Header
Pergunta

Cessação de serviços.


Comuniquei à NOS, pela linha de apoio a clientes durante o mês de Abril, a minha intenção de terminar o contrato atualmente em vigor (fim do contrato a 14/6/2019). Após este comunicação, a NOS entrou por diversas vezes em contacto comigo no sentido de apresentar novas propostas sendo todas elas recusadas e tendo sempre salientado que era uma decisão irreversível e portanto o meu pedido de cessação manter-se-ia válido.

No final do mês de Maio, fui informado pela NOS que tinha de passar numa loja para preencher o documento de cessação de serviços o que o fiz partindo do pressuposto que já tinha sido formalizada a intenção durante o mês de Abril.

Entretanto recebi o SMS da NOS a confirmar o cancelamento dos serviços a partir do dia 1/6/2019 como comprova o SMS recebido.

Agora, após entrar em contacto com a NOS porque pretendo manter um dos números de telefone associados ao contrato, dizem-me que o serviço apenas termina a 1/7/2019.

Estará a NOS a agir corretamente?


27 Comentários

Com a NOS tudo é possível e pouco transparente.
fazendo um ano de cliente insatisfeito com tudo o que é NOS, ando por aqui à procura de quanto tenho que pagar para cancelar o contrato, algo que deveria ser mencionada na factura mas não está.
Porque será?
As recomendações da ANACOM de pouco servem para certos operadores.

Pois...
Reputação 7
Crachá +5
Com a NOS tudo é possível e pouco transparente.
fazendo um ano de cliente insatisfeito com tudo o que é NOS, ando por aqui à procura de quanto tenho que pagar para cancelar o contrato, algo que deveria ser mencionada na factura mas não está.
Porque será?
As recomendações da ANACOM de pouco servem para certos operadores.

Pois...
Pois não está mas poderá vir a estar desde que faça o pedido para que lhe enviem a fatura com Detalhe minimo
Assim o faria....
Caso a NOS dignamente disponibiliza-se um contacto de email (como lhe compete).
Com certas empresas nem o que está escrito serve quanto mais qualquer outro meio.
Claro que posso sempre enviar carta por correio registado mas mesmo assim, com a NOS tenho as minhas duvidas...
Por fim meu caro sou "mudo"
As soluções para estes casos é os operadores cumprirem com as LEIS e não tentar tornear as mesmas
De qualquer forma obrigado pela sua tentativa de ajuda mas, devido ao seu conflito de interesse passe pelo menos o nosso desagrado com a NOS aos seus "responsáveis".
Reputação 7
Crachá +5
Assim o faria....
Caso a NOS dignamente disponibiliza-se um contacto de email (como lhe compete).
Com certas empresas nem o que está escrito serve quanto mais qualquer outro meio.
Claro que posso sempre enviar carta por correio registado mas mesmo assim, com a NOS tenho as minhas duvidas...
Por fim meu caro sou "mudo"
As soluções para estes casos é os operadores cumprirem com as LEIS e não tentar tornear as mesmas
De qualquer forma obrigado pela sua tentativa de ajuda mas, devido ao seu conflito de interesse passe pelo menos o nosso desagrado com a NOS aos seus "responsáveis".
Reputação 7
Crachá +5
Pois porque é despropositada a argumentação sobre conflito de interesses que poderão ser os seus e não os meus, no caso de eventualmente o seu interesse pela informação acerca de quanto tem que indemnizar NOS no caso de querer denunciar o seu contrato por antecipação se mantiver, repito que deve pedir a fatura com detalhe mínimo, ainda assim, já que me prestei a responder ao seu comentário, devo acrescentar que se o quiser fazer, pode utilizar o facebook da NOS e enviar uma mensagem com esse pedido.
Caro José Rodrigues,

Se eventualmente pretende-se proceder à rescisão do actual contrato, logicamente já o teria feito há muito com Justa Causa mas, os contratos são para cumprir pelo menos da minha parte.
O que está aqui verdadeiramente em causa é o facto da NOS sistematicamente não cumprir com as regras e boas práticas do mercado.
Não querendo ser Juiz em causa própria, da minha parte o meu conflito de interesse é pagar o que foi contratado e que a NOS cumpra a sua parte.
Reputação 7
Crachá +5
Caro José Rodrigues,

Se eventualmente pretende-se proceder à rescisão do actual contrato, logicamente já o teria feito há muito com Justa Causa mas, os contratos são para cumprir pelo menos da minha parte.
O que está aqui verdadeiramente em causa é o facto da NOS sistematicamente não cumprir com as regras e boas práticas do mercado.
Não querendo ser Juiz em causa própria, da minha parte o meu conflito de interesse é pagar o que foi contratado e que a NOS cumpra a sua parte.
Caro Pois, sou obrigado a concordar que efetivamente há problemas e muitos no relacionamento da NOS com os seus clientes, acho que o problema já foi amplamente debatido e já foram encontradas as causas, são conhecidas e não adianta voltar ao assunto, independentemente de pretender ou não denunciar o contrato (o assunto foi levantado por si no seu comentário) que transcrevo (
Pois

 Megabyte
220 comentários

4 horas atrás



Com a NOS tudo é possível e pouco transparente.
fazendo um ano de cliente insatisfeito com tudo o que é NOS, ando por aqui à procura de quanto tenho que pagar para cancelar o contrato, algo que deveria ser mencionada na factura mas não está.
Porque será?
As recomendações da ANACOM de pouco servem para certos operadores.

Pois... ) limitei-me a partilhar consigo o que sei sobre o assunto, se não quer pedir a fatura com detalhe mínimo, pode naturalmente não o fazer, mas futuramente não pode acusar a Empresa de não lhe facultar como devia, a data do termino do seu contrato e o valor a pagar por rescisão antecipada. Obviamente que estou de acordo que esta e outras informações deviam constar há muito tempo nas faturas sem que fosse necessário o cliente estar a perder tempo com mais pedidos. Cumprimentos.
Caro José Rodrigues,

Vai-me desculpar mas, não temos que pedir seja o que for à NOS pois é uma obrigação que lhe compete.
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1459547
Comunicação
ANACOM determina que data do fim da fidelização e os respetivos encargos passem a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes


Assunto terminado.

Votos de um bom resto de dia
Reputação 7
Crachá +5
Caro José Rodrigues,

Vai-me desculpar mas, não temos que pedir seja o que for à NOS pois é uma obrigação que lhe compete.
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1459547
Comunicação
ANACOM determina que data do fim da fidelização e os respetivos encargos passem a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes


Assunto terminado.

Votos de um bom resto de dia
A ANACOM recomenda aos consumidores que, a partir da entrada em vigor desta medida, exijam que as suas faturas, que devem ser disponibilizadas gratuitamente, incluam o nível de informação e de detalhe agora definido. Isto não invalida que os operadores, por sua iniciativa ou a pedido expresso dos clientes, emitam ou enviem faturas com um detalhe e informação superiores ao definido pela ANACOM, nos termos acordados com os clientes. Também nada impede que os assinantes que o desejem exerçam o seu direito a receber faturas sem detalhe, conforme consagrado na legislação relativa ao tratamento de dados pessoais e proteção da privacidade. Então voltamos à vaca fria. A Anacom recomenda que os clientes peçam à operadora que lhes faculte o detalhe mínimo nas faturas. Se não pedir, não vai ter.
Não prentendia comentar mas como me parece haver um abuso por parte da NOS deixo aqui a nota:

A ANACOM
Autoridade Nacional de Comunicações
aprovou a decisão final sobre o nível mínimo de detalhe e a informação a incluir nas faturas que os operadores de comunicações eletrónicas devem disponibilizar gratuitamente aos assinantes que solicitem faturação detalhada, qualquer que seja o suporte e o meio utilizado. Assim, passa a ser obrigatório incluir, entre outra informação, a data em que termina o período de fidelização e os encargos a suportar pelo cliente se quiser terminar o contrato na data da emissão da fatura.

Ou seja, se um cliente já tem a fatura detalhada, a NOS deverá obrigatoriamente incluir a respectiva informação... é a minha interpretação.
Efectivamente palavra Abuso,respeito entre outras são palavras que a NOS não conhece...
Se soubesse o que é respeito e Clientes, decerto ia de encontro ao desejo dos mesmos.
Reputação 7
Crachá +2
Caro José Rodrigues,

Vai-me desculpar mas, não temos que pedir seja o que for à NOS pois é uma obrigação que lhe compete.
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1459547
Comunicação
ANACOM determina que data do fim da fidelização e os respetivos encargos passem a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes


Assunto terminado.

Votos de um bom resto de dia



Vá vamos por partes, conforme o link, segundo o link que enviou: “A ANACOM aprovou a decisão final sobre o nível mínimo de detalhe e a informação a incluir nas faturas que os operadores de comunicações eletrónicas devem disponibilizar gratuitamente aos assinantes que solicitem faturação detalhada, qualquer que seja o suporte e o meio utilizado.

Como pode ver é uma questão de português 🙂
Provavelmente será muito mais que uma questão de Português...Os Portugueses infelizmente estão demasiado habituados a que "Juristas" interpretem as leis, regulamentos, etc. a seu belo prazer.
Tem se visto o resultado...
No meu caso (assinatura do contrato) entre este e outros pedidos contratados nenhum foi cumprido, mas como sou o único a reclamar do péssimo serviço da NOS, aconselho outros a verificar as reclamações contra esta empresa e o grau de satisfação dos clientes.
Como acima referi "Mas como sou o "único"...
Reputação 7
Crachá +2
Provavelmente será muito mais que uma questão de Português...Os Portugueses infelizmente estão demasiado habituados a que "Juristas" interpretem as leis, regulamentos, etc. a seu belo prazer.
Tem se visto o resultado...
No meu caso (assinatura do contrato) entre este e outros pedidos contratados nenhum foi cumprido, mas como sou o único a reclamar do péssimo serviço da NOS, aconselho outros a verificar as reclamações contra esta empresa e o grau de satisfação dos clientes.
Como acima referi "Mas como sou o "único"...


É português claro. Não há segundas interpretações.
Diga mais infrações.. pode ser que o consiga ajudar. Pois não basta falar de uma forma vaga sem dar nada em concreto.
Começo a estar confuso...

Eu sempre recebi a fatura detalhada e nunca constou qualquer informação sobre o termino do contrato.

Como está no regulament "devem disponibilizar gratuitamente aos assinantes que solicitem faturação detalhada"... mas o facto é que não acontece.

Não estou a entender bem esta tentativa de justificar a falha da operadora.
Reputação 7
Crachá +2
Começo a estar confuso...

Eu sempre recebi a fatura detalhada e nunca constou qualquer informação sobre o termino do contrato.

Como está no regulament "devem disponibilizar gratuitamente aos assinantes que solicitem faturação detalhada"... mas o facto é que não acontece.

Não estou a entender bem esta tentativa de justificar a falha da operadora.


Está a confundir o detalhe de comunicações com o detalhe mínimo! Detalhe mínimo: é onde tem a indicação do término da fidelização e os custos associados. Fatura detalhada: é o detalhe de comunicações móveis, fixas etc.. assim, não vai ter acesso a essa informação até pedir. Desculpem mas não consigo perceber qual a dificuldade de entender que é necessário fazer um pedido ao operador, seja ele qual for. Vocês citam a informação mas não lêem.
Por mim está esclarecido... Pensei que era a mesma coisa.
Reputação 7
Crachá +5
Por mim está esclarecido... Pensei que era a mesma coisa. Ainda bem que o @Olaf conseguiu fazer-se entender, senão nunca mais sairíamos daqui.
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos, 😀

O @Olaf deu uma óptima ajuda.

A informação adicional na factura definida pela ANACOM, que é gratuita para quem a pedir, não abrange o detalhe de comunicações, o qual, sendo solicitado, é pago. A informação adicional é incluída na factura resumida ou na fatura com detalhe de comunicações, consoante a opção escolhida pelo cliente.

A mim a nos nao me forneceu o contrato escrito ,conforme acordo telefonico ,com o funcionârio Bruno Couto.ao invés disso tem mandado contratos "falsos",porque nao correspondem ao scordado via telefone e deviam tê-lo feito 5 dias antes do inicio do contrato .sob pena da falta do mesmo ,nao poderem exigir fidelizaçao ou quaisquer valores referentes ao mesmo.Mas no entanto nao querendo saber da lei estao a facturar  apesar de nao rectificarem o contrato ouvindo a gravaçao . E como tal está tudo desligado da electricidade e da tv .É UMA BURLA O QUE ESTAO A FAZER POIS JAMAIS ASSINARIA ALGO QUE NAO COMTRATEI. ATÉ JÁ FUI ONTEM AMEAÇADO PELO SR JOSÉ PEREIRA"PODE SER QUE A GENTE AINDA SE ENCONTRE UM DIA QUALQUER !!! AGORA TENHO QUE TER CUIDADO ANTES DE SAIR DE CASA E VÁ ONDE VÂ POIS NAO O CONHEÇO.

CONTRATO AINDA NAO O VI MAS JA MANDARAM FACTURA.

 

Os operadores estão obrigados a disponibilizar-lhe toda a informação sobre as condições acordadas, incluindo as relativas ao período de fidelização.

Nestes casos, o operador deve enviar-lhe as condições contratuais acordadas num suporte que possa guardar (por exemplo, em papel, pen USB, CD, etc.) no prazo de 5 dias seguidos ou, o mais tardar, antes do início da prestação do serviço.

Só fica obrigado a cumprir o contrato depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao operador, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico tenha sido da sua iniciativa.

Se não der consentimento escrito, o operador não lhe pode exigir o cumprimento de quaisquer obrigações, por exemplo de pagamento de faturas ou de pagamento de encargos pelo incumprimento do período de fidelização.

Estas regras só se aplicam a contratos celebrados com consumidores – ou seja, pessoas singulares que utilizam o serviço para fins não profissionais. Se for uma empresa ou um profissional, procure acautelar eventuais dúvidas no futuro solicitando ao operador informação escrita sobre as condições que lhe são propostas antes da celebração do contrato.

Caso a empresa não envie as condições acordadas, poderá solicitar a resolução do contrato de prestação de serviços.

Com os melhores cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Carlos Faustino,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Boa Tarde,

Ontem pelas 20H23 o colaborador da NOS entrou em contacto comigo no sentido de finalizar o processo já anterior mente acordado, do serviço TV -NET - VOZ por 29.99€ mais 5€ por 7 GB com oferta de telefone fixo e hotspot e de duas mensalidades.Tendo ultimado alguns pormenores decide dar o aval, para prosseguir com o processo, sendo que quando foi para fechar o mesmo informou que não poderia oferecer o Hotspot na NOS, se o quisesse teria de efectuar o pagamento de 19.99€ creditados em factura, pelo que declinei.ultrapassado este momento de falsa promessa, prosseguimos com a decorrer do processo, processo esse com o numero INC000064982813, e inicializamos o agendamento, que ficou acordado para o dia 2020-06-09, ora esta era a data prevista que terminasse o anterior contrato, que ainda incluíam os telemóveis.

Qual, o meu espanto, quando o colaborador da NOS, me informa que os meus telemóveis, ficaram com o tarifário Livre, e sem saldo consequentemente, deixando de usufruir das chamadas ilimitadas , pelo menos até ao dia 09-06-2020, como era expectável.

Pelo que solicitei ao mesmo que, como não havia sido informado, de que o serviço de telemóvel cessava naquele momento,e não e tendo informado que não dava para efectuar a alteração, ficando assim sem serviços moveis.O colaborador em causa assumiu o erro de não ter informado.
 

Reputação 6
Crachá

Olá, mas cessou o serviço? Como detetaram o erro …

Olá, mas cessou o serviço? Como detetaram o erro …

não cessei o serviço, ele marcou-me agendamento para dia 09-06-2020, e quando fomos a confirmar a passagem de serviço 4p para 3p, na data anteriormente mencionada, ficou logo desactivado os serviços moveis, sem  que tivesse sido avisado do sucedido, pelo que disse que dia  09 nao dava, mas sem sucesso em suma fiquei sem o serviço até ao dia 09 que tinha contratado e não tenho o serviço que ficou contratado a partir do 04.

Reputação 6
Crachá

mas se mudou de um 4p para um 3p é normal que fique sem os serviços de voz móvel.

Comentário