Respondido

Aparelhos estranhos na minha rede


Reputação 2
Crachá

Boa Tarde,

No dia 03-11-2020 vieram mudar-me o Router para o novo Giga Router (v2); a partir daí já tive de ligar 2 vezes para a NOS e por 2 vezes “alteraram os parâmetros” e que “a partir de agora não vai ter mais problemas”… Tenhamos fé.
No entretanto comecei a detectar aparelhos desconhecidos na minha rede - e que não aparecem na página aminhanet.nos.pt.

Exemplo 1 » Na minha rede local aparece um VF-795, que é da Vodafone; ora cá em casa nunca tivemos nada de nada da Vodafone. A única coisa que se vê é o MAC address.
Exemplo 2 » Hoje apareceu-me uma Hisense SmartTv e novamente a única coisa que se vê é o MAC address.
Nenhum destes aparelhos aparece na aminhanet.nos.pt e nenhum é visível se usar o comando “arp -a”  para listar todos os IPs + MAC addresses.
Isto NUNCA aconteceu com o anterior Router. Foi só após a instalação deste Giga Router que estes fenómenos apareceram.
Não sei como impedir que me apareçam na minha Rede Local (LAN). Tudo o resto parece funcionar normalmente, incluindo as velocidades contratadas de US e DS.
Alguém pode ajudar?
Obrigada.
 

 

icon

Melhor resposta por Inês B. 10 November 2020, 12:35

Ver pergunta inicial

4 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Carla Grandao

 Agradecemos o seu feedback. :blush:  Ficamos contentes pela situação se encontrar resolvida. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Reputação 2
Crachá

Boa Tarde @Inês B. ,

Tentei editar o post anterior mas não foi possível.
Tentei o RESET no tal buraco nas trazeiras do Router; fez um reset para o original; depois fui alterar os nomes das redes Wi-Fi e as respectivas passwords. De seguida fiz o que @Guimas  disse para fazer: desligar e ligar.

Zás… fiquei sem internet.
Desta vez procurei por informação online e a solução parecia ser:
1 - Se o Router for identificado, então entrar no IP de base (inicial) e fazer lá um REINICIAR. Ficou tudo a funcionar e sem “ghosts”, até este momento.
2 - Se o Router não for identificado, então parece que só a NOS conseguirá ajuda. 
Para já tenho o problema resolvido :relaxed:  .

Se voltar a acontecer volto aqui ao Forum.
Muito obrigado a todos os que contribuiram, neste post e no anterior.

Reputação 2
Crachá

Boa Tarde @Inês B. ,

Mudar as passwords e ligar/desligar o router já foi feito.
Do lado do vosso apoio técnico, “alteraram parâmetros” porque por 2 vezes ficamos sem internet - nada de nada - em todos os aparelhos (ligados por cabo ethernet e por wi-fi). Do que nos disseram, tinha havido “quebra na ligação”, que é algo que nunca nos aconteceu.

Se por “reset ao router” significar picar o buraquinho de RESET nas traseiras do router, então não, não fizemos, pois não sabemos o que pode acontecer e se depois ficamos sem internet, etc..
E hoje temos outro “parasita” em Phones na nossa LAN. Nós só temos acesso à internet e só temos rede privada  (LAN) através do vosso Router.
Com o Router anterior isto NUNCA aconteceu; só após a instalação deste Giga Router v.2, logo após o dia 03-11-2020 (data da instalação).
Toda a ajuda será bem-vinda.


 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Carla Grandao,

Já experimentou fazer um reset ao router?

Obrigada

Comentário