Header
Respondido

Cobertura Fibra Ótica


Boa tarde, gostava de saber para quando irão extender a cobertura de fibra para o código postal 4590-793, já me informei diretamente nas lojas e até agora ainda não me soube informar o porquê de haver fibra instalada a cerca de 100m da minha e de mais cerca de 30/40 residências e não prosseguiram com a instalação. Inclusive fui de porta a porta na minha zona de modo a saber se haveria interesse geral em obter serviço de fibra já que todos são servidos de satélite/adsl e os preços são absurdamente mais caros e com muito menos qualidade. Pelo que adquiri da sonda que fiz desta zona 90% instalaria um novo serviço independente da operadora, ou seja com uma pequena distância extensão de cobertura iriam abranger cerca de 35 novos clientes em que a maioria já se encontra fidelizado à NOS. Pf analisem a situação e vejam o que será possível fazer, muito obrigado.

Cumprimentos.
icon

Melhor resposta por Tiago C. 1 April 2019, 11:17

Ver pergunta inicial

196 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Tá lixado prima :/

Reputação 7
Crachá +6

Olá,

A ligação é feita por cabo de rede ou Wi-Fi?

Bom dia a todos,

Para início o meu código de cliente é Cxxxxxxx.

Esperei por quase 3 meses para que os testes da rede FTTH fossem concluídos com sucesso na minha zona, acontece que por motivos financeiros e de trabalho, tive de mudar de casa e agora no meu novo endereço não tem cobertura FTTH, somente HFC.

Estamos falando de uma tecnologia (FTTH) que leva o serviço de fibra óptica até dentro da sua casa, que lhe garante as velocidades de upload de 100mb nos planos de até 500mb de download.

Que utiliza uma ONT dentro da sua casa para converter o sinal óptico para os demais dispositivos.

Na rede HFC essa conversão é feira para múltiplos usuários e pelo meu local atual de residência ser um prédio bastante antigo, é muito eminente que as interferências eletromagnéticas iram atrapalhar o bom funcionamento do serviço HFC, fazendo com que eu perca parte do meu dia realizando testes e reclamações junto ao suporte técnico.

Partindo do princípio que eu esperei no satélite pagando sem usar de agosto até outubro, somente para ter FTTH, não tenho interesse em ter uma quebra na qualidade do serviço que contratei, gostaria de manter os mesmos equipamentos e serviços que tinha na morada antiga, ou seja, minha velocidade de 400/100 pois faço uso do upload no meu dia dia.

Sou técnico de telecomunicações e sei como funciona a rede HFC, já trabalhei para a rede NOS FTTH e infelizmente já ouvi muitos relatos e reclamações da rede HFC.

Gosto muito do serviço e atendimento da NOS, foi por este motivo que optei por ela ao contrário da VDF ou MEO no meu endereço antigo, porém a falta de disponibilidade técnica não é algo com o que eu concordo em manter um contrato. 

Nunca tive atrasos na fatura ou problemas com a NOS, ao contrário, trouxe bastante clientes para operadora alegando que o serviço de FTTH era sim tão bom quanto o dos concorrentes e além disso, algumas funções disponibilizadas pela NOS superravam a oferta dos concorrentes, como por exemplo o modo Bridge e a maior oferta de canais digitais na rede RF.

Acontece que tentei explicar isso no call center mas posso ter sido mal compreendido, primeiro pelo fato de até hoje ninguém ter conseguido agendar a mudança do meu endereço com o serviço IGUAL e não similar ao que eu tinha no endereço antigo.

Creio que é passível de negociação tal solução pra mim, que faço uso e necessito apenas ficar com o serviço que já tinha instalado.

Aos novos clientes sim, é passado a quem pergunta que a rede atual não é FTTH e sim HFC e nisso não vejo problemas por parte da NOS, agora fazer um downgrade no serviço alegando ser igual a qualidade e oferta, não me interessa.

Alguém poderia me ajudar nessa parte? 

Posso ficar com os telemóveis na minha conta, pois como disse eu gosto do serviço da NOS, agora o meu pacote eu somente vou aceitar manter o que eu contratei e com os equipamentos que tenho da minha morada antiga da rede FTTH.

Essa mesma postagem será submetida aos órgãos de proteção ao consumidor caso esse problema não possa ser resolvido de modo pacífico, sem brigas. 

Ficar com uma tecnologia diferente no meu novo endereço eu até posso aceitar, desde que eu tenha por escrito e fique com uma cópia que terei serviços idênticos na morada atual como aos que eu tinha na morada antiga, considerando principalmente a velocidade garantida de upload e download.

Parte do meu questionamento já foi respondido hora pela DECO como por alguns termos presentes da ANACOM.

Fico na espera de um posicionamento de vocês seja por aqui ou por telefone.

Muito obrigado desde já.

 

Reputação 7
Crachá +5

@PHMC Bom dia, ajuda através do Fórum NOS só a que puder ser disponibilizada pela moderação.Nesse sentido, é aconselhável editar o seu comentário para retirar do domínio público o seu nº de cliente e posteriormente enviar por P/M os seus dados pessoais a um moderador @Ana P. ou  @Mário P. e aguardar ser contactado.

Reputação 7
Crachá +5

@PHMC Bom dia, ajuda através do Fórum NOS só a que puder ser disponibilizada pela moderação.Nesse sentido, é aconselhável editar o seu comentário para retirar do domínio público o seu nº de cliente e posteriormente enviar por P/M os seus dados pessoais a um moderador @Ana P. ou  @Mário P. e aguardar ser contactado.

@PHMC , custa um pouco a acreditar que alguem que ja teve uma relaçao proxima e profissional com o operador, alimente a ideia de, numa zona com cobertura excluivamente HFC para os restantes consumidores, conseguir que lhe transfiram o serviço com suporte FTTH da anterior residencia.

...

Aos novos clientes sim, é passado a quem pergunta que a rede atual não é FTTH e sim HFC e nisso não vejo problemas por parte da NOS, agora fazer um downgrade no serviço alegando ser igual a qualidade e oferta, não me interessa.

Alguém poderia me ajudar nessa parte? 

Posso ficar com os telemóveis na minha conta, pois como disse eu gosto do serviço da NOS, agora o meu pacote eu somente vou aceitar manter o que eu contratei e com os equipamentos que tenho da minha morada antiga da rede FTTH.

Essa mesma postagem será submetida aos órgãos de proteção ao consumidor caso esse problema não possa ser resolvido de modo pacífico, sem brigas. 

...

 

A resoluçao passa por chegar a um acordo com o operador.

Certamente nao instalarao FTTH em exclusivo para si.

O downgrade que refere nao foi iniciativa do operador.

Nao existe obrigaçao dos operadores assegurarem a transferencia dos exatos serviços contratados para zonas sem cobertura da mesma tecnologia.

 

boa tarde

 

No ” compara já” no ´código postal 4560-127 dá cobertura confirmada pela NÓS .

Será que posso confiar neste comparador.

Atenciosamente

Adão Soares

Reputação 7
Crachá +5

boa tarde

 

No ” compara já” no ´código postal 4560-127 dá cobertura confirmada pela NÓS .

Será que posso confiar neste comparador.

Atenciosamente

Adão Soares

Tem Fibra na sua morada.   https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx

@Adão Soares , o que diz exactamente o comparador? Fibra? Ou FTTH?

Reputação 7
Crachá +5

@Adão Soares  Não obstante o teste de cobertura sinalizar a fibra na sua morada, é conveniente pedir uma confirmação através do 16990 apoio tecnico ou enviando o seu numero de cliente NOS à moderação do Fórum @Ana P. porque pode ser cabo embora aponte para fibra. 

@Adão Soares , tente identificar algum PDO nas redondezas do local da instalaçao. Mesmo sendo de outrto operador, podera existir acordo de partilha de rede.

 

@PHMC , custa um pouco a acreditar que alguem que ja teve uma relaçao proxima e profissional com o operador, alimente a ideia de, numa zona com cobertura excluivamente HFC para os restantes consumidores, conseguir que lhe transfiram o serviço com suporte FTTH da anterior residencia.

...

Aos novos clientes sim, é passado a quem pergunta que a rede atual não é FTTH e sim HFC e nisso não vejo problemas por parte da NOS, agora fazer um downgrade no serviço alegando ser igual a qualidade e oferta, não me interessa.

Alguém poderia me ajudar nessa parte? 

Posso ficar com os telemóveis na minha conta, pois como disse eu gosto do serviço da NOS, agora o meu pacote eu somente vou aceitar manter o que eu contratei e com os equipamentos que tenho da minha morada antiga da rede FTTH.

Essa mesma postagem será submetida aos órgãos de proteção ao consumidor caso esse problema não possa ser resolvido de modo pacífico, sem brigas. 

...

 

A resoluçao passa por chegar a um acordo com o operador.

Certamente nao instalarao FTTH em exclusivo para si.

O downgrade que refere nao foi iniciativa do operador.

Nao existe obrigaçao dos operadores assegurarem a transferencia dos exatos serviços contratados para zonas sem cobertura da mesma tecnologia.

 

Justamente, mas posso então ter o direito de escolher, não estou pedindo me coloquem a fibra, mas que me possibilitem escolher se quero ou não renovar nessas condições. 

Só não aceito HFC pela idade do prédio e por perder a ótima estabilidade de velocidade de 400/100 que tive durante os 6 meses como cliente fibra, nunca tive menos de 440/130, e não irei aceitar ter perdas de qualidade no serviço simplesmente pelo fato da NOS querer manter o contrato.

Obrigado pela resposta desde já 

@PHMC , “...simplesmente pelo fato da NOS querer manter o contrato...”

Assim como é normal o consumidor desejar que o Operador cumpra as condições do contrato, não será igualmente legitimo que o Operador queira manter o contrato pelo tempo e condições ACORDADAS?

Quanto às alterações anormais que o levaram a mudar de residência, não me vou repetir. Pesquise “artigo 437º código civil”...

@PHMC , “...simplesmente pelo fato da NOS querer manter o contrato...”

Assim como é normal o consumidor desejar que o Operador cumpra as condições do contrato, não será igualmente legitimo que o Operador queira manter o contrato pelo tempo e condições ACORDADAS?

Quanto às alterações anormais que o levaram a mudar de residência, não me vou repetir. Pesquise “artigo 437º código civil”...

Concordo com a sua posição, por este motivo procurei um fórum de discussão para obter informações sobre isso.

Então no que tange a lei, a operadora pode ter direito em substituir a tecnologia e o serviço sem a escolha do consumidor, visando que ele que mudou para onde não tivesse cobertura da tecnologia anterior utilizada?

Não tenho problemas com a NOS, como disse, sempre tive um serviço exemplar por parte deles, só não gostaria de perder a ótima qualidade no serviço sem poder ao menos questionar isso. 

Estou errado?

@PHMC , vou tentar fazer o pino, de novo….

Face a alterações anormais das circunstancias que o levaram a contratar os serviços do Operador, o consumidor tem o direito (artigo 437º do código civil - Condições de admissibilidade) de REQUERER (pedir, diferente de exigir) a cessação do contrato sem penalizações ou a sua alteração segundo princípios de equidade (reconhecimento dos direitos de cada um).

Na impossibilidade do Operador lhe continuar a fornecer os mesmos serviços na nova morada e assistindo-lhe o direito de ser compensado pelos benefícios concedidos e subjacentes à fidelização, não lhe restará outra hipótese senão acordar com ele os termos da modificação do contrato ou assumir as penalizações acordadas.

Reputação 7
Crachá +2

Pelo fórum não lhe vamos poder responder a isto. Uma coisa é de ftth para satélite e aí compreendo, outra coisa é ftth para hfc. Nem sequer experimentou o serviço e já está a reclamar..

@PHMC , vou tentar fazer o pino, de novo….

Face a alterações anormais das circunstancias que o levaram a contratar os serviços do Operador, o consumidor tem o direito (artigo 437º do código civil - Condições de admissibilidade) de REQUERER (pedir, diferente de exigir) a cessação do contrato sem penalizações ou a sua alteração segundo princípios de equidade (reconhecimento dos direitos de cada um).

Na impossibilidade do Operador lhe continuar a fornecer os mesmos serviços na nova morada e assistindo-lhe o direito de ser compensado pelos benefícios concedidos e subjacentes à fidelização, não lhe restará outra hipótese senão acordar com ele os termos da modificação do contrato ou assumir as penalizações acordadas.

Sim, porém o atendente quis alterar meu contrato e não manter o mesmo, ainda implicaria em pagar mais por isso. 

Pelo fórum não lhe vamos poder responder a isto. Uma coisa é de ftth para satélite e aí compreendo, outra coisa é ftth para hfc. Nem sequer experimentou o serviço e já está a reclamar..

Tiro as conclusões pela experiência que tenho no campo de instalações. 

A transferência de morada implica numa nova fidelização, poderiam apenas manter a fidelização atual que tenho face a alteração da tecnologia, uma vez que na mudança ainda irei pagar a mais por um novo contrato.

@PHMC , este tipo de acordo não é tratado com “atendente” de Call Center (AKA papagaios).

Dirija ao Operador um pedido formal por escrito (requerimento), pelas vias colocadas à sua disposição e aguarde pela resposta, que lhe deverá ser dirigida igualmente por escrito.

E sim, qualquer alteração de morada de instalação É processada como um novo contrato.

@PHMC , este tipo de acordo não é tratado com “atendente” de Call Center (AKA papagaios).

Dirija ao Operador um pedido formal por escrito (requerimento), pelas vias colocadas à sua disposição e aguarde pela resposta, que lhe deverá ser dirigida igualmente por escrito.

E sim, qualquer alteração de morada de instalação É processada como um novo contrato.

Obrigado pela resposta,

Face a pandemia, qual a forma de eu realizar um pedido desses?

Por ser considerado um novo contrato, posso fazer uma alteração nele sem prejuízos pra mim, como um pedido de aumento de velocidade? Obrigado

@PHMC , num novo contrato o consumidor escolhe entre as várias opções disponíveis no operador.

O operador poderá até considerar o novo pacote contratado como alteração equitativa do contrato anterior e isenta-lo de quaisquer penalizações.

Convém no entanto que trate deste assunto por uma via diferente dos Call Centers para evitar no futuro surpresas relacionadas com incumprimento do anterior contrato.

Pode utilizar o formulário de e-mail disponível em Contactos (na secção “Recomendamos” após responder ao questionário), para enviar o seu PEDIDO de cessação/alteração do contrato sem penalizações.

Sou um cliente particular > Pacotes > Gerir os meus serviços > Alterar o meu pacote

Em alternativa envie via postal. Ainda existem estações dos CTT operacionais...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @PHMC,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Somente para informação, os técnicos vieram e disseram que realmente não tem cobertura nem FTTH tão pouco HFC, somente satélite. 

O que devo fazer baseado nisso?

Obrigado

@PHMC , sei que não devia, porque o assunto é sério no actual estado em que vivemos, mas apetece-me mesmo brincar com a situação….

“...Posso ficar com os telemóveis na minha conta, pois como disse eu gosto do serviço da NOS, agora o meu pacote eu somente vou aceitar manter o que eu contratei e com os equipamentos que tenho da minha morada antiga da rede FTTH...”

Só lhe falta o adaptador para ligar a parabólica :kissing_smiling_eyes::wink:

 

Ou muda de casa ou vai ter que chegar a um acordo que prejudique o menos possível qualquer das partes! Já expliquei como.

@PHMC , sei que não devia, porque o assunto é sério no actual estado em que vivemos, mas apetece-me mesmo brincar com a situação….

“...Posso ficar com os telemóveis na minha conta, pois como disse eu gosto do serviço da NOS, agora o meu pacote eu somente vou aceitar manter o que eu contratei e com os equipamentos que tenho da minha morada antiga da rede FTTH...”

Só lhe falta o adaptador para ligar a parabólica :kissing_smiling_eyes::wink:

 

Ou muda de casa ou vai ter que chegar a um acordo que prejudique o menos possível qualquer das partes! Já expliquei como.

Acontece que suas respostas são um tanto "Brincalhonas" sempre. 

De qualquer forma, assunto resolvido, irei procurar ajuda por outro meio. 

Comentário