Header

Segurança


Reputação 1
Crachá
Cuidado, andam a invadir a aplicação Nos, pedindo para atualizar. O pretexto é que a aplicação está a ser renovada. A origem da intromissão parece ser a Roménia.

2 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Olá @ANTÓNIO GUEDES DA SILVA,

Agradecemos o alerta.

Contudo, para o podermos ajudar pedimos que nos detalhe a informação que nos deu, por favor.
Reputação 1
Crachá
1. Hoje de manhã, pouco depois das 06 horas, entrei na aplicação NOS Cliente, cuja sessão por vezes esqueço de desligar, com o objetivo de ver se os valores da minha conta tinham sido atualizados depois do pagamento habitual.

2. Quase de imediato apareceram dois ecrãs de fundo azul com logótipo e o texto habitual da NOS, acrescentando porém que a NOS estava a proceder à atualização do aspecto da aplicação acima referida, que decorreria no espaço de algumas semanas, pelo que eu deveria fazer a atualização no Google Play.

3. Curioso, cliquei no link disponibilizado para o Google Play (havia outro para o Apple) e foi-me pedido que inserisse de novo a palavra passe.

4. Dei-me conta logo a seguir que estava a ser solicitado para a palavra passe, não da NOS Cliente, mas sim da Conta Google!

5. Percebi de imediato que a minha curiosidade, fundamentada na confiança que tenho na NOS, de que sou cliente, nas suas várias denominações, há quase trinta anos, me levara a cair num erro que tratei logo de seguida de corrigir.

6. A Conta Google foi restaurada, a aplicação NOS Cliente foi reinstalada, e as passwords de ambas foram mudadas.

7. O meu anti vírus AVAST estava ligado e na circunstância estava a usar a VPN dessa marca.

8. Informei que a origem da tentativa de intrusão acima descrita foi a Roménia, porque assim ficou gravado no histórico da NOS.

9. Creio que o meu problema ficou sanado com as reinstalações e as mudanças de passwords. Escrevi no Fórum como um alerta para a comunidade de utilizadores. Agradeço portanto a atenção disponibilizada e sugiro que estudem e informem a ocorrência, que pode ter afetado mais clientes.

Cumprimentos.

Comentário