Header
Respondido

Como é feita a instalação da rede fibra num apartamento?


Boas

Depois de ler gostaria de obter uma confirmação. Estou a pensar em colocar um pacote fibra em casa.
Li que os cabos fibra apenas são colocados até à entrada do Prédio e depois utilizam os cabos que existem, isso é verdade?
Como é que os técnicos fazem a ligação?
Mudam o cabo coaxial antigo (de 2002) que ligam o sinal analógico da TV por cabos fibra?
Caso não mudem os cabos, existirá perda de qualidade, uma vez que os cabos são antigos e não estão preparados para as exigências actuais dos canais e internet?
Podemos exigir que troquem os cabos antigos por novos?
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 15 May 2018, 12:37

Ver pergunta inicial

14 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Vai sempre depender da FIBRA…

A NOS vende FIBRA, mas instala CABO consoante as zonas…

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @André.F.Guedes

Vamos ajudar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

16990 ou 931699000 opção 4. Isso seria uma alteração de HFC para FTTH, que pode não estar disponivel.

Boa tarde equipa,

 

Recentemente no prédio onde vivo foi instalado fibra ótica no backbone, quero saber como ou de que forma a ligação para o meu apartamento pode ser melhorada?

O operador da empresa que procedeu à instalação da fibra, disse que poderia solicitar junto da NOS uma atualização das ligações com vista à melhoria do serviço.

Gostaria que me esclarecessem sobre este assunto.

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

@Mkobain

 o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! :blush:

Ficamos a aguardar a sua mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular. 

Obrigada 

@Mkobain , a fibra “bem” até casa do cliente se a morada de instalação tiver cobertura FTTH , quer por infraestrutura própria do Operador ou por acordo da NOS com outros Operadores com infraestrutura partilhada.

Para saber qual a cobertura, assim como as condições dos pacotes Fibra disponíveis na morada de instalação, deve contactar o apoio ao cliente ou enviar os seus dados de cliente por mensagem PRIVADA aos moderadores do @Fórum.

A minha questão e muito simples queria saber se o cabo de fibra óptica bem até casa do cliente ou seja o ont e instalado na casa do cliente ? E que sou cliente da meo mas já tratei de fazer a mudança para nós fibra . E pronto queria saber se a fibra bem até casa do cliente.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Mkobain:grinning:

Para compreendermos melhor, pedimos que nos detalhe a sua questão, por favor. 

Dependendo da tecnologia que tem, pode ser utilizada a mesma ligação que teria no outro operador. 

Muito obrigado

Tenho uma dúvida vou mudar da meo para nós queria saber que o ont e metido na casa do cliente? Como o da meo.? Ou se podem usar a instalação antiga de fibra da meo?

Reputação 7
Crachá +2

Isso é o um ONT. Serve para converter a fibra para o router. 

Bom dia.

Acabo de comprar uma casa que tinha serviço NOS.

Ainda estou a entender a rede de distribuição de cabo (coaxial) e observo que num dos quartos existe um aparelho Huawei EchoLife HG8012H ligado a um dos cabos coaxiais.

Poder-me-ao dizer para que serve?

Ainda me será útil ? 

Reputação 7
Crachá +1
@Leandro985689 vê se este tópico te ajuda.
Como funciona a instalaçao de fibra num apartamento , como é feita ,como se liga depois a box e todas as televisoes ?
Existem dois tipos de pacotes de serviços:
  • Pacotes Fibra
  • Pacotes Satelite
Os pacotes Fibra podem ser suportados em redes:
  • HFC
  • FTTH
Ambos os tipos de redes usam cabos de Fibra Optica(FO); a diferença entre os dois tipos, reside na utilizaçao exclusiva de FO ate ao cliente (FTTH) ou da utilizaçao de cabo coaxial no segmento secundário da rede, entre o nó óptico e o cliente (HFC).


Na instalaçao particular do cliente, a distribuiçao do serviço de televisao é sempre efetuada por cabo coaxial (a partir do ONT, nas redes FTTH), sendo por isso importante que os seus componentes (cabos, tomadas, derivadores, etc) introduzam o minimo possivel de degradaçao nos sinais a distribuir.

Dependendo do estado atual da instalaçao particular, o instalador podera optar pela sua utilizaçao ou pela instalaçao de um novo cabo até ao local pretendido.
Pode até conseguir algo mais, mas nao conte que o operador/instalador lhe renove toda a instalaçao ;)

Ja agora, acrescentar tambem que dependendo do estado de conservaçao da instalaçao e da qualidade do cabo coaxial instalado em 2002, este pode servir perfeitamente.

Comentário