Header
Respondido

Huawei f 317 - fixo móvel


Boa tarde,
Eu gostaria de confirmar se este telefone se pode usar com qualquer cartão sim. É um móvel com aspecto de fixo, exactamente o que necessito.
Na loja NOS dizem que só dá para os pacotes satélite (embora vendam separadamente), mas não percebo, penso que a tecnologia de telemóvel é sempre a mesma... Ou há SIM's específicos para satélite? No manual fala apenas em GSM.

Muito obrigada,
Carla Carvalho

Muito obrigada
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 31 July 2017, 01:54

Ver pergunta inicial

2 Comentários

Muito obrigada pela resposta.
Na verdade a necessidade é a seguinte: a minha mãe só utiliza o fixo para ligar e está sempre a ligar-me para o telemóvel. Ela já é muito idosa e não consigo convencê-la a usar o móvel. Assim, preciso de um fixo (de aspecto, dos antigos) que na realidade use um cartão de telemóvel, pois as contas são astronómicas.
Entretanto já percebi que o problema é apenas de serviço, a NOS só vende estes telefones para serviços satélite. tecnologicamente é possível usar como eu pretendia, mas eles não dão essa hipótese. Fui duas vezes a uma loja NOS...

Enfim, penso que a única hipótese é arranjar um telefone destes desbloqueado...
Muito obrigada mais uma vez,
Carla Carvalho
Começo por dizer que desconheço quer o equipamento, quer o serviço de telefone fixo via GSM. Por isso, o meu comentário baseia-se apenas no que considero teórica e tecnicamente possível.

Atualmente, o termo “fixo”, usado nos serviços telefónicos, independentemente da tecnologia usada (rede de cobre, VoIP, GSM, etc), aplica-se a serviços prestado num local fixo (na morada de prestação do serviço), através de terminais fixos ou móveis, com atribuição de um número de telefone geográfico em função do código postal da morada de prestação do serviço.

Pesquisando por situações inversas à questão colocada, verificamos facilmente que existem países nos quais os operadores permitem que os clientes usem num mesmo equipamento (celular GSM), SIM’s de serviços móveis e fixos, estando estes últimos naturalmente limitados no seu funcionamento à zona da morada de prestação do serviço (verificado através das antenas em que se regista).
Assim, eu diria que sendo tecnicamente possível a utilização de SIM’s de serviços telefónicos fixos em telemóveis, nao vejo motivo para que o inverso não seja também tecnicamente viável.
No entanto, tendo os operadores acesso instantâneo às características do equipamento em que o cliente faz uso do serviço, será também tecnicamente possível barrar a utilização do serviço a determinado tipo de equipamento.

Nao creio que exista nos scripts dos call-center resposta à sua questão e muito provavelmente só a consegue obter através de outros utilizadores.

Talvez possa parecer um pouco caricata a pretensão de usar um serviço móvel num equipamento deste tipo, mas existem de fato razões válidas para tal, como seja a instalação de antenas exteriores de alto ganho em zonas de deficiente cobertura (ainda que possam existir outras soluções técnicas). Será o caso?

Comentário