Header
Respondido

Telefone fixo atrasa 1h


Reputação 3

Olá.

Tenho uma instalação desde Fevereiro 2019.

Box UMA.

Telefone modelo CS1300.

Acontece que o telefone atrasa 1 hora sempre que o acerto, normalmente depois de algumas horas, por vezes já no dia seguinte.

 

Já troquei o equipamento em loja, que ainda está em garantia, e tentei todos os formatos possíveis (12h/24h) mas não fixa no nosso fuso horário.

 

Do 16990 não conseguiram passar para a Linha Especializada nem fazer mais do que as configurações que eu já fiz milhentas vezes.

 

É inexplicavel.

 

Será que me podiam dar umas luzes quanto a isto, por favor?

 

Grata desde já!

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 6 September 2020, 16:32

Ver pergunta inicial

94 Comentários

Reputação 1

Boa tarde,

 

Hoje esteve um técnico a trocar o meu router (por iniciativa da NOS, eu não pedi nada) e, como tinha acontecido com o router anterior (e que entretanto tinha sido resolvido), o relógio do telefone voltou a ficar com o atraso de 1 hora.

Tenho um router 5.0. Por favor, atualizem o firmware do router que me acabaram de instalar para que a hora do telefone volte a ficar correta.

Não vale a pena dizerem para eu ver o manual do telefone pois já está provado em diversas situações  aqui descritas (inclusive já aconteceu também comigo) que o problema é do firmware do router.

Obrigada

 

Nota: Antes que peçam/sugiram, já enviei mensagem privada com o meu número de cliente (no seguimento do pedido de há 2 anos, pois o problema é o mesmo, o router é que é outro).

Dados do router (com a hora) e hora atual no canto inferior direito:

 

@Barreta , deve informar os serviços do Operador e solicitar que seja corrigido o fuso horário em uso nessa célula especifica da sua rede. Envie os seus dados de cliente por mensagem PRIVADA aos moderadores do @Fórum  (< < < toque ali).

Já agora e apenas por curiosidade, qual o suporte do serviço instalado? 4G, HFC ou FTTH?

 

Vocês??? Sou um mero utilizador do fórum!

Creio que nem os moderadores. Limitam-se a encaminhar os assuntos para os respectivos departamentos...

Reputação 7
Crachá +6

@Barreta, a informação que dispomos é que ainda não tem a versão atualizada. 😥

Mas vamos confirmar e voltaremos ao contacto. 

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde,

 

Finalmente passaram o assunto a uma equipa que já percebia alguma coisa e não dizia apenas para fazer reset ao router ou para eu trocar o meu telefone.

Esta equipa informou que iria atualizar o firmware do router, e quando voltei a testar, o problema estava FINALMENTE resolvido.

Agradeço à equipa que atualizou o firmware do router e espero que as outras equipas (e foram várias, pois falei com diversas pessoas) que diziam que o problema não podia ser do router (mas do meu telefone) tenham aprendido alguma coisa para ajudar mais eficaz e eficientemente outros clientes que possam ter o mesmo problema.

 

Fica a informação, para outros clientes que possam ter o mesmo problema e para a linha de apoio técnico (era muito útil que esta informação lhes chegasse), que este problema (fuso horário errado no visor do telefone) é resolvido com a atualização do firmeware do router (4.0).

 

Obrigada.

Susana C.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Ana Lopes,

Agradecemos o seu testemunho.

Poderá ser necessário efetuar um upgrade de firmware ao router NOS.

De forma a podermos providenciar ajuda envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente e de telefone afetado.

Obrigado

Reputação 3

#resolvido

Obrigada a todos e sobretudo à Ana B da Linha Técnica, que foi incansável e não largou o assunto enquanto não o resolveu.

 

Era o clock interno no router.

Devem ter atualizado o firmware mas ainda não falei com ela após a conclusão (não consegui atender a chamada ontem à tarde).

 

You rock, guys!

 

Reputação 3

@Jose Rodrigues obrigada, bom dia. 

Eu acho q já tinha feito mas voltei a fazer agora com palito.

Amanhã por esta hora, no máximo, saberei.

Se o menino atrasar durante o dia, volto a pedir ajuda.

 

Grata!

Reputação 3

@Jose Rodrigues não resultou.

Aguentou-se até agora e já atrasou 1h outra vez.

 

Agradeço desde já outras pistas 😉

@Barreta , nada a fazer no equipamento. Acontece por vezes o controlo de qualidade falhar neste tipo de verificações à saída de fábrica. Uma diferença de ~4 centésimos de segundo nos circuitos de base de tempo do equipamento resultam numa diferença de ~1 hora por dia.

Experimente afastar o telefone de outros equipamentos que possam causar interferências ou de fontes de calor que possam alterar a sua base de tempo...

Reputação 3

@C24XXXX201 ele atrasa por vezes 2h após o ter acertado. Dá ideia q sincroniza com qualquer coisa de x em x tempo. 

Obrigada pelas dicas.

 

@Barreta , pois convinha esclarecer se o atraso é progressivo ou se simplesmente ocorre uma alteração extemporânea do valor indicado, como se fosse efectuado um sync.

A existir a possibilidade de efectuar um qualquer sincronismo horário com algo (time zone, p.ex.), tal alteração resumir-se-a a apenas um salto de 1 hora e depois mantém-se a informação? Ou continua a atrasar-se?

Mantendo o telefone desligado de qualquer linha telefónica, verifica-se o mesmo comportamento?

Reputação 3

@C24XXXX201 sim, ele atrasa através duma única alteração. 

Depois já não atrasa mais.

Desliguei o cabo de rede, vou fazer esse teste, acertei-o agora às 20h20.

 

Reputação 3

Obrigada, @João H. 🙏🏻

 

Tenho um certo receio de ser banida outra vez, estive  mais dum ano com o user banido sem explicação e foi mais um assunto que demorou mais de um ano sem me conseguirem resolver, até que algum iluminado eliminou os meus dados e tive de refazer o registo.

 

De qualquer forma, acredito q fosse só um bug e que não volte a repetir-se.

 

Se eu deixar de comunicar, já sabem porque foi.

 

Entretanto, continuo com o telefone desligado do router e a hora ainda não atrasou, está certo desde ontem mas preciso aguardar até à noite pq ele costuma atrasar por volta das 20h00, acho.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha com a comunidade @Barreta.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Reputação 3

@C24XXXX201 na mouche 🎯

Já passaram 16h e ainda não atrasou.

Só atrasa ligado à NOS.

 

OK, mas isso a gente já desconfiava.

E resolução para isto? 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

@Barreta, pedimos desculpa pela situação. 

Sim, o router pode interferir com horário que é disponibilizado pelo telefone. 

No entanto, como indicado, estamos a acompanhar a situação e vamos atualizar a versão de firmeware do Router para corrigir esta situação.

Obrigado

Reputação 3

@C24XXXX201 não sei.

Diz que é fibra até à entrada do prédio.

Ainda não há fibra aqui.

Já mandei msg privada para o Fórum com nr cliente, NIF e nome.

Obrigada!

Reputação 3

 

Boa noite @Barreta,

 

Bastava ter lido “a melhor resposta” mas aqui tem o manual do telefone sem fios CS1300 e a informação.

 

5.1.3. Definir a hora

Premir Menu/Ok - ^ / v - definições do telefone (config term).

Premir Menu/Ok - ^ / v - data e hora (date & time).

Premir Menu/Ok - ^ / v - definir hora (set time).

Premir Menu/Ok - introduzir a hora.

Premir Menu/Ok - ^ / v - am ou pm

 

Obrigado

Olá Jorge.

Era bom que fosse assim.

Mas tenho de fazer isso todos os dias, pois todos os dias ele atrasa.

Não é o meu equipamento.

É a configuração da célula pela NOS, ou algo a que infelizmente não tenho acesso.

Conheço este tópico de trás para a frente..

 

De qualquer forma, obrigada.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Barreta,

Lamentamos a situação que descreve. Não temos conhecimento sobre a mesma. 

Existem automatismos da plataforma que podem levar à suspensão temporária de utilizadores, caso estes não vão de encontro com os Termos e condições e Boas práticas do Fórum NOS.

Iremos analisar este tema internamente de forma a verificar o sucedido.

Agradecemos a compreensão 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Barreta.

Estamos a acompanhar este tema e respondemos à sua mensagem privada.

Contamos ser breves.

Obrigado 

Boa Noite,

Agradeço aos funcionários da NOS, aqui do fórum, por terem encaminhado este assunto para a equipa técnica especializada.

Fui contactada inicialmente por essa equipa, cerca de 10 dias. Tentaram ver se havia alguma forma de atualizar o firmware do “Router Wi-Fi - Hub FTTH” mas não existia nenhuma atualização. Tentaram ver se era possível actualizar a hora, com alguma flag no arranque do router, mas a hora manteve-se sempre na hora de inverno. Tentaram firmwares mais antigos, mas a hora continuou na hora de inverno.

Acabaram por sugerir a troca de equipamento, algo que não queria, mas acabei por aceitar.

Instalaram-me o Power Router, 4.0, e depois da instalação a hora manteve-se na hora de inverno.

Fui depois contactada novamente pela equipa técnica especializada, e com um upgrade ao firmware, conseguiram resolver a situação. Já se encontra na hora de verão.

 

Não posso deixar de notar que a NOS tocou-me um equipamento, possivelmente mandando o antigo para reciclagem, por não conseguir acertar um relógio. O que acho ser um ponto negativo, pois aumenta o desperdício eletrónico.

Mas o problema ficou de facto resolvido.

Reputação 3

Olá.

Já está resolvido mas foi preciso estar três meias horas com os meninos da Linha Especializada. 

Ao terceiro dia, lá se acertou no procedimento. 

Não era na célula mas também não cheguei a saber onde era.

Grande Alexandra. 

Obrigada a todos, foram super prestáveis. 

 

 

Reputação 3

Obrigada @Mário P. 🙏🏻

Boa noite @Ana Lopes,

Agradeço a partilha com a comunidade, considero importante que partilhem as soluções ou em alguns casos a falta delas e não se limitem a enviar uma mensagem à equipa de moderação.

A referida partilha pode ajudar outros utilizadores do Fórum NOS.

Boa sorte

No meu caso, não me foi dada nenhuma solução, até à data. Não sei se é um problema que afeta apenas alguns clientes, ou se é um problema geral, que afeta toda a gente, mas como os telefones fixos são diferentes, nem toda a gente se apercebe. @Jorge C  consegue verificar se no seu router a hora está correta?

Comentário