Skip to main content
Header

 

Enquanto lhe falamos do serviço IoT e dos produtos que temos para si surgiu o conceito “rede NB–IoT” lembra-se? Neste tópico vamos contar-lhe mais sobre esta rede. :sunglasses:

A NOS, pioneira na implementação da tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT) em Portugal, para além de assegurar uma melhor experiência com equipamentos conectados, permite ainda uma otimização do consumo da bateria dos dispositivos, podendo em alguns casos garantir vários meses sem necessidade de recarga.

 

Mas afinal, o que é o NB-IoT?

O NB-IoT (Narrow Band Internet of Things) é uma tecnologia de conectividade que permite obter um elevado número dispositivos e sensores ligados, sem interferências e com maior cobertura. Esta tecnologia permite, ainda, uma otimização do consumo da bateria dos dispositivos, podendo em alguns casos garantir vários sem que precisem de ser recarregados.

 

Esta tecnologia é bastante benéfica pois acompanha a evolução dos objetos inteligentes, ou seja, com a recorrência da sua utilização é necessário responder com um meio de conetividade para mais dispositivos e, por sua vez, com melhor cobertura.

 

É com os tarifários NOS IoT que pode fazer toda a gestão da conectividade através da App NOS, na qual recebe alertas e comunicações de serviço, carrega o saldo ou pagar faturas, entre outras funcionalidades. :hugging:

 

Saiba mais sobre os conectáveis IoT da NOS e sincronize a sua vida com todas as coisas:


Uma evolução incrível. Gostou da novidade? Partilhe connosco.

Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomax

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Movemos o seu comentário para este tópico pois, o tema em questão relaciona-se com o tópico. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Seria possível partilhar connosco mais especificações sobre o módulo, para percebermos melhor o que se passa, por favor? 

Obrigada 

 


Olá @FRANCISCO_x

Vamos ajudar!

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 


Boas,

Permite o uso de apple watch?

Obrigado


Já enviei os dados por mensagem privada, continua aguardar resposta e que liguem e tratem o assunto ja reclamado na quarta- feira.
já tinha data limite de resolução na sexta feira
agora dizem que é para breve
ja na sexta feira pediram máxima urgência, será que é pro ano???


@FRANCISCO_x,

Envie-nos mensagem através do perfil @Fórum. Basta entrar no perfil e clicar em “Enviar mensagem”.

Ficamos a aguardar.

Obrigada


Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomax

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Movemos o seu comentário para este tópico pois, o tema em questão relaciona-se com o tópico. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Seria possível partilhar connosco mais especificações sobre o módulo, para percebermos melhor o que se passa, por favor? 

Obrigada 

 


Olá Ana,
Obrigado pela resposta.


Vou colocar um link com o datasheet deste modulo.

Application notes & Info básica:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Series_TCPIP_Application_Note_V1.02.pdf
Datasheet:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Hardware%20Design_V1.02.pdf

De forma básica consegue comunicar com um operador nas seguintes Bandas:
1/2/3/4/5/8/12/13/17/18/19/20/25/26/28/66/70/71
Penso que a NOS tenha disponíveis atualmente as seguintes:
1      #2100
3      #1800
7      #2600
8      #900
20     #800

O Modulo é um modulo NB-IOT (Narrow Band) que presumo utilizar LTE de baixa  largura de banda (100Kb/s Down 150Kb/s Up).
Se estiverem a utilizar a Band 7 para o módulos IT realmente não deverei conseguir registar na rede, tirando isso deveria ser possível.

O erro que tenho é sempre “network not available”, Quando faço uma pesquisa, aparecem-me disponíveis para ligar as 3 operadoras portuguesas.

Consegues-me ajudar a tentar compreender melhor o que se possa passar?


Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomax

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Movemos o seu comentário para este tópico pois, o tema em questão relaciona-se com o tópico. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Seria possível partilhar connosco mais especificações sobre o módulo, para percebermos melhor o que se passa, por favor? 

Obrigada 

 


Olá Ana,
Obrigado pela resposta.


Vou colocar um link com o datasheet deste modulo.

Application notes & Info básica:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Series_TCPIP_Application_Note_V1.02.pdf
Datasheet:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Hardware%20Design_V1.02.pdf

De forma básica consegue comunicar com um operador nas seguintes Bandas:
1/2/3/4/5/8/12/13/17/18/19/20/25/26/28/66/70/71
Penso que a NOS tenha disponíveis atualmente as seguintes:
1      #2100
3      #1800
7      #2600
8      #900
20     #800

O Modulo é um modulo NB-IOT (Narrow Band) que presumo utilizar LTE de baixa  largura de banda (100Kb/s Down 150Kb/s Up).
Se estiverem a utilizar a Band 7 para o módulos IT realmente não deverei conseguir registar na rede, tirando isso deveria ser possível.

O erro que tenho é sempre “network not available”, Quando faço uma pesquisa, aparecem-me disponíveis para ligar as 3 operadoras portuguesas.

Consegues-me ajudar a tentar compreender melhor o que se possa passar?

Viva @Tomax, Sempre conseguiu resolver?


@Vlad Infelizmente não, pois não havia propriamente nada para resolver na altura.

Alguns contactos com amigos que trabalham no software utilizado para a gestão nas operadores e foi-me dito que o NB-IoT não estava ativo na maioria do país, foi activo em zonas especificas para projectos específicos, por exemplo pela Vodafone em Lisboa, mas de resto não obtive nenhum suporte de nenhum contacto com qualquer uma das 3 operadoras em relação a este assunto.

Acabei por adquiri um cartão também da NOS - IoT Alarme, por exemplo https://www.worten.pt/telemoveis-e-pacotes-tv/internet-movel/cartoes-pre-pagos/cartoes-de-voz/cartao-nos-iot-alarme-7264216.
Tem um preço que considero acessível para o uso.

De resto, em Portugal nunca consegui ter NB-IoT a funcionar.


Olá @Tomax,

Vamos analisar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número IoT para o perfil @Fórum.

Obrigada


Olá @Inês B. 

Já lá vão 9 meses sem qualquer resposta por parte da @Ana P.  ao pedido/questão que fiz anteriormente. Se tivesse algum projeto dependente da tecnologia, certamente já não tinha (como não tenho) por falta de suporte ou pelo menos uma resposta a saber se a tecnologia está efetivamente disponível, se tem de ser feito um requisito especifico ou qualquer outro tipo de informação útil ao problema.

Considero a tecnologia bastante útil, e como podemos ver há mais pessoas interessadas. Acho que será bastante interessante ainda assim uma resposta à minha questão de forma a esclarecer qualquer pessoa que pesquise este post por informação publica.

De resto, de momento, não tenho qualquer necessidade.


@Tomax,

Precisamos que nos envie a sua mensagem para o perfil @Fórum. Vamos ajudar a esclarecer.

Obrigada


Comentário