesses casos, o cliente é informado...” Quando é feita uma actualização do firmware do router o cliente é informado como?


Como sugestão gostava que implementassem duplo factor de autenticação, avisar sempre que houver uma acesso de um dispositivo novo à conta do cliente, de forma a salvaguardar os clientes.
É necessário dar uma melhorada na segurança que a NOS oferece.


Eu estou a ver estes passos a provocar reclamações de outros clientes por excesso de controlo/passos/ que não há necessidade, etc.

Realmente a atualização não é informado. Demorou 1 mês mas deram-lhe a mesma resposta como vê. Se quer mais controlo tem a possibilidade de ter um router á parte.

Reputação 1

Olá a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

O equipamento é disponibilizado pela operadora e, por uma questão de salvaguardar o bom funcionamento do serviço de internet, o acesso ao mesmo apenas é efetuado em questões de apoio técnico ou para atualização e, nesses casos, o cliente é informado. 

A proteção da privacidade e dos dados pessoais constitui um compromisso fundamental para a NOS. Desta forma, garantimos o cumprimento da proteção dos mesmos assim como a privacidade dos nossos clientes. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada 

“...ou para atualização e, nesses casos, o cliente é informado...” Quando é feita uma actualização do firmware do router o cliente é informado como?


Como sugestão gostava que implementassem duplo factor de autenticação, avisar sempre que houver uma acesso de um dispositivo novo à conta do cliente, de forma a salvaguardar os clientes.
É necessário dar uma melhorada na segurança que a NOS oferece.


Eu estou a ver estes passos a provocar reclamações de outros clientes por excesso de controlo/passos/ que não há necessidade, etc.

Realmente a atualização não é informado. Demorou 1 mês mas deram-lhe a mesma resposta como vê. Se quer mais controlo tem a possibilidade de ter um router á parte.

Não tem de ser obrigatório activar o duplo factor de autenticação. Activa quem quiser. Você não se importa com segurança 5* mas para quem se importa gostava de ter essa funcionalidade.

A NOS é uma operadora, enviar um simples sms para enviar um token custa ZERO. SMS é uma autenticação insegura na mesma, mas pelo menos é uma coisa fácil de implementar e gratuita para a NOS.

 

“que não há necessidade” Quando houver um maluco que consiga encontrar uma falha no sistema de autenticação, que altere o DNS de um router e lhe der acesso à conta bancária de alguém depois aí já se importam. Talvez nunca se venha a saber o que causou, a não ser que o número de casos fosse elevado.

Reputação 7
Crachá +5

Um maluco e PIRATA.

Comentário