Header
Destaque Tutorial

Como ativar o débito direto na App NOS

Reputação 7
Crachá +6

Faça os pagamentos das suas faturas NOS sempre dentro do prazo, sem preocupações, e de uma forma segura, através de débito direto:blush:  

A forma mais fácil de ativar o débito direto é através da App NOS e Área de Cliente. Neste artigo explicamos como ativar o débito direto na App NOS.

Saiba também como o fazer na Área de Cliente:

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como o fazer:

Saiba ainda, caso necessite, como alterar o IBAN do débito direto na App NOS.

Ativar o Débito Direto

Para ativar o débito direto na App NOS, siga a explicação abaixo:

1. Aceda à App NOS e em “A minha conta” escolha “Faturação e Pagamentos”;

2. De seguida, em “Outras operações”, selecione “Débito Direto”;

3. Escolha “Ativar débito direto”;

4. Selecione o tipo de banco, nacional ou estrangeiro;

5. Preencha o IBAN e, adicionalmente, se escolheu “Banco estrangeiro”, o BIC/Swift. De seguida selecione “Ativar débito direto”;

6. O seu pedido foi realizado com sucesso. :blush:
    Vai receber um SMS com a confirmação da ativação.
    O débito direto fica pendente até à data de pagamento da sua próxima fatura. Na data limite de pagamento da fatura ou no dia útil seguinte, o valor é debitado automaticamente na sua conta bancária.

Na App NOS o estado do débito directo passa a “Ativo” após boa cobrança da sua fatura.

Após o débito direto estar ativo, pode continuar a fazer pagamentos com os restantes métodos disponíveis, sempre que o desejar e lhe for mais conveniente. Faça-o até 72 horas antes da data-limite de pagamento para evitar cobrança indevida.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Fale connosco se precisar de ajuda, estamos disponíveis por aqui. 

32 Comentários

Boa tarde

Gostava que me informasse  quando posso fazer o cancelamento do serviço, sei que quando o fiz era de dois anos, não sei se já ultrapassou esse prazo. Pode informar me por favor.

Obrigada

Maria Paula Carvalho

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde

Gostava que me informasse  quando posso fazer o cancelamento do serviço, sei que quando o fiz era de dois anos, não sei se já ultrapassou esse prazo. Pode informar me por favor.

Obrigada

Maria Paula Carvalho

Verifique na sua Área de Cliente na opção Informação da Conta/Dados da conta/Período de fidelização/VER PF ou em alternativa na opção Informação da conta/Documentos/Comprovativo de compra.

A/C da moderação do fórum:

Verificando-se, também neste tópico, omissão quanto à necessidade do cliente assinar e entregar o formulário de adesão referido em Fatura Eletrónica e Débito Direto...

...e carecendo tal autorização de débito em conta, da assinatura do devedor e titular da conta, tal como indicado pelo BdP...

Tem de autorizar o credor para que uma cobrança seja feita por débito direto.
...
Tem também de dar autorização expressa ao credor (a entidade a quem está a pagar o bem ou o serviço) para que a cobrança seja feita por débito direto. A autorização (a chamada “autorização de débito em conta”) tem de ser dada diretamente ao credor, geralmente através do preenchimento de um formulário próprio que lhe é fornecido por este
….”

Dever de recolha e guarda de autorizações de débito em conta

O credor deve adotar formulários de autorizações de débito em conta que, independentemente do suporte utilizado para a sua obtenção, contenham, no mínimo, toda a informação obrigatória constante no modelo de autorização de débito em conta (ADC) disponível no site do Banco de Portugal.

O credor deve ainda conferir, através de documento de identificação original, os elementos inscritos na autorização de débito em conta, designadamente, a assinatura do devedor.

A recolha de autorização de débito em conta através de meios eletrónicos deve respeitar a legislação aplicável, que prevê a existência de assinatura eletrónica certificada do devedor ou convenção probatória assinada em momento prévio pelo devedor.

As autorizações de débito em conta concedidas pelos clientes devedores e eventuais alterações devem ser guardadas pelo credor em condições adequadas de segurança e de confidencialidade, mesmo que obtidas através de meios eletrónicos.

O credor deve apresentar comprovativos das autorizações de débito em conta que tenha em seu poder sempre que requerido pelo prestador de serviços de pagamento.

...

Dever de comunicar a alteração de conta

No caso de alteração da conta de pagamento a debitar pelo credor, o devedor deve indicar o novo IBAN ao credor, preferencialmente através de assinatura de nova autorização de débito em conta.

...”

… sugiro que seja incluída no post inicial, menção quanto à necessidade de se entregar o referido formulário de adesão (aka, autorização de débito em conta), quais os suportes admitidos (papel, electrónico) bem como os locais/vias para a entrega/envio do mesmo.

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

Atualizámos o artigo "Como ativar o débito direto na App NOS" com o novo passo a passo.

Conheça melhor a nova versão da App NOS, com uma estrutura de informação mais simples e intuitiva, aqui.

Saiba mais sobre todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços em:

Obrigado

Bom dia

O problema com o débito directo continua. Não percebo, sinceramente.

Agradecia que me enviassem por mensagem privada como posso activar o débito directo pela Caixa Directa. Talvez assim se resolva.

Este problema é incompreensível.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Joaquim MS.

Detalhe-nos, por favor, o que ocorre.

Movemos o seu comentário para este artigo que aborda o tema a que se refere.

Diga-nos se conseguiu, por favor.

Obrigado 

Boa noite

O problema que eu referia está aqui:

O que eu sugiro é dizerem-me por msg privada como adicionar a NOS no débito directo.

Não percebo porque é que o banco recusa, dado que já falei com o banco e o banco diz que a NOS está a fazer qualquer coisa mal.

O que eu sugiro é dizerem-me por msg privada como adicionar a NOS no débito directo.

Não percebo porque é que o banco recusa, dado que já falei com o banco e o banco diz que a NOS está a fazer qualquer coisa mal.

Como adicionar utilizando o multibanco.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Joaquim MS,

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Boas. Desde o fim de semana passado que tento ativar o débito direto, aparecendo sempre a mensagem que efetuei o pedido com sucesso, mas nunca passa disto. Como poderei reativa-lo efetivamente? 

Reputação 7
Crachá +5

Boas. Desde o fim de semana passado que tento ativar o débito direto, aparecendo sempre a mensagem que efetuei o pedido com sucesso, mas nunca passa disto. Como poderei reativa-lo efetivamente? 

Boa tarde, se precisar de ajuda envie por mensagem privada o seu numero de cliente e o IBAN para o perfil @Fórum e os moderadores tratarão de ativar o Débito Direto.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @FILIPA ROCHA00. Vamos ajudar.

Para organização do Fórum, movemos o seu comentários para este artigo que aborda o mesmo tema.

Diga-nos, por favor, se recebeu um SMS com a confirmação da ativação.

Após a ativação, o débito direto fica pendente até à data de pagamento da sua próxima fatura. Na data limite de pagamento da fatura ou no dia útil seguinte, o valor é debitado automaticamente na sua conta bancária.

Obrigado

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @FILIPA ROCHA00. Vamos ajudar.

Para organização do Fórum, movemos o seu comentários para este artigo que aborda o mesmo tema.

Diga-nos, por favor, se recebeu um SMS com a confirmação da ativação.

Após a ativação, o débito direto fica pendente até à data de pagamento da sua próxima fatura. Na data limite de pagamento da fatura ou no dia útil seguinte, o valor é debitado automaticamente na sua conta bancária.

Obrigado

Boa tarde, ainda não recebi sms nenhuma. Caso fique ativo, a fatura deste mês (último dia de pagamento é dia 28) será por débito direto? Obrigada

Boa tarde, se precisar de ajuda envie por mensagem privada o seu numero de cliente e o IBAN para o perfil @Fórum e os moderadores tratarão de ativar o Débito Direto.

Já enviei. Obrigada 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, se precisar de ajuda envie por mensagem privada o seu numero de cliente e o IBAN para o perfil @Fórum e os moderadores tratarão de ativar o Débito Direto.

Já enviei. Obrigada 

A fatura que tem a pagamento dia 28/1 deverá ser liquidada pelos meios habituais, MB ou outro, devido à proximidade do prazo já não poderá ser liquidada pelo banco. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @FILIPA ROCHA00

Iremos responder à sua mensagem privada logo que possível.

Agradecemos a compreensão

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
A App NOS está cada vez mais completa e continuamos a melhorar para proporcionar a melhor experiência, simplificando as consultas e a gestão da sua faturação.

Conheça melhor o seu ciclo de faturação em

Se tiver alguma questão, fale connosco. 
Obrigado

Reputação 1

Boa tarde, 

já segui os passos na app nos para a ativação do débito direto e não consigo. Queria também alterar o iban da conta onde vai passar a ser debitadas as faturas.

Podem ajudar? Obrigada.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @inabais

Vamos ajudar. 
Detalhe-nos, por favor, a sua dificuldade em realizar a ativação do débito directo?

Obrigado

Reputação 1

@Mário P. dá erro. Diz para entrar em contacto com a nos.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @inabais

Fale connosco, por mensagem privada, no perfil @Fórum, por favor. 
Vamos ajudar. 

Obrigado

Bom dia.

Fiz a ativação do débito direto através da aplicação NOS. Embora me tivesse aparecido o ecrã de espera, no qual é referido que ficaria ativa com a cobrança da mensalidade seguinte (que no meu caso seria ontem, dia 19), o mesmo não aconteceu. Tive de pagar hoje por mbway, já fora do prazo.

Gostaria de saber o que posso fazer para voltar a receber as faturas em casa, em papel, e anular este pedido (que nem funcionou), uma vez que o meu pai não consegue tratar destes assuntos sozinho pela aplicação e eu nem sempre o consigo ajudar.

Agradeço a atenção,

Jannett Neves (filha de José Neves)

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @JoséNeves (Jannett Neves), 

Vamos ajudar. 
Movemos o seu comentário para o artigo sobre:

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Diga-nos, por favor, quando é que fez o pedido de ativação pela App NOS. Para que fosse feita a tentativa ontem, do débito à conta, o pedido deveria ser feito até 16/05. 
Obrigado

Boa tarde.

Não lhe consigo dizer exatamente o dia em que fiz porque já foi há algum tempo. Pelas minhas contas, foi na semana de 1 a 6, muito antes de dia 16. Queria saber se posso anular e se posso voltar a receber as faturas em papel.

Muito obrigado,

Jannett Neves e José Neves

Comentário