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 Fotografias: @Diogo 

Olá Comunidade, ☀️

 

Alguém alinha em mais uma das minhas experiências com Extenders da NOS? Estes têm Wi-Fi 6!

 

Para aqueles que têm estado mais atentos e acompanham-me desde o primeiro dia, sabem que a minha primeira review foi sobre extenders, há cerca de 3 anos.

Lembro-me vividamente dos meus receios iniciais. Questionava-me se alguém iria sequer parar para clicar no artigo e ler um pouco. Preocupava-me se seria capaz de oferecer um feedback útil e relevante para a Comunidade. Afinal, estava a entrar num mundo onde a minha voz, como um entusiasta de tecnologia, podia ser ouvida, mas também podia ser ignorada no meio de tantos outros utilizadores mais versados no assunto.

 

É crucial salientar que não estou aqui para vender nada (o clube das figuras públicas está cheio no momento 🤭). 

Orgulho-me de nunca ter abrilhantado textos nem ocultado intencionalmente pontos negativos dos meus testes ou opiniões por gostos pessoais ou só porque alguns produtos ou serviços me foram cedidos. Sempre tive total autonomia para decidir partilhar o meu feedback convosco, seja ele excelente, bom, assim assim, ou menos positivo. Se fosse predominantemente mau, eu não iria me dar ao trabalho de criar um artigo. Faria antes um comentário num tópico onde o tema estivesse a ser debatido.

 

A minha intenção é sempre a mesma: mostrar como estes extenders comportam-se no dia-a-dia, se houve melhorias em relação aos modelos anteriores, e ajudar-vos a tomar uma decisão informada. E atenção, não sou nenhum especialista! As minhas reviews são leves e focam-se nos aspetos práticos, sem entrar em demasiados detalhes técnicos.

 

Vamos então descobrir se estes extensores de Wi-Fi valem a pena:

 

Instalação com a solução ¹Wi-Fi Total

 

Fica a cargo do técnico da NOS. Ele cuida de posicionar os pods e determinar quantos serão necessários para dar conta do recado e permitir-vos receber sinal de internet em todos os cantos. 

Agora é diferente, porque quando algum cliente optava por aderir à solução antiga, por vezes, havia dificuldades na configuração e os clientes não sabiam ao certo quantos equipamentos necessitavam ou não tinham sequer uma ideia dos m² da sua residência para explicar melhor ao operador. Isso levava alguns a escolherem pods a mais, enquanto outros acabavam com menos. Afetava consequentemente o stock disponível, a uma solução mais dispendiosa quando não havia necessidade e eram sozinhos a fazê-lo. 

Eu, pessoalmente, prefiro fazê-lo sozinho, como se sucedeu das últimas duas vezes, mas esta solução requer uma análise presencial e foi certamente uma grande melhoria para erradicar todos os problemas associados à primeiríssima solução descontinuada.

A adesão permanece autónoma pela my NOS ou Área de Cliente.

 

¹Máximo 4 equipamentos e livre de fidelização.

 

A troca

 

A partir do momento em que o técnico realiza os scans no sistema pelo dispositivo que traz consigo, os pods da geração anterior desaparecem. 

No meu caso, os novos estavam a ser casmurros, talvez por ter calhado num dia nublado, e demoraram cerca de 1 hora para se conectarem e disponibilizarem a rede Wi-Fi.

No entanto, é bastante provável que não se replique convosco. Ao telefone, um colega confirmou que numa visita demorou apenas cerca de 10 minutos. Mas, no meio de incertezas, é sempre bom preparar um lanchinho para o sr. da NOS. 🥐🧀

A rede e a respetiva password manter-se-ão como estava. Preferindo, podem alterar sempre que vos aprouver. Porém, recordo-vos que todos os outros dispositivos irão perder o acesso ao Wi-Fi de casa. 

 

Pequenos alertas:

 

⇢ 1 Extender necessita de estar sempre ligado ao router por ethernet. Se o desligarem toda a rede deixará de funcionar;

⇢ Evitem colocar objetos à frente dos Extenders;

⇢ Desativem as redes Wi-Fi do vosso router. Para isso, basta:

Ir à APP "NOS Net", selecionam o separador “Wi-Fi” e desligam as redes 2.4 e 5GHz; 

⇢ Por fim, ativem o Eco Wi-Fi no separador "Mais".

 

Onde é que eles se encontram?

 

Mantenho 4, o Wi-Fi Total de 9,99€/mês. Na minha residência (vivenda R/C) os Pods encontram-se no Hall (Wi-Fi), Sala de Estar (ligação por ethernet ao Router NOS), Cozinha Interior (Wi-Fi) e Cozinha Exterior (Wi-Fi).

 

Hall

Tenho um numa tomada no Hall a pensar estrategicamente na cobertura fornecida para o pátio. 

 

Sala de Estar

O pod "master" encontra-se nesta divisão, pois é, onde se encontra o Router 6.0 Wi-Fi 6 (Hitron) e necessita de estar conectado a ele por ligação ethernet.

 

Cozinha Interior

Outro na cozinha interior, pois traça um bom caminho/ligação entre o pod principal e o mais distante, que está na cozinha exterior e assim garantir um sinal 🛜 "Excelente" por toda a casa.


 

Cozinha Exterior

Esta divisão requer obrigatoriamente um equipamento, caso contrário não teria acesso à internet e a UMA v2 deixaria de ter qualquer tipo de interatividade (apenas mudar de canal). Mesmo com a ajuda do router, não seria suficiente, porque torna-se instável, desconecta-se e não deve interferir com os extenders. Dou-vos um exemplo: ao estarem conectados a uma das redes do router e deslocarem-se para uma divisão onde apenas têm ligação através dos pods, durante essa transição ficam sem ligação por uns segundos. 

 

APP HomePass📱

 

Todas as funcionalidades são gratuitas. Vê aqui todas elas em detalhe: 

O interface é amigável, com o essencial à vista. Os equipamentos são representados por planetas num mapa espacial, o esquema da página inicial é personalizável, permitindo ocultar os elementos indesejados e realizar testes de velocidade. 

 

 

Em "Guard" se tiver a opção "Bloqueio de anúncios" ativa, bloqueia-me imensos sites. Cheguei a achar que o problema estava na internet e, na verdade, era apenas a funcionalidade a ser demasiado cautelosa. Infelizmente é a única que deixo por ativar senão fico com uma navegação limitada. 

 

²"Sense" continua a ser a minha função favorita. 

Para além de pregar as suas partidas, antes detetava as lamúrias da Moaning Myrtle, agora alerta-me para o Edward Cullen quando entra em modo turbo para recolher a minha doação de sangue. Parece que até a tecnologia sabe quando um vampiro faminto está por perto. 😮💨

 

Para eventos provocados pelos vossos ³pets, também há uma opção para minimizar os alertas.

Como? Ativem a sensibilidade do movimento para "alta".

²"Sense" disponível a partir dos Super Extenders Wi-Fi 5.

³A Bailey recebeu muitos snacks em troca por me ter deixado usar os seus comedouros e brinquedos para tirar esta fotografia. 🐶


Cobertura e Velocidades com Wi-Fi 6

 

Vantagens do Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 (802.11ax) proporciona uma conexão mais rápida e estável para todos os dispositivos da casa. Isso significa downloads + rápidos, streaming de vídeos em qualidade excelente sem interrupções e uma melhor experiência nos jogos online. Além disso, o Wi-Fi 6 é projetado para lidar eficientemente com múltiplos dispositivos conectados ao mesmo tempo, o que é perfeito para famílias ou indivíduos com vários smartphones, tablets, laptops e que vivam ou se encontrem em casas inteligentes.

 

Dediquei um mês inteiro a realizar dezenas de testes de velocidade. Os resultados mostram consistentemente velocidades na casa dos 400Mbps para download e cerca de 100Mbps para upload. Embora haja dias ou períodos do dia com variações ligeiras, a oscilação é mínima. É normal e esperado não alcançar os 500Mbps de download via ligação Wi-Fi. No entanto, considero os resultados obtidos formidáveis e suficientes para a maioria da malta, refletindo num desempenho robusto da rede.

No speedtest da Ookla:

Resultados via speedtest dos Extenders (A Plume tem parceria com a Ookla):

Segundo o speedtest da NOS:

Velocidade da rede nas definições do telemóvel:

Comparando com os pods anteriores, observei um aumento significativo de cerca de 100Mbps na velocidade de download, enquanto o upload manteve-se constante e atendeu às expectativas contratadas. Essa evolução substancial evidencia não apenas um avanço considerável na performance de conexão via Wi-Fi, mas também na  confiabilidade e a consistência melhoradas proporcionadas pelos novos equipamentos. 

Além disso, a cobertura estende-se pela minha residência, incluindo partes da rua que levam à minha morada. E até agora, sem problemas com ventoinhas mal dispostas. Não antecipemos problemas. 🤫

 

Com uma capacidade para entregar até 1Gbps (Wi-Fi), estes equipamentos têm potencial para oferecer resultados muito superiores aos alcançados com o meu pacote de internet fixa atual (500Mbps).

 

Resultados regulares com o Super Extender Wi-Fi 5:

*Foi usado um Samsung Galaxy M52 5G.

 

Breves sugestões

Gostaria que os extensores nos permitissem conectar apenas à rede 5GHz e que a norma de segurança WPA3 pudesse ser escolhida pelo cliente sem a necessidade de solicitar a ativação à NOS.

 

Em Adapt na APP HomePass as opções de rede "Convidados" e "Rede Isolada" só funcionam na Rede Wi-Fi Secundária (WPA2).

É suposto ser possivel fazê-lo de maneira autónoma e está a ser averiguado. 

 

Velocidades por Ethernet

 

Por cabo, os valores atingem ligeiramente mais de 500Mbps para download e 100Mbps para upload (tecnologia HFC), ultrapassando levemente a velocidade contratada.

*Efetuado na Apple TV 4K (2.ª geração) ligada por ethernet ao Extender Wi-Fi 6 principal.

 

*Efetuado na APP HomePass.

 

Tamanho e Construção 

 

Visualmente, os dois extenders Wi-Fi têm algumas diferenças notáveis:

 

Super Extender Wi-Fi 5:

Apresenta um design hexagonal com bordas bem definidas em cor branca. O LED está localizado na frente, com um formato mais angular e é compacto em profundidade.

 

Novo Extender Wi-Fi 6:

​​Possui um design mais arredondado e contemporâneo, refletindo a estética atual. As bordas são suaves, mantendo a cor branca predominante. O LED, agora uma barra horizontal na parte superior, é mais volumoso em comparação ao modelo anterior.

 

*Esquerda: Super Extender Wi-Fi 5. Direita: Novo Extender Wi-Fi 6

 

Os dois modelos possuem duas entradas Ethernet. A versão de 2024, no entanto, conta com 2 portas Gigabit (máx.1Gbps). Além disso, inclui uma adição interessante: um botão de reset para facilitar a manutenção e configuração!

 

Eu gosto de ambos, sinto alguma falta do antigo formato de diamante, como costumava chamar. Era uma marca registada.

 

Recomendo?

 

Se nunca aderiram antes, estes serão os benefícios disponíveis para vocês. Por outro lado, se já possuem os Super Extenders (modelo anterior), não vejo razão urgente para uma troca. Mas, temos de considerar que os Super Extenders sobreaquecem muito facilmente e produzem zumbidos muito incomodativos vindos das ventoinhas. Cheguei a ter de substituir um e agora mais para o fim quase todos estavam a ter esse comportamento.

Quantos pods têm? São suficientes? O custo mensal é de *9,99€/mês, e dependendo da análise do técnico, podem receber até 4 pods, embora a quantidade instalada não seja garantida na adesão.

 

Estava ansioso por tê-los comigo, pois mesmo tendo um router com Wi-Fi 6, não estava a tomar partido devido às redes estarem em off. Então, agora, consigo ver reais melhorias com os novos pods equiparando as velocidades com as do router.

 

*Para novos clientes até 3 meses na NOS, a certificação Wi-Fi tem um custo de €25, pagos na primeira fatura após adesão.

 

A vossa participação 

Convido-vos a deixar os vossos comentários abaixo. Aproveitem para esclarecer as dúvidas que se possam manter e partilhem se já experimentaram estes ou outros extensores da operadora. A vossa contribuição é essencial para enriquecer esta discussão e oferecer orientação aos outros membros da Comunidade!

 

Mini Dedicatória 

Expresso a minha sincera gratidão à Comunidade pelo contínuo apoio aos meus artigos de opinião e em tudo o resto. Um agradecimento extra especial aos Pilares (embaixadores) e à equipa do @Fórum pela amizade, paciência e confiança em mim e no meu trabalho, bem como pela generosidade em disponibilizar os equipamentos para tornar este artigo possível. O vosso incentivo é essencial e motiva-me a continuar a partilhar as minhas experiências.

Sintam-se abraçados por mim! 🫂

 

Fica-me a conhecer um pouquinho melhor

 

Queres que organize algum artigo sobre um outro tema? 

Envia-me mensagem privada com as tuas ideias, recomendações e pontos a aperfeiçoar.

 

Internet:

 

TV:

 

Cinemas NOS:

 

Disclaimer: Este artigo é 💯 baseado nos meus testes, opinião e criatividade. Isento de patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS.

 

2024 @Diogo - Peço gentilmente a atribuição dos devidos créditos ao partilharem fotos ou excertos de texto dos meus artigos, seja neste ou noutro local.

Certo,  a minha questão prende-se no momento da configuração do sistema, ou seja, no emparelhamento dos sistema obriga a que seja feito com 2.4Ghz. Como é que eu sei que estou nessa frequência? Todos os equipamento se configuram com essa frequência: Cam, estores, ar condicionado, máquina de lavar, frigorífico, luzes, sensores…

 

Conforme mencionou o ​@Armindo Mateus não deverá ter qualquer problema nas ligações. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.


Certo,  a minha questão prende-se no momento da configuração do sistema, ou seja, no emparelhamento dos sistema obriga a que seja feito com 2.4Ghz. Como é que eu sei que estou nessa frequência? Todos os equipamento se configuram com essa frequência: Cam, estores, ar condicionado, máquina de lavar, frigorífico, luzes, sensores…

Vai ter que experimentar. Se não funcionar se calhar vai ser preciso ter a rede do router ligado para funcionar.


Certo,  a minha questão prende-se no momento da configuração do sistema, ou seja, no emparelhamento dos sistema obriga a que seja feito com 2.4Ghz. Como é que eu sei que estou nessa frequência? Todos os equipamento se configuram com essa frequência: Cam, estores, ar condicionado, máquina de lavar, frigorífico, luzes, sensores…


Se não é possível separar as redes, e se o sistema é que decide automaticamente qual a melhor frequência, corro o risco do sistema de domotica não funcionar?  Existe alguma forma de optar pela frequência 2.4?

Bom dia ​@Ana Lúcia 

Nao deverá ter problemas nenhuns, como disse o ​@João H. ,os equipamentos de  domotica que só funcionam na rede 2,4, nem sabem ou veem  que existe a 5, e os que funcionarem nas 2 redes, procuram a que tiver melhor sinal (a 2,4 ou a 5).

Era bom poder separar por nomes diferentes,mas nao é fundamental para o bom funcionamento do sistema.

 


Se não é possível separar as redes, e se o sistema é que decide automaticamente qual a melhor frequência, corro o risco do sistema de domotica não funcionar?  Existe alguma forma de optar pela frequência 2.4?


Olá ​@Ana Lúcia,

Lamentavelmente, a APP HomePass carece da opção de separar as redes 2.4GHz e 5GHz. Ficam ambas automaticamente com o mesmo nome e não podem ser configuradas individualmente, ao contrário dos routers da NOS. 


Obrigado pela rápida resposta.

Quando eu tinha a ligação através do router as duas redes tinham nomes diferente. Agora com os extenders passou a ter o mesmo nome, como é que eu consigo corrigir esta situação voltando a ter as duas redes? Será através da APP HomePass?    


Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Ana Lúcia e partilha da comunidade sobre o tema.

Respondendo à sua questão acima colocada, caso as duas bandas Wi-Fi tenham sido configuradas com o mesmo nome, sim é normal que apenas veja uma. Os próprios dispositivos irão fazer a gestão sobre a que rede se ligam de forma automática, dada a qualidade de sinal de cada banda em diferentes zonas da casa.

Ao configurar os seus equipamentos, apenas necessita de selecionar a rede e inserir a chave de autenticação. Se o equipamento apenas trabalhar numa das bandas, este irá funcionar apenas ligado a essa, sem necessidade de configurações adicionais.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Tenho outra pergunta que dentro do possivel agradecia esclarecimento: só agora me apercebi que quando não tinha os extenders, a ligação era feita através da rede do router, sendo que era detetada duas redes, uma a 2,4 e 5 Ghz. Agora com os extenders só consigo visualizar uma rede? isto é mesmo assim? Essa rede é a 5 ou a 2,4 Ghz?

Outra questão: será instalada brevemente num outro local também este sistema com os extenders, e nesse local tenho um sistema de domótica que funciona através de wi-fi e que usa a frequência 2,4Ghz, como vou eu saber com os extenders que frequência o sistema está a trabalhar e se posso optar por uma das duas frequências? Se não conseguir seleccionar a frequência o sistema domótica deixará de funcionar.  


Já está resolvido. De forma sucinta, o primeiro tecnico que fez a instalação não desativou a rede do router, o que criou um conflito com os extenders. Além disso, a password da rede do router era diferente da dos extenders, o que gerou ainda mais confusão. O tecnico que esteve agora a verificar a situação desativou a rede do router, permitindo que tudo funcionasse corretamente através dos extenders.

 

 


Atenção que ter a rede do router ligado não interfere com o funcionamento dos extenders, e até em alguns casos, fica mesmo ligado os dois ao mesmo tempo dado que certos equipamentos não se ligam á rede dos plumes por ser dualband.

A password pode ser diferente sim dado que é uma rede nova de wifi e esses dado verificam-se pela aplicação homepass


Já está resolvido. De forma sucinta, o primeiro tecnico que fez a instalação não desativou a rede do router, o que criou um conflito com os extenders. Além disso, a password da rede do router era diferente da dos extenders, o que gerou ainda mais confusão. O tecnico que esteve agora a verificar a situação desativou a rede do router, permitindo que tudo funcionasse corretamente através dos extenders.


Se um dia voltar a ver o técnico da NOS que fez a instalação entrego-lhe essa informação.


Foi confirmado pela equipa técnica que será necessária a intervenção diretamente no local dado existir uma anomalia. Não percebo que certificação é essa que refer dado que a instalação foi efetuada pelo técnico da NOS.

 

A certificação é mencionada neste site. 

Obrigado.

 


Foi confirmado pela equipa técnica que será necessária a intervenção diretamente no local dado existir uma anomalia. Não percebo que certificação é essa que refer dado que a instalação foi efetuada pelo técnico da NOS.


Boa tarde ​@Ana Lúcia

O Wi-Fi Total tem uma certificação. 

O especialista Wi-Fi avalia e testa a qualidade do Wi-Fi Total que acabou de instalar em sua casa. A certificação Wi-Fi é uma garantia do seu bom funcionamento.

Após fazer o diagnóstico e a recomendação dos locais ideais para instalação dos Extenders Plume, bem como o número de equipamentos necessários, o especialista vai divisão a divisão ver a cobertura e velocidade do seu serviço. 

Sugiro que use a App HomePass para configurar como entender. 

Caso precise de ajuda, partilhe com a comunidade. 

Obrigado.


Quem instalou o sistema não fui eu, foi um técnico da NOS, há 3 dias atrás… claramente há um problema nesta configuração.

Não estou a ver nenhum problema pelo que disse. Já tentou seguir aqueles pontos que referi?


Quem instalou o sistema não fui eu, foi um técnico da NOS, há 3 dias atrás… claramente há um problema nesta configuração.


É dualband.

O nome da rede wifi é definido por si na app por isso é só mudar.

Os plumes na app aparecem como offline? Para funcionarem um tem que estar ligado por cabo de rede ao router obrigatoriamente. Os outros ficam só ligados á tomada espalhados pela casa


 

Boa tarde,

Na semana passada, a NOS instalou o serviço Wi-Fi Total, tendo sido colocadas quatro Plumas. No entanto, o sistema não está a funcionar corretamente.

 

Além de não o ter internet nos locais onde deveria ter cobertura, consigo verificar através da app que nenhum equipamento se regista na rede mesh. Para além disso, reparei que o sistema está registado com um nome de rede diferente do esperado, o que me leva a suspeitar que já  terá sido utilizado por outro cliente e que não foi efetuado o reset aos equipamentos antes da instalação.

 

Outro ponto que me levanta dúvidas é o facto de o sistema não parecer ser dual band. Pelo que consigo ver, apenas está configurado a frequência de 5 GHz, quando seria expectavel que funcionasse também em 2,4 GHz, para garantir compatibilidade com todos os dispositivos.

alguém consegue perceber o que se passa?


Agradecemos a sua partilha @Diogo.

Neste momento deverão já encontrar-se disponíveis para todos os utilizadores. 🙂

Partilhe conosco qualquer outra sugestão que possa ter. 

Muito obrigado 


Boa tarde @João H.,

Agradeço-vos! 😊

Tive mesmo de solicitar a vossa intervenção pois, como vos mostrei, as opções que mencionam não estavam disponíveis para mim.


Boa tarde @Diogo,

Após análise interna da sua sugestão sobre a possibilidade de escolha manual do protocolo de segurança WPA3, criámos um artigo a detalhar como o fazer: 

Obrigado 🙂


Olá @mario.santos,

Obrigado! 😊 Fico muito contente que tenha gostado.

Se não me falha a memória, acho que não.

Após inserir o seu e-mail de acesso na APP HomePass (o mesmo da sua conta de cliente NOS), chega a receber um e-mail da Plume Support com o chamado "link mágico"?


Muito bom! 👍 

@Diogo, já tiveste problemas em aceder à app de configuração? Eu tenho Wi-Fi total não este os primeiros mas não consigo aceder às configurações diz que os dados estão incorretos mas consigo aceder a nos net

 

Boa noite @mario.santos,

Sugiro que consulte este tópico e redefina o seu acesso.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.


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