Skip to main content

Bom dia a todos,

No dia 22/08/2024 foi instalado o serviço da NOS na minha morada, que contratei na minha residência, no final o técnico deu-me o tablet para assinar o comprovativo de intervenção técnica, o qual me disse que era para finalizar o serviço!

No dia seguinte, quando li o que recebi por email, deparei-me com uma situação pela qual não concordo, a da não aplicação da livre resolução do contrato, sem ter experimentado o serviço na totalidade, nem ter verificado se tinha a funcionar todos os serviços contemplados no contrato, como podia eu dizer que estava a funcionar normalmente!

Posto isto, resolvi enviar uma reclamação a provedoria a indicar que ficasse registado que o serviço não está a trabalhar com normalidade como o indicado na folha que me fizeram assinar, pois não tenho a totalidade dos serviços contratados a funcionar, e indiquei que não abdicava do meu direito de livre resolução do contrato previsto por lei, segundo DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.

Na sequência deste contacto com a provedoria, tomei a decisão de denunciar o contrato por livre resolução, segundo DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, para o efeito, dirigi-me à loja no dia 27/08 e de acordo com o informado pelo vosso colaborador, foi preenchido um formulário de denuncia, onde foi colocado insatisfação com informações comerciais, no entanto, tinha dito que não queria dar um motivo.

Após este denuncia, recebi no dia 29/08 uma chamada, perguntando se queria dar seguimento ao pedido feito em loja e proceder ao desligamento. Mais uma vez, à semelhança de outras chamadas que recebi da vossa parte, inclusive comercial apresentando uma nova proposta para me reter, a pressão psicológica manteve-se, alegando que ficaria isento dos valores de fidelização, mas teria que pagar a instalação, e quase fui obrigado a ter que dar um motivo para a livre resolução quando por lei não sou obrigado!

Como referi várias vezes ao telefone não é minha intenção pagar tais valores, nem aceito que tenha que os pagar, acredito que apenas tenho de pagar os dias de serviço usufruído, pois foi alegado no contacto comercial que a instalação era gratuita!

Alerto que deste telefonema, em que me disseram que teria de pagar um valor de aproximadamente 383€, foi gerado um email no qual tem a indicação que terei de pagar €785.83 pelos 23 meses que faltam, e um pouco mais tarde recebi um SMS com a informação que teria de pagar 500€. Como posso confiar num empresa que para além de exercer uma pressão psicológica, apresenta esta a incongruência dos valores nas informações passadas?

Nesta chamada também solicitei que o serviço fosse desligado o quanto antes, e no email recebido e num SMS tenho a indicação do dia 16/09.

Entrei novamente em contacto com a provedoria e relatei tudo o que indiquei acima, e solicitei que revessem toda esta situação, e que procedessem à rescisão por livre resolução no período dos 14 dias, sem cobrança de qualquer valor, retirando estes custos registados na minha conta cliente, como me foi comentado na última chamada com a provedoria do dia 27/08. Desta vez, recebi uma sms dia 02/09 a indicar que teria de reportar esta situação pelos canais digitais mais convenientes para mim, que a provedoria NOS só conseguirá ajudar caso essa resolução não seja conclusiva…

Gostaria de saber se alguém aqui no fórum me pode ajudar, e indicar o que devo fazer mais, o qual agradeço desde já!

Melhores Cumprimentos

Bom dia

@João H. podes dar uma ajuda?

Obrigado desde já!

Boa tarde @earm,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Boa tarde, 

Já enviei a informação solicitada. 

Obrigado desde já pela ajuda!

Cumprimentos

Boa tarde @earm,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Bom dia,

Agradeço a vossa intervenção, no entanto, recebi uma chamada da linha de cancelamento de contratos, que após ouvir todo o meu relato, diz que receberei uma factura no valor de 383€ (instalação), a qual não estou disposto a pagar! Não achando que o processo foi conclusivo, entrei com uma nova reclamação na provedoria, para que tomem alguma ação no sentido de quando ocorra o desligamento, fique somente com o valor referente ao serviço usufruido para pagar. Estou a aguardar um contacto.

Melhores Cumprimentos,

Agradecemos o seu feedback, @earm

Se surgirem questões adicionais, por favor, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado, 

Bom dia, @earm,

Aconselho reclamação por aqui https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/  a fim de dar também conhecimento à ANACOM da situação.

Portanto, instalou a dia 22/8 e exerceu o direito de resolução dia 27/8. 

O contrato foi feito em que data? No caso dos contratos feitos por telefone, contam 14 dias desde a data do telefonema, mas, no caso dos contratos celebrados no domicílio do consumidor, agora são 30 dias desde a data da assinatura. Não são 14.

https://www.anacom-consumidor.pt/-/sabe-o-que-e-o-direito-de-arrependimento-que-lhe-permite-cancelar-um-contrato-celebrado-no-seu-domicilio-atraves-de-um-agente-porta-a-porta-

No dia 22/08/2024 foi instalado o serviço da NOS na minha morada, que contratei na minha residência, no final o técnico deu-me o tablet para assinar o comprovativo de intervenção técnica, o qual me disse que era para finalizar o serviço!

@Mário P. a NOS tem de atuar! E começar a respeitar a lei. Isto é um autêntico caso de polícia o que a NOS anda a fazer.

@CP001, boa tarde. 
Conforme tivemos oportunidade de lhe dizer, em privado, todas as situações anómalas reportadas no Fórum NOS são endereçadas para que sejam apreciadas pela equipa responsável e, após a análise, atuarem em conformidade. Adicionalmente, e conforme indicado pelo utilizador a situação ficou resolvida, pelo que endereçar para o livro de reclamações sem que este seja devidamente tratado primeiramente pelos demais meios preparados para a questão subsequente, é desproporcional.

A NOS cumpre a legislação portuguesa bem como as directivas da União Europeia, pelo que não nos revemos no género de prática que descreve. 

@earm, recebemos a sua mensagem privada, vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado, 

@Mário P. só corrijo uma questão que indicou acima, eu não referi que estava resolvida a questão! inclusive levantei nova reclamação na provedoria.

Como referi na mensagem privada, agradeço se me puderem orientar numa solução que não seja partir para a reclamação como suguerido pelo @CP001, ou para o centro de arbitagem como referi na mensagem privada.

Obrigado desde já.

@Mário P., com todo o respeito, a situação do utilizador não está resolvida. Repare que o @earm refere:

Agradeço a vossa intervenção, no entanto, recebi uma chamada da linha de cancelamento de contratos, que após ouvir todo o meu relato, diz que receberei uma factura no valor de 383€ (instalação), a qual não estou disposto a pagar! 

@Mário P.  conhece a minha posição. A NOS por lei não pode recusar a apresentação do livro de reclamações e é o próprio cliente que tem o arbítrio  de decidir quando é que deve usar o livro de reclamações. Na minha opinião, nesta situação é mais do que justificado e já no dia 29/8 o cliente poderia e deveria ter preenchido o livro de reclamações, que foi o dia em que é dito ao cliente que tem de pagar o valor da instalação. Ora as diretrizes europeias são claras:

E a ANACOM:

Se contratar um serviço à distância ou porta-a-porta, depois de este ser instalado ainda posso cancelar o contrato sem custos?

Se exercer o direito de livre resolução depois de ter feito esse pedido, fica obrigado a pagar ao operador um valor proporcional ao que foi efetivamente prestado até ao momento da sua comunicação, em relação ao conjunto das prestações previstas no contrato.

https://www.anacom-consumidor.pt/faq-contratos-a-distancia-e-porta-a-porta?q=pergunta_8

Somam-se casos sobre casos aqui. A NOS não pode pedir o valor da instalação na totalidade.

Boa tarde @earm e @earm,

Agradecemos a sua mensagem @earm  assim como o seu testemunho sobre o tema @CP001.

Estamos a acompanhar esta situação e vamos responder à sua mensagem privada logo que possível @earm.

Agradecemos a compreensão

@João H. @Mário P. descobri mais uma página de vários casos recentes com muitas pessoas a queixarem-se desta situação.

Resolvam isto, por favor!

Boa tarde,

Após reclamação no livro de reclamações, recebi hoje uma chamada da provedoria NOS que insiste que terei que pagar a instalação como já me tinha sido referido!

Depois de desligar a chamada recebi por email a seguinte mensagem por email:

“Analisámos a reclamação que apresentou no livro e desta forma prestamos-lhe os esclarecimentos necessários.

Com o cancelamento do seu serviço NOS, dentro do período de reflexão, será emitido os custos de instalação
Como falamos, via telefone, o cancelamento dentro o período de reflexão não será cobrado o valor de incumprimento contratual.”

Por outro lado, a equipa do livro de reclamações, informa no email enviado á NOS que devem dar conhecimento à ANACOM da resolução, no entanto, vejo o email apenas endereçado para mim…

Que aconselham fazer a seguir para demonstrar o meu desagrado e contestar esta resolução?

Melhores cumprimentos

Énio Martins

Boa noite @earm,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Lamentamos que a resposta não tenha ido de encontro com as suas expectativas.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia, @earm,

Aconselho a contactar um advogado ou a seguir para tribunal arbitral.

Dou-lhe o exemplo de uma de várias sentenças em que os tribunais consideram ilegal pedir ao cliente o valor da instalação.

http://www.cicap.pt/wp-content/uploads/2016/02/19.8.2015.pdf

a questão de saber se a requerente se terá obrigado contratualmente ao pagamento do valor correspondente ao serviço de instalação em caso de cessação antecipada do contrato

Embora a requerida não suscite a questão, entendo que não se deve considerar a “instalação do serviço” como objecto de um contrato autónomo, distinto do contrato que tem por objecto os serviços de comunicações eletrónicas, em termos tais que importasse apurar, em relação a ele, autonomamente, a verificação dos requisitos do art. 17.º/1-a)7. Do que se trata, no caso, é de um “contrato promocional” (ou “com objecto plural”). “Trata-se de uma prática muito comum, através da qual um profissional promove a celebração de contratos pela inclusão de vários bens ou serviços no objecto do contrato, com a indicação de que um ou vários são oferecidos. (…) Na realidade, não existe nestes casos uma oferta gratuita, uma vez que o consumidor não adquire um bem ou beneficia de um serviço a título gratuito. A suposta oferta gratuita depende da aquisição de um outro bem ou serviço no âmbito do mesmo negócio, pelo que se trata de um só contrato.”

procede também a pretensão da requerente quanto ao invocado (pela requerida) direito ao pagamento do alegado valor do serviço de instalação.

5. Decisão
Nestes termos, com base nos fundamentos expostos, julgo a acção totalmente procedente, declarando que a requerente não deve à requerida a quantia de € 210,46, ou qualquer outra.

Mais detalhe:

https://forum.nos.pt/gerir%2Dprodutos%2De%2Dservicos%2D18/exercer%2Ddireito%2Dde%2Dlivre%2Dresolucao%2Dcontratual%2D28409?postid=192852#post192852

O valor máximo que a NOS pode cobrar é, pois, o valor proporcional ao serviço que foi prestado, em relação ao conjunto das prestações previstas no contrato e nunca esse valor pode corresponder ao valor da instalação na totalidade, segundo o que têm dito os tribunais.

Boa tarde. Existe algum desenvolvimento desta situação? 

Estou a passar por situação idêntica. 

Resolvi o contrato dentro do prazo e querem imputar o valor da instalação - 430 euros

Já efetuei reclamação via livro de reclamações electrónico e apenas fui contactado pela provedoria da NOS a confirmar a informação inicial. 

Obrigado 

Comentário