Header

Recuso-me a pagar 1,00€ pela fatura em papel


Recebi da NOS um email a informar que me vão cobrar 1,00 pela fatura em papel. É ilegal. Quero responder ao mail mas a NOS não tem endereço de emails para resposta. Sabe-se lá porquê :-(
Fica aqui. Talvez alguém da empresa leia o que se escreve por aqui.

NÃO ACEITO PAGAR PELA FATURA EM PAPEL. É UM DIREITO MEU. GRATUITO

"A fatura “é um direito do consumidor, não é um serviço a pagar”, diz a Deco, defendendo que tal cobrança constitui “uma lesão grave e manifestamente ilegal” .

“Receber faturas gratuitas relativas aos serviços que lhes sejam prestados é um direito dos consumidores e um dever dos prestadores de serviços”, adverte a associação, lembrando que a Lei dos Serviços Públicos Essenciais “estabelece claramente” que o direito a uma fatura com uma periodicidade mensal e com os serviços prestados e as correspondentes tarifas discriminados.

“Trata-se de um direito de natureza imperativa, querendo tal dizer que não pode por isso ser afastado pelas partes, sendo ilegal qualquer convenção ou disposição que exclua ou limite este direito, como pretende a Altice”, conclui a Deco.

A associação alega ainda que a Lei da Proteção de Dados Pessoais e Privacidade nas Telecomunicações estipula que, tratando-se da prestação de serviços de comunicações eletrónicas, o consumidor tem direito a uma fatura gratuita, e esse mesmo direito está garantido pela própria Lei das Comunicações Eletrónicas.

“E nunca poderá colher o argumento de que esta obrigação legal de emissão de fatura gratuita se encontra plenamente cumprida através de uma versão eletrónica, uma vez que nem todos os consumidores possuem ou são obrigados a possuir endereço de ‘email'”, concluiu.

13 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda à comunidade, @Maria de Jesus Barbosa.

A NOS disponibiliza a fatura totalmente gratuita a todos os clientes com fatura eletrónica.
No caso de os clientes pretenderem receber a fatura em papel, a NOS cobra apenas e exclusivamente o custo associado ao envio por correio. Esta é uma característica de alguns tarifários, mas reforçamos que se pretender ter a fatura gratuita, é possível alterar para fatura eletrónica.

Saiba aqui como ativar.
Os vários Serviços de Apoio ao Cliente 16990, 16993, etc.....
É que deveriam ser totalmente grátis.
A nos paga pelo serviço de correio 1€ dava para pagar o envio de fatura durante tres meses. É
um roubo
Reputação 1
Boa noite
Recebi uma SMS da NOS que iria começar a receber a fatura por email a partir de julho de 2019 e que se não quizer tenho que ligar 16990, mas no atendimento automático nada disto está previsto tenho que falar com um operador e pagar a chamada... não percebi porquê? Ou seja para dizer que quero continuar a receber a fatura em papel tenho que pagar uma chamada de 1,50 €, acrescento ainda que na área de cliente também não está nada previsto para esta situação, assim sendo fica aqui a minha comunicação que eu quero receber a fatura em papel, EU NÃO PEDI A ATIVAÇÃO DA FATURA ELECTRÓNICA.
Reputação 7
Crachá +5
Boa noite
Recebi uma SMS da NOS que iria começar a receber a fatura por email a partir de julho de 2019 e que se não quizer tenho que ligar 16990, mas no atendimento automático nada disto está previsto tenho que falar com um operador e pagar a chamada... não percebi porquê? Ou seja para dizer que quero continuar a receber a fatura em papel tenho que pagar uma chamada de 1,50 €, acrescento ainda que na área de cliente também não está nada previsto para esta situação, assim sendo fica aqui a minha comunicação que eu quero receber a fatura em papel, EU NÃO PEDI A ATIVAÇÃO DA FATURA ELECTRÓNICA.

Bom dia, sendo que esse assunto deve ser tratado pela faturação, ou liga, ou através da sua Área de Cliente envia um PEDIDO ou um formulário de Email. Pode também enviar uma mensagem pelo facebook da NOS. No fundo desta página clique no logotipo do facebook e envie mensagem, costumam ser rápidos a responder. "a ANACOM recomenda aos prestadores de serviços de comunicações eletrónicas que não procedam à cobrança de qualquer valor pela disponibilização de faturas não detalhadas ou com um mínimo de detalhe, independentemente do suporte que utilizem para esse efeito."
Reputação 7
Crachá +6
Olá @JPSM ,

Para o podermos ajudar, sugerimos que solicite um contacto através da Área de cliente NOS seguindo os passos abaixo:

  1. Pedidos
  2. Enviar pedido
  3. Faturas e Pegamentos
  4. Explicação de Fatura - Não percebo a Minha Fatura
  5. Pedir
Como na imagem abaixo:

Reputação 7
Crachá +2
A FACTURA em papel é PAGA??????

Ou a FACTURA em PAPEL com DETALHE de CHAMADAS?

É que são coisas distintas!!!
Reputação 7
Crachá +6
@marcolopes ,

No caso de os clientes pretenderem receber a fatura detalhada em papel, a NOS cobra apenas e exclusivamente o custo associado ao envio por correio. Esta é uma característica de alguns tarifários, mas reforçamos que se pretender ter a fatura gratuita, é possível alterar para fatura eletrónica.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada.
Reputação 7
Crachá +2
@marcolopes ,

No caso de os clientes pretenderem receber a fatura detalhada em papel, a NOS cobra apenas e exclusivamente o custo associado ao envio por correio. Esta é uma característica de alguns tarifários, mas reforçamos que se pretender ter a fatura gratuita, é possível alterar para fatura eletrónica.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada.


Portanto, o envio da factura em PAPEL, mesmo sem informação de DETALHE de CHAMADAS, pode ser paga, e tal custo depende dos serviços que o cliente tem contratados com a NOS?

Posso consultar essa informação online? Onde estão discriminados os preços do SERVIÇO de ENVIO da FACTURA em PAPEL de acordo com os serviços do cliente?
Reputação 7
Crachá +6
@marcolopes ,

Tal como referimos anteriormente, a fatura detalhada em papel cobra apenas e exclusivamente o custo associado ao envio por correio. Tendo em conta que a fatura detalhada incluí o detalhe de comunicações, reforçamos que se pretender ter a fatura gratuita, pode aceder à mesma através da Área de Cliente NOS.
No entanto, o detalhe mínimo é possivel obter de forma gratuita em qualquer um dos modelos.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada.
Reputação 7
Crachá +2
@marcolopes ,

Tal como referimos anteriormente, a fatura detalhada em papel cobra apenas e exclusivamente o custo associado ao envio por correio. Tendo em conta que a fatura detalhada incluí o detalhe de comunicações, reforçamos que se pretender ter a fatura gratuita, pode aceder à mesma através da Área de Cliente NOS.
No entanto, o detalhe mínimo é possivel obter de forma gratuita em qualquer um dos modelos.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada.



Cara Ana, ainda estou baralhado!...

Neste momento temos as seguintes situações

1) Factura SEM INFORMAÇÃO ADICIONAL (período de fidelização)

2) Factura COM INFORMAÇÃO ADICIONAL (período de fidelização) - esta factura deve ser pedida ao APOIO ou através da Área de cliente (NÃO funciona) e a informação adicional é obrigatória por LEI (deliberação de ANACOM).

3) Factura SEM DETALHE de CHAMADAS (que a nos REMOVEU das facturas electrónicas e justifica que tal se deve a uma questão de segurança e confidencialidade, quando na verdade, receber uma factura POR CORREIO CTT com informação sensível é, na prática acarreta muito mais risco - pode ser aberta pelo carteiro, por um familiar, por um VIZINHO - quando tantas vezes os carteiros se enganam! - NÃO SE ENTENDE esta postura da NOS, e ainda não apurei se a recusa de emissão de uma FACTURA DETALHADA electrónica é ilegal...)

4) Factura COM DETALHE de CHAMADAS (MASCARADO ou NÃO mascarado) - esta factura apenas está disponível para envio por CORREIO dos CTT, e deve ser pedida ao APOIO ou através da Área de cliente. O detalhe de comunicações será MASCARADO ou NÃO mascarado com ASTERISCOS nos últimos algarismos. Caso o cliente deseje detalhe de comunicações não mascarado, deverá efectuar esse pedido por escrito: http://cdn.nos.pt/cliente/pdf/Form_acesso_detalhe_comunicacoes_nao_mascarado_mar18.pdf

As facturas COM INFORMAÇÃO ADICIONAL e com DETALHE de chamadas podem ser conjugadas.

Portanto. queiram esclarecer, QUAIS são as facturas que estão sujeitas e CUSTO de 1 euro. São todas as facturas que são enviadas em PAPEL? Ou apenas as facturas com DETALHE de CHAMADAS (comunicações mascaradas / não mascaradas)?

NOTA: Devia haver um FAQ no site da NOS com uma explicação deste género, pois a confusão entre os clientes é muita neste momento...
Reputação 2

Boa noite
Recebi uma SMS da NOS que iria começar a receber a fatura por email a partir de julho de 2019 e que se não quizer tenho que ligar 16990, mas no atendimento automático nada disto está previsto tenho que falar com um operador e pagar a chamada... não percebi porquê? Ou seja para dizer que quero continuar a receber a fatura em papel tenho que pagar uma chamada de 1,50 €, acrescento ainda que na área de cliente também não está nada previsto para esta situação, assim sendo fica aqui a minha comunicação que eu quero receber a fatura em papel, EU NÃO PEDI A ATIVAÇÃO DA FATURA ELECTRÓNICA.

Ainda hoje escrevi um tópico neste Fórum a dizer e passo a citar:" NÃO DESEJO receber facturas por email.
Já liguei pelo 16990 a dar conta da situação e hoje recebo uma carta a dizerem-me que as vou passar a receber por email.
Brincamos?"
Poderá ser lido aqui: https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/faturas-enviadas-por-email-as-quais-nao-desejo-receber-12840#post63345"

Será que isto é um "negócio" para ajudar a vender computadores?
E quem não sabe lidar com computadores? E quem não os pode comprar versus pagar?

A NOS comete um erro crasso por não ter explicado atempadamente o motivo desta situação aos seus clientes (somo nós que mantemos a empresa a funcionar, não se esqueçam disso) e apresentar a situação quase como dado adquirido.

A mesma coisa se passa com os pacotes que incluem telefone fixo (como é o meu caso): tenho que pagar as chamadas para reclamar das situações. E a gravação de contacto é terrível...
Reputação 2
Cito:"como referimos anteriormente, a fatura detalhada em papel cobra apenas e exclusivamente o custo associado ao envio por correio."

"NOTA: Devia haver um FAQ no site da NOS com uma explicação deste género, pois a confusão entre os clientes é muita neste momento..."



E qual o custo associado ao envio por correio? Pode dizer, por favor? Ou será o tal 1€ ?

Concordo plenamente com quem escreveu a NOTA.
Aliás poderei dizer que o site e os FAQS da NOS é uma valente confusão.
Nota-se é mesmo a campanha que fazem no site para vendas de produtos e não há interesse quase nenhum em esclarecerem os clientes... para esclarecimentos mandam ligar para o 16990 e cobram-nos a chamada! Então eu tenho rede telefónica da NOS e pago se ligar para a... NOS. 😂

Comentário