Skip to main content
Header

A 16 de julho de 2025 vamos migrar os seguintes endereços de email para um parceiro de gestão de emails, a Sooma.

Conheça os endereços que são migrados:

  • clix.pt
  • kanguru.pt
  • mail.pt
  • oniduo.pt
  • optimus.clix.pt,
  • oninetspeed.pt
  • oninet.pt
  • mail.optimus.pt

 

Descubra, neste artigo, em maior detalhe:

 

Como exportar o seu email para uma conta Gmail ou Outlook

Caso não queira subscrever um plano da Sooma para continuar com o seu endereço de email, e continue a receber email, deixamos a sugestão de exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail. Neste tópico explicamos como pode fazê-lo.

Para exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail/Outlook é necessário:

  • Ter uma conta Gmail/Hotmail
  • Confirmar que todos os emails que quer guardar no seu email estão na pasta "Recebidas" antes de os exportar

 

Como exportar o seu email para uma conta Gmail

Saiba como criar uma conta Gmail e exportar todos os seus emails para a nova conta.

 

Criar uma conta Gmail

Antes de começar, garanta que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas", já que só esta pasta será importada.

  1. Faça login no seu email, em webmail.clix.pt
  2. Confirme que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas";
  3. Crie uma conta Gmail, para isso aceda a accounts.google.com.
    Caso já tenha uma conta Gmail, siga os passos em “Exportar o seu email para Gmail”, abaixo, neste artigo;
  4. De seguida, preencha os seus dados, introduza o nome e uma senha. Para continuar, selecione "Seguinte";

     

  5. Associe um número de telemóvel à sua conta e escolha “Próxima”;

     

  6. Insira o código de verificação que recebeu por SMS e selecione "Verificar";

     

  7. Preencha a sua data de nascimento e género, escolha “Próxima”. Caso necessite insira um endereço de e-mail de recuperação (opcional);

     

  8. Por fim, tem a sua conta Gmail criada.

 

Exportar o seu email para Gmail

Após a criação da conta Gmail saiba como pode exportar o seu email para a conta Gmail:

  1. Aceda à sua conta Gmail, selecione a “roda dentada”, que fica no canto superior direito, e escolha "Configurações" (também pode aparecer como "Definições" ou "Settings");

     

  2. Selecione "Contas e importação";

     

  3. De seguida, escolha "Importar correio e contactos";

     

  4. Preencha o seu email, a palavra-passe da conta, e servidor POP. Selecione “Continuar”;
    Os servidores POP são:
    • clix.pt - pop.clix.pt - porta 110
    • optimus.clix.pt - pop.clix.pt - porta 110
    • mail.pt - pop.mail.pt - porta 110
    • oniduo.pt - pop.oniduo.pt - porta 110
    • oninetspeed.pt - pop.oninetspeed.pt - porta 110
    • oninet.pt - pop.oninet.pt - porta 110
    • mail.optimus.pt  - pop.kanguru.pt  - porta 110
    • kanguru.pt - pop.kanguru.pt - porta 110
    • Também é possível utilizar em alternativa a porta 995 para acesso POP sobre SSL.

       

  5. Na página seguinte, escolha "Importar email" e selecione "Iniciar Importação";
  6. pós o Gmail ter terminado a importação, os emails que estavam na pasta "Recebidas" são migrados para o Gmail;

     

 

Exportar o seu email para uma conta Hotmail/Outlook

A importação para o Outlook replica o seu email na sua conta Hotmail, pelo que qualquer alteração feita no email é replicada no Hotmail.
Para não perder os seus emails, no final da importação mova-os para a sua caixa de entrada do Hotmail ou para pastas novas, criadas na sua conta Hotmail.

Saiba, passo-a-passo. como fazer a importação para a conta Hotmail:

  1. Aceda ao seu email Hotmail/Outlook e selecione a “roda dentada”, que fica no canto superior direito. De seguida, escolha "Ver todas as definições do Outlook";

     

  2. No menu do lado esquerdo, selecione "Sincronizar e-mail" e de seguida em "Outras contas de e-mail";

     

  3. Preencha o nome a apresentar, email e palavra-passe, de seguida escolha "Criar uma nova pasta para os e-mails importados, com subpastas como as que existem na conta à qual se está a ligar", caso queira que o Hotmail replique as suas pastas.
    Para continuar selecione "OK";

     

  4. Após a importação pode confirmar que os seus emails já aparecem no Hotmail, assim como as pastas que tinha criadas na sua conta.
    Nota: Recordamos que qualquer alteração que faça no email será replicada no Hotmail. Para se salvaguardar, mova os emails para outras pastas


Saiba ainda como exportar os seus contactos no Outlook e como importá-los através do Gmail:

 

Teve alguma dificuldade neste processo? Partilhe com a comunidade. 

Este é um caso problemático e parece-me que a responsabilidade total será da Microsoft.

Já vi que também andou pelo forum da Microsoft, sem exito.

https://answers.microsoft.com/pt-br/outlook_com/forum/oemail-oaddacc/outlook-2010-envio-conta-netcabo-deixou-de/8cf43de9-4d3d-473f-adf6-99182e327621



Ao principio também tive problemas com o dominio netcabo.pt, nomeadamente, nao reconhecimento da password e falhas no envio de mails.

Perguntei no forum Microsoft e nao me resolveram nada, só quando entrei em contacto com o apoio Microsoft, através de chat, é que passado uma semana o meu problema foi resolvido, e nao foi preciso mexer em nenhumas configurações.



Aconselho a entrar em contacto com o suporte e a expor a situaçao, pois o problema é devido ás configuraçoes que a Microsoft tem andado a fazer nos servidores.



Entre na página de suporte, clique na terceira opção do menu "Contacte-nos", exponha o problema e fale com um técnico.

https://support.microsoft.com/pt-pt



As contas netcabo, desde que mudaram de maos, só estao a dar problemas, e eu já estava preparado para colocar a minha conta gmail como principal e abandonar a conta outlook, porque o gmail, ao contrario do outlook, nunca me deu problemas, mas felizmente, passado uma semana, lá conseguiram resolver o problema.



P.S. Envio-lhe também um link da Microsoft sobre como configurar as contas de mail, espero que ajude.

https://support.office.com/pt-br/article/Alterar-configura%C3%A7%C3%B5es-da-conta-de-email-58b62e89-6a9b-467b-8865-d5633fcacc3f



https://support.microsoft.com/pt-pt

Acho que o link explica tudo.

queria uma explicação oficial


Olá a todos,

@Carlos C. a descontinuação abrange apenas os serviços de email.

@Titan movemos o seu comentário para o tópico já existente, onde pode encontrar informação adicional sobre este tema. 

 

 

 

Mas nada de resposta concreta

 


Boa noite,

Não consegui fazer a sincronização da conta clix para o outlook.

Quais os endereços e portas de IMAP e SMTP?


Nunca pensei em deixar a NOS. Um dos principais motivos - não o único, é claro - era exactamente o de manter o mesmo e-mail e respectiva mailbox desde o início da era ‘Clixiana’. Agora, será mais fácil mudar de fornecedor (e não, não é uma ameaça). Belo ‘serviço’ este, que foi prestado aos clientes… Ou seja, acaba-se o serviço e desenrrasquem-se o melhor que possam (deixamo-vos as instrucções)… :cry:


Nunca pensei em deixar a NOS. Um dos principais motivos - não o único, é claro - era exactamente o de manter o mesmo e-mail e respectiva mailbox desde o início da era ‘Clixiana’. Agora, será mais fácil mudar de fornecedor (e não, não é uma ameaça). Belo ‘serviço’ este, que foi prestado aos clientes… Ou seja, acaba-se o serviço e desenrrasquem-se o melhor que possam (deixamo-vos as instrucções)… :cry:

 

Não faça dessa razão uma razão para deixar a NOS (se falarmos de limitações SEVERAS com a velocidade de UPLOAD 10 veses inferior à concorrência, aí sim...)

 

Aproveite para MIGRAR para o GMAIL. É um conselho que lhe dou. Tem todo o espaço que necessita para manter os emails em arquivo, e hoje em dia grande parte dos serviços já nem pede registo por EMAIL, mas usa o LOGIN a partir das credenciais GOOGLE directamente apenas com a password do serviço GOOGLE.


O meu problema não é a migração, em si mesma; o meu problema é a quantidade de contactos que têm o meu endereço de e-mail, nomeadamente os prestadores de serviços, os quais terei que informar, de forma a poder continuar a receber facturas em formato digital, por exemplo. Enfim, uma coisa de cada vez… Certamente que, passo a passo, lá chegarei.


https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/descontinuacao-servico-de-email-14002  tens aqui

Isto é uma explicação oficial??? 

Um tópico colocado num Forum por uma Nerd que se chama Ana P. !!!!!

Sou Cliente à 20 anos, quando a Internet era 56 Kb 

Fazer CLIX custa nix


https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/descontinuacao-servico-de-email-14002  tens aqui

Isto é uma explicação oficial??? 

Um tópico colocado num Forum por uma Nerd que se chama Ana P. !!!!!

Já para não dizer que ela enganou-se, induzindo não sei quantas pessoas em erro. Por exemplo, o servidor de recepção para @oninet.pt não é “pop.oninet.pt” mas, sim “pop3.clix.pt”. E por aqui me fico, que não estou para fazer o trabalho “deles”.

 


Quando descontinuarem os emails não há trânsito, simplesmente acabou. Acho que é por isso que estão a sugerir com tempo, para dar para mover os mails e atualizar o que for preciso. 


Olá @Jose Nascimento,

Depois partilhe connosco o seu feedback. :grinning:


Com certeza! 🙂 Assim farei!


Olá @Jose Nascimento,

Depois partilhe connosco o seu feedback. :grinning:


Com certeza! 🙂 Assim farei!


Olá, a todos! 🙂 Como combinado e prometido, informo que consegui efectuar a importação de contactos e de e-mails, e sem qualquer problema. Espero que todos tenham sucesso.
Muito obrigado.
Cumprimentos,
José


 Olá a todos, 

Desde já, lamentamos todo o transtorno causado. :sweat:
Dadas as diversas situações reportadas, estivemos a verificar em conjunto com a equipa especializada e, já identificamos as dificuldades que nos indicaram. Estamos a trabalhar para que as mesmas sejam resolvidas o mais breve possível. 

Agradecemos a vossa compreensão.  


Como as contas Netcabo pertencem agora à Microsoft, o melhor é entrar em contacto com o apoio técnico da Microsoft, via chat.

Já fiz isso à pouco tempo e ajudaram-me a resolver um problema que eu tinha.

No menu da página do suporte, clique em  Contacte-nos e fale com o técnico, via chat.

https://support.microsoft.com/pt-pt
Infelizmente a Microsoft está a passar por tempos dificeis, com o despedimento de milhares de técnicos informáticos.

Eu noto isso nos problemas que têm acontecido com o windows 10 e outro software da marca Microsoft.

Esperemos que no futuro consigam resolver estes problemas.
Infelizmente a NOS deixou de ter servidores de mail e passou tudo para a Microsoft, os mails que eram da TvCabo/Zon, pertencem agora há Microsoft. Sendo assim a NOS nao tem qualquer maneira de poder ajudar.



Quando existem esses problemas, o melhor é criar uma conta nova no outlook, e para isso nao precisa da NOS para nada.

Basta ir à página da Microsoft e criar um novo email:



https://signup.live.com/signup?cbcxt=mail&wreply=http%3a%2f%2fmail.live.com&id=64855&lic=1&OLrefer=merchsite&uaid=b1f928724e5c45d58152fe52921043cc
Existem mais utilizadores com o mesmo problema e no forum de apoio da Microsoft, descobri estas duas respostas, nao sei se servirao para alguma coisa, mas é o que a Microsoft escreveu.



O melhor é mesmo entrar no Chat do apoio da Microsoft e explicar o problema, pode ser que haja outra soluçao.



https://answers.microsoft.com/pt-br/outlook_com/forum/oemail-osend/cliente-outlook-n%C3%A3o-consegue-enviar-mail/eb7a7974-4d57-45da-920f-34d860e5cb5a



https://answers.microsoft.com/pt-br/outlook_com/forum/oemail-oapps/erro-0x800ccc66-no-envio-de-emails-do-outlook-2013/c80fa960-17ca-4d0f-9a1c-6376cee1f6d7
E ainda as pessoas se queixam do apoio técnico da NOS.



Pelos vistos, o apoio da Microsoft ainda é pior.

Como se pode admitir, que uma empresa como a Microsoft, desconheça a quem pertence um dominio adquirido pela própria empresa?!



A Microsoft está a sofrer uma grande restruturaçao, com milhares de despedimentos, incluindo os melhores quadros informáticos, e isso está-se a reflectir na qualidade dos seu produtos.

Esperemos que depois desta restruturaçao, a empresa estabilize.
Marco Lopes,

Vá a este link que ensina a resolver o problema.

https://answers.microsoft.com/pt-br/outlook_com/forum/oemail-oapps/email-contas-zonmailnetcabo-e-acesso-outlookcom/cb3cd310-eb65-4ece-9d29-34bc32556d5b

1. Acesse á sua conta através de https://account.microsoft.com

2. No topo da página, clique em Suas informações

3. Caso seja solicitado um código de segurança, selecione uma de suas informações de segurança e digite o código recebido.

4. Em Alias da conta, adicione um endereço de email (domínio Outlook.com) como alias.

5. No alias que irá ser criado, clique em "Tornar como principal"

Com as respostas que dão, significa que

A a partir de hoje todos podemos utilizar os domínios (palavras)

NETCABO

e

ZONMAIL

como bem entender, uma vez que a NOS diz que não tem qualquer responsabilidades sobre eles.

Uma atitude vergonhosa por parte da NOS!


E o que vai acontecer aos domínios de alojamento de páginas web como os domínios:

homepage.oninet.pt/dominio/

e

dominio.planetaclix.pt
 

Também serão descontinuados? :sob:

Mantenho actualmente seis e-mail’s oninet.pt e dois clix.pt . Mantenho também duas homepages oninet.pt e duas planetaclix.pt .


Acho que o link explica tudo.


https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/descontinuacao-servico-de-email-14002  tens aqui


Olá a todos,

@Carlos C. a descontinuação abrange apenas os serviços de email.

@Titan movemos o seu comentário para o tópico já existente, onde pode encontrar informação adicional sobre este tema. 

Mas nada de resposta concreta

 

Por isso mesmo aconselho toda a gente a considerar estes serviços como “MORTOS” e migrar o quanto antes para outras plataformas!


Boa tarde.

 

Vocês apenas garantem a migração dos e-mails em caixa de entrada, pelo que questiono se existirá alguma msg que o email Clix, passou para gmail/ou outro. Estamos a falar de quase 20 anos de divulgação do meu email para os meus contactos.

 


Comentário