Header

Canais via BOX com Som Dolby Digital 5.1


Reputação 2
Boa tarde,

Porque a BOX não possui canais com som Dolby Digital 5.1 visto ter saída HDMI ou mesmo Saída Digital óptica, ao ver filmes nos canais (TV Cine) só são emitidos em stereo, até os canais 4K via RF têm Dolby (exemplo RTP1 4K) porque as boxes não tem? Ao ter esta opção ver filmes seria bem mais interessante.

Esta opção está disponível no NetFlix ou mesmo com os canais 4k que estão disponiveis via RF

42 Comentários

Reputação 7
Crachá +4
Boa tarde,

Porque a BOX não possui canais com som Dolby Digital 5.1 visto ter saída HDMI ou mesmo Saída Digital óptica, ao ver filmes nos canais (TV Cine) só são emitidos em stereo, até os canais 4K via RF têm Dolby (exemplo RTP1 4K) porque as boxes não tem? Ao ter esta opção ver filmes seria bem mais interessante.

Esta opção está disponível no NetFlix ou mesmo com os canais 4k que estão disponiveis via RF


Os TVCine não emitem em Dolby só stereo, dai não dar para ouvir nesse modo.
Acho que só o Nat.Geographic HD emite em dolby.
Reputação 2
Bom dia "Amigo".
Eu sei disso mas não emitem porque a NOS não quer, dai a minha pergunta? porque não possui som dolby? até canais via RF podem emitir em dolby porque a NOS não coloca isso na BOX.
Reputação 2
será que a emissão nativamente já tem ?
Reputação 2
A emissao dos tv cines quem faz e a NOS por isso podem fazer visto os originais terem som 5 1
Reputação 7
Crachá +4
Bom dia "Amigo".
Eu sei disso mas não emitem porque a NOS não quer, dai a minha pergunta? porque não possui som dolby? até canais via RF podem emitir em dolby porque a NOS não coloca isso na BOX.


Eles não emitem em Dolby em nenhuma operadora não é só na NOS.
Os canais são propriedade da NOS Lusomundo, e senão emitem é por opção desta.
Infelizmente o nivelamento de qualidade de prestação dos serviços é sempre feito por baixo neste pais de brandos costumes...
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Luis Filipe Colorado Duarte.

Agradecemos a sugestão. 🙂 As boxes Iris e UMA suportam canais com Dolby Digital, contudo a emissão está dependente se o canal é fornecido, ou não, com esta característica.
De momento estão disponíveis, com Dolby Digital, os canais National Geographic HD, Fight Network, Caça e Pesca e a RTP 1 4K.
Reputação 7
Crachá +2
É inqualificável este TOTAL desinteresse com o som dos programas / filmes, até mesmo, veja-se, no VIDEOCLUBE!!!

Então andamos para trás? Há uns bons anos, quando alugava um filme em DVD, tinha o seu GLORIOSO SOM 5.1 no meu Home Cinema! E agora?? STEREO?? cruzes canhoto!

4K!!! Internet de 1GB (de download!!!), conteúdos maravilhosos! E som... STEREO!!! Não entendo! Juro!

A tecnologia anda para a frente, e os serviços andam para trás...
Reputação 2
É inqualificável este TOTAL desinteresse com o som dos programas / filmes, até mesmo, veja-se, no VIDEOCLUBE!!!

Então andamos para trás? Há uns bons anos, quando alugava um filme em DVD, tinha o seu GLORIOSO SOM 5.1 no meu Home Cinema! E agora?? STEREO?? cruzes canhoto!

4K!!! Internet de 1GB (de download!!!), conteúdos maravilhosos! E som... STEREO!!! Não entendo! Juro!

A tecnologia anda para a frente, e os serviços andam para trás...

Marcolopes e isso que reclamo a algum tempo
Reputação 7
Crachá +2
Marcolopes e isso que reclamo a algum tempo

Também eu... pensei que alguma coisa tivesse mudado... mas embora as BOX estejam preparadas, os operadores simplesmente não se interessam pelo SOM!

Felizmente que oiço o SOM dos filmes em toda a sua glória através de meios "alternativos", caso contrário, estaria totalmente limitado!

O que eu não entendo é: com tantos portugueses com sistemas de som 5.1 em casa (as soundbar são falaciosas, porque sinceramente ninguém sabe o que está a ouvir...) como é que não existe interesse por parte destas pessoas em ter som de qualidade para acompanhar a imagem FULL HD?

Um dia destes vamos ter ecrãs de 100" em casa e um som mono...
Reputação 7
Crachá +2
Já apresentei uma queixa à provedoria relativamente ao SOM 5.1: https://provedor.nos.pt/provedoria/

É inaceitável que a NOS não transmita nenhum canal na sua grelha DIGITAL (seja através da BOX ou através de sintonia digital DVB-C) com som DOLBY DIGITAL 5.1!

Mais gravoso ainda, é o cliente ALUGAR um filme no VIDEO-CLUBE e ouvir um som em STEREO! (2 canais, contra os 5.1 que deveriam estar disponíveis através de som DOLBY DIGITAL).

Desde que o formato (já obsoleto) do DVD foi lançado, que os consumidores podiam alugar filmes em qualquer clube de video, e ouvir o som em toda a sua gloria (5.1 canais) nos seus sistemas de som em casa! O VIDEO-ON-DEMAND veio "matar" os clubes de video tradicionais, mas o serviço de VIDEO-ON-DEMAND prestado actualmente não tem qualidade a nível de som.

NÃO entendo as razões técnicas (uma vez que a BOX SUPORTA e tem configuração para som Dolby DIGITAL 5.1, e a largura de banda utilizada para o som 5.1 não será nada significativa) para que a NOS não emita canais (principalmente os canais de filmes) e os filmes alugados no VIDEO-CLUBE, com o seu SOM ORIGINAL de qualidade.

Não é aceitável que se fale em 4K de resolução de ecrã (tecnologias que tão cedo não vão ser usadas por "ninguém"), quando a NOS prejudica os clientes no departamento do SOM, sem que tal se justifique (já falei com o apoio a clientes, departamento técnico, etc, e não existe qualquer razão válida para tal)
Reputação 7
Crachá +6
Olá @marcolopes,

Neste momento, os canais National Geographic e Fight Network já têm disponível som no formato 5.1.
Reputação 7
Crachá +2
Olá @marcolopes,
Neste momento, os canais National Geographic e Fight Network já têm disponível som no formato 5.1.


Através da BOX (IRIS / UMA)?

Na grelha digital DVB-C apenas vejo a emissão ser feita em DOLBY STEREO (NatGeo HD), mas essa já estava a ser feita anteriormente.

Para quando a emissão em DOLBY DIGITAL 5.1 nos canais de filmes / séries? (Tanto na BOX como na grelha DIGITAL DVB-C)
Reputação 7
Crachá +6
Olá @marcolopes.

Sim, os canais estão disponíveis através da box Iris e UMA.

Pode ativar esta funcionalidade nas opções/definições de áudio, sendo que a box precisa de estar ligada à TV através de cabo HDMI.
Reputação 1
F I N A L M E N T E ! ! !

5.1 no videoclube NOS.

Reputação 7
Crachá +2
F I N A L M E N T E ! ! !

5.1 no videoclube NOS.



WOW!!! Valeram a penas a horas que passei ao telefone nos últimos meses para esclarecer este assunto!!!

Resta-me saber uma coisa: apenas para NOVOS filmes ou todo o catálogo será revisto?
Reputação 1
Tanto quanto sei, é apenas para novos filmes.

Espero que trabalhem para rever o catálogo todo, ou pelo menos os comprados. É enervante ter gasto dinheiro a comprar filmes com o mesmo som que as cassetes VHS.
Reputação 7
Crachá +2
Tanto quanto sei, é apenas para novos filmes.
Espero que trabalhem para rever o catálogo todo, ou pelo menos os comprados. É enervante ter gasto dinheiro a comprar filmes com o mesmo som que as cassetes VHS.


Exactamente... aliás, deitava os vouchers (3 por vês) do videoclube ao "lixo" exactamente porque não dava qualquer interesse aos filmes disponibilizados por razões de SOM...
Olá, @Luis Filipe Colorado Duarte.

Agradecemos a sugestão. 🙂 As boxes Iris e UMA suportam canais com Dolby Digital, contudo a emissão está dependente se o canal é fornecido, ou não, com esta característica.
De momento estão disponíveis, com Dolby Digital, os canais National Geographic HD, Fight Network, Caça e Pesca e a RTP 1 4K.


O Dolby Digital também pode ser 2.0, 5.1, etc. Qual deles se refere nesses canais?
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @Luis Filipe Colorado Duarte.

Agradecemos a sugestão. 🙂 As boxes Iris e UMA suportam canais com Dolby Digital, contudo a emissão está dependente se o canal é fornecido, ou não, com esta característica.
De momento estão disponíveis, com Dolby Digital, os canais National Geographic HD, Fight Network, Caça e Pesca e a RTP 1 4K.


O Dolby Digital também pode ser 2.0, 5.1, etc. Qual deles se refere nesses canais?


Eu só confirmo 1 canal com DOLBY 2.0 na grelha DVB-C (é o NatGeo HD!)

Canais de televisão são STEREO, sejam qual for o formato de som.

A única coisa que mudou (finalmente!) são os "novos" títulos no video-clube, que passam a ser DOLBY 5.1.
Reputação 7
Crachá +4
Também emite em dolby o Caça e Pesca.
É tudo um atraso. O dolby 5.1 existe desde os anos noventa do século passado.
Sr. Tiago C., Moderador da NOS, diz que 2 canais já emitem DB 5.1 Dois canais!! Eheheheh, se fossem 2 a não emitir...
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Vitor Amores, bem-vindo à comunidade.

Referimo-nos ao Dolby Digital 5.1.
Olá, @Carolina V.
Nenhum canal emitido pela NOS tem som Dolby Digital 5.1
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @Carolina V.
Nenhum canal emitido pela NOS tem som Dolby Digital 5.1


Exactamente.
Reputação 7
Crachá +2
Boa tarde a todos.

Alguém me confirma se a NOS continua a cumprir com o prometido? TODOS os títulos do video-clube passaram a ter som DOLBY DIGITAL 5.1? E já agora... os anteriores ao anúncio?

Acabei por nunca mudar a minha BOX para a sala de estar (aparentemente não posso apenas desligar a box de uma tomada e ligar a outra... fica sem sinal... tem de cá vir um técnico!)

Comentário