Header

Acesso à zondrive


  • Kilobyte
  • 4 comentários
Bom dia,
Tenho um MAC e não estou a conseguir aceder à zondrive, sempre que coloco as credenciais do routter a mensagem de falha na conexão ao servidor! O objectivo é partilhar ficheiros em rede, para poder aceder por exemplo na tv LG onde existe uma pasta NOS MEDIA SHARE. Agradeço que me possa indicar todos os passos para configurar corretamente o pc e o routter, pelos manuais não estou a conseguir.
Grato pela atenção

23 Comentários

Armazenamento disco partilhado
Já tinha consulta o tópico que me partilha, e confesso que não entendi muito bem, o que pretendo é um descritivo completo de todos os passos que devo efectuar para tirar partido desta funcionalidade. Pelo que leio por aí em fóruns, parece-me muito simples mas depois não consigo aplicar com simplicidade nos meus equipamentos.
Grato.
No seu PC, consegue verificar qual o nome definido para grupo de trabalho?
Nao conheço os MAC, nao posso ajudar nesse passo mas para poder aceder, ambos os equipamentos devem ter configurado o mesmo nome de working group

Para efeitos de teste, desastive temporariamente a Partilha de Media no router.
Se o ingles nao for uma dificuldade tem aqui How to Change the Workgroup in Mac uma explicaçao.
Já alterei o working group para 'home', consola e pc, coloquei home, de seguida tento conectar ao servidor pelo MAC coloco as credencias do router...teima em dizer 'connetion failed'
Permita-me que pergunte:
De que forma esta a tentar conectar ao servidor?
Esta a usar um explorador de ficheiros equivalente ao Windows Explorer?
Que endereço esta a digitar?

Deve ser a imagem de um explorador de arquivos... MAC para mim é chines ;)
Se tiver uma barra de endereços, escreva \\192.168.1.1 (ou outro IP que esteja a usar)
Pois de facto o ambiente é muito diferente e ando aqui às voltas e não consigo entender esta realidade MAC, talvez deva contactar o apoio ao cliente e solicitar ajuda à NOS, julgava que por aqui teria algum apoio técnico por parte da NOS...mas até agora não obtive nenhuma!
Apoio, por aqui, so mesmo de outros utilizadores e moderadores.
Talvez instalando outras aplicaçoes que permitam mais facilmente o acesso a redes windows a partir de MAC...
Lamento nao saber mais sobre o assunto...
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @URXO, bem-vindo ao Fórum NOS. :)

O @C24XXXX201 deu ótimas ajudas. Caso a dificuldade persista, sugerimos que nos contacte para que a situação possa ser acompanhada por uma equipa técnica especializada. Saiba aqui para onde pode ligar.
Boa tarde,
coloquei uma pen na box para poder ter uma pasta partilhada na minha rede. Consigo aceder com equipamentos Android: basta ir a um gestor de ficheiros e escolher rede que a pasta partilhada "Nosdrive" aparece. O problema é que no PC com Windows 10, não aparece. Segui algumas indicações aqui do fórum, mas nada.Acrescento que a referida pen está a funcionar como servidor NAS e bem. Não tenho é acesso a ela pelo PC, que se encontra, claro na mesma rede.~
Agradeço qualquer ajuda,
Só uma correção: a pen está no Router e não na box....
Reputação 7
Crachá +2
@Avelino Moreira,
se o teu equipamento for o power-router ele não tem a porta ativa. Um dos moderadores já respondeu a isso neste topico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/porta-usb-do-power-router-10661
@Avelino Moreira,
se o teu equipamento for o power-router ele não tem a porta ativa. Um dos moderadores já respondeu a isso neste topico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/porta-usb-do-power-router-10661

Obrigado Olaf,
o meu router penso que não seja esse: é aquele com a parte de trás azul. Mas continuo sem perceber porque é que tenho acesso à pasta a partir do meu telemóvel android (WI-Fi da minha rede) e não aparece em mais pc nenhum com windows.
Reputação 7
Crachá +2
Já espreitaste aqui?
Reputação 2
Crachá

Olá @Avelino Moreira ,

Esta pode ser a solução para você.

Reputação 2
Crachá

Olá @URXO ,
Nos Mac OS, você precisa usar os caminhos do NOSDRIVE deste formato:
smb://nosdrive ou smb://zondrive ou smb://192.168.1.1
Se isso não funcionar, você pode tentar forçar o acesso através SMBv1, usando o protocolo "cifs":
cifs://nosdrive ou cifsb://zondrive ou cifs://192.168.1.1
Se nenhuma dessas opções funcionar, a ativação do SMBv1 por padrão pode ajudar. Como fazer isso, veja aqui.

Boas festas a todos!


Liguei um disco externo (formato NTFS) à porta USB do meu gigarouter 5.0V1. Activei o SMBv1 no windows10 do meu portátil e depois de \\192.168.1.1 a NOSdrive apareceu e consegui ver o conteudo do disco lá pendurado. Mas, quando quero escrever um file ou criar uma pasta no disco (formato NTFS) o windows dá acesso negado (prtscreen abaixo).

 

805d1c00-76af-4880-b194-2e85cfd4b6bc.png



Ainda tentei modificar as permissões na NOSdrive (tentei adicionar um user com full permissions) que diz ser Windows NT 4.9 servidor (o que me fez logo perceber porque é preciso o SMBv1 para aceder à drive) mas não reconhece nenhum utilizador passível de ser adicionado (ao dominio da NOS?) claro .


Algum workaround para ultrapassar isto?


Antecipadamente grato a todos.

Reputação 7
Crachá +1

Viva @fjtmrmc, eu normalmente sigo um processo bastante simples de atribuição de permissoes sobre os dir no windows como pode ver aqui.

Diga se ajudou. :nerd:

Um bem haja 

Boas festas @Bruno Aleixo 

 

Obrigado pelo seu cuidado e sugestão. 

 

Como escrevi no meu post, tentei alterar as permissões em NOSdrive de várias maneiras e não consegui. Trata-se de um problema que só quem criou e tem direitos de administração sobre a NOSdrive pode solucionar ou, alguém que conheça dentro da NOS (quem contactar e procedimentos a efectuar)

o problema é “mexer” nos direitos da NOSdrive que como pode ver no prtscr acima só dão permissões especiais ao grupo de users “Todos”. No botão “Editar” pode-se tentar alterar as permissões dos  users e grupos existentes mas isso não resulta bem como também a adição de novos utilizadores está igualmente impedida.

No botão “Avançadas”, abre-se a janela abaixo e -->

procedimentos semelhantes se podem tentar mas nenhum com sucesso.

 

De qualquer forma agradeço a sua contribuição.

Continuação de boas festas!

Só para dar um update ao tema anterior:

Depois de ligar a NOS a reportar o tema, passaram à pc-medic (supostamente sem pagar ou se a pagar depois devolvem) e de lá disseram que a minha porta USB só suporta escrita em devices formatados com FAT32 (o que confirmei ser verdade). Que só se o Telnet estivesse disponível é que poderiam "tentar" configurar a porta usb do gigarouter para suportar outros file systems (NTFS) mas que como não existe Telnet não podem fazer nada. Só se alguém da NOS se dispuser a fazê-lo. 

Continuação de boas festas.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @fjtmrmc,

Agradecemos o seu feedback sobre os contactos.

Se tiver outras questões estamos disponíveis para ajudar.

 

Comentário