Header
Pergunta

Renovação contratual Indevida


Minha mãe, de 77 anos recebeu, no dia  18 de Maio de 2020, uma chamada do departamento comercial e fizeram-lhe uma proposta, a qual seria enviada por email e teria que ser respondida.

 

O e-mail não foi respondido, e embora tenha sido confirmada a aceitação, foi-lhe informado que teria 14 dias para reverter o pedido de renovação - que implica fidelização por mais 24 meses. Não lhe foi oferecido qualquer melhoria de serviço, ou seja, seriam mantidos os serviços mínimos com equipamentos obsoletos.

 

Ao tomar conhecimento da situação (sou filho da titular da conta) entrei em contacto com o mesmo departamento, no dia 21 do mesmo mês, por forma reverter o pedido e que a confirmação dada ao telefone não teria mais efeito, voltando assim a um contrato não fidelizado.

 

Fui também informado que durante os primeiros 24 meses (período de fidelização) foi ativado um pacote de canal infantil que, embora 12 meses tenham sido gratuitos, outros 12 meses foram cobrados. Foi solicitado então a sua desativação, visto nunca ter sido utilizado - ou seja, durante 1 ano andaram a cobrar um canal infantil a uma senhora de idade, sem conhecimento por parte dela.

 

Face o exposto, recebi uma nova proposta, e por necessitar estar mais informado sobre ofertas de outras operadoras e não ter sido totalmente do meu agrado, ficou combinado que seria novamente contactado no dia 25 (Maio / 2020). Tal não aconteceu, porém, embora não tenhamos sido contactados, surge na área de cliente um novo “Comprovativo de Venda” - que não foi solicitado.

 

Que fique registado que até hoje, dia 26 de Maio de 2020, NÃO pretendemos voltar a fidelizar o serviço e NÃO foi aceite qualquer nova oferta. Caso tal seja decidido, que existam comunicações (sejam gravadas ou por e-mail) que comprovem a autenticidade.

 

Esta atitude é uma vergonha e demonstra total falta de escrúpulos.

 

 


16 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DPR.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

 @Tiago C. , a mensagem privada foi enviada. Obrigado.

Tem piada (ou nenhuma).. O tal pacote mini play, ou seja como for o nome, já não mostra a informação que foi desactivado. Parece que andam a brincar com isto. Se a situação não ficar esclarecida e resolvida até o final do expediente, iremos a una loja da NOS exigir um comprovativo e aproveitar para fazer queixa no Livro de Reclamações.

 

Que fique registado:

 

Após algumas trocas de informação com o colaborador  @Tiago C. , determinou-se que:

 

“ Vemos que neste momento a situação já foi corrigida e o tarifário reposto.”

 

Ou seja, ao assumir que a situação foi “corrigida”, implica ter havido um erro, no entanto, não foi esclarecida a causa.

 

Também fui informado que:

 

“ O comprovativo de venda irá manter-se, uma vez que mesmo durante pouco tempo, foi um tarifário que esteve ativo.
Contudo, se for consultar o mais recente, confirma que está de acordo com as condições que tinha anteriormente. “

 

A informação é falsa. Não existiu, mesmo que por “pouco tempo”, qualquer venda. Também não se verificou qualquer alteração na área do cliente.

 

A situação implica a deslocação desnecessária de uma pessoa de idade, no denominado “grupo de risco” face a epidemia do Covid-19, a uma loja física por forma obter comprovativos da situação.

 

Pelos motivos descritos acima, será numa primeira fase registada queixa em Livro de Reclamação. Por trata-se de uma suposta venda sem permissão ou qualquer registo que sustente a afirmação, tal poderá caracterizar-se por burla ou outro crime que implique a falsificação do contrato, que será então comunicada aos órgãos competentes.

Boa noite,

Se já passaram por uma situação semelhante, agradeço a vossa ajuda.

Em março ,com a data do contrato NOS a chegar ao fim ,decidir consultar o mercado para ver o que seria mais vantajoso...renovar com a NOS ou trocar por outro fornecedor…

Após várias conversas telefónicas com a NOS e outro operador concorrente...consegui (presumi eu e perante conversa gravada) obter por parte do operador da  NOS ,as condições necessárias para renovar contrato.

Além do upgrade tecnologico (vários pormenores) ficou assegurado a “oferta” de duas mensalidades...só começaria a pagar dois meses depois...não se verificou até ao momento... continuam a debitar a “nova” mensalidade...além da cobrança do valor da mudança de box (20,00€ + - )…??? 

Conclusão, acho que há aqui uma falta de transparência negocial na hora de renovação contratual...portanto ,no minimo vou reclamar até ver reparada esta situação.

Obrigado.

Olá Carlos,

De facto são muito pouco transparentes e pior: ardilosos. No meu caso, fui forçado a apresentar reclamação no “Portal da Queixa” e a deslocar-me à loja física para obter provas de que a decisão teria sido revertida, assim como também a arquivar uma série de imagens, vídeos e emails trocados relacionado com o assunto, visto que cada colaborador conta uma história diferente de acordo com aquilo que seja mais conveniente na altura.

A reclamação que fiz no Portal da Queixa nunca foi sequer respondida, mas certo é que desde então faço uma visita periódica ao Perfil no site da NOS para verificar se a conta continua como não fidelizada.

Recomendo que faça uma reclamação no Portal da Queixa e compile toda a informação que conseguir. Se não ficar resolvida, é questão de registar queixa no Livro de Reclamações (eletrónico)… que neste caso serão obrigados a responder em 15 dias, com conhecimento das entidades reguladoras.

Apenas não mudei de operador (ainda) por conta da situação do Covid-19, mas está nos meus planos. Isto das operadoras nenhuma é santa e mais se assemelha a um cartel, mas entre as piores escolho a menos desonesta.

 

Cumprimentos

O portal da Queixa é apenas mais um local público onde dar a conhecer as dificuldades a outros consumidores. Se quiser de facto obter resposta dos prestadores de serviços deve fazê-lo directamente ao prestador de serviços (página da Provedoria NOS ou Livro de Participações nas Lojas) ou através da entidade reguladora - ANACOM (Livro de Reclamações , também disponível a versão papel nas Lojas).

Estou de acordo, o Portal da Queixa não tem qualquer representatividade legal, mas pelo motivo de tornar público (como referiu correctamente), as vezes parece assustar as marcas mais do que a própria queixa no Livro de Reclamações, que pessoalmente deixo como recurso a quando os meios “amigáveis” não chega aos seus viés. Vejo como uma ferramenta que dá oportunidade da marca de se redimir, pois caso exista resposta e resolva a situação, a imagem pode ficar menos manchada.

Na lista mencionada, quando a situação não fica resolvida, nem sequer entro em contacto com as provedorias. Tenho pouca experiência, mas creio que seria mais do mesmo.

Apenas um off-topic: O Portal da Queixa tem uma série de falhas, mas apesar de tudo, em muitos casos funciona para o propósito...

Sim, também concordo. Quando o propósito é dar a conhecer a outros consumidores as manhas e artimanhas que as marcas usam, por vezes de forma deliberada e recorrente, alertando assim para que outros as evitem.

O PdQ é inócuo, caso se pretenda também uma resposta/correcção/compensação.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Carlos Alberto Soares da Costa.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.

Minha mãe, de 77 anos recebeu, no dia  18 de Maio de 2020, uma chamada do departamento comercial e fizeram-lhe uma proposta, a qual seria enviada por email e teria que ser respondida.

 

O e-mail não foi respondido, e embora tenha sido confirmada a aceitação, foi-lhe informado que teria 14 dias para reverter o pedido de renovação - que implica fidelização por mais 24 meses. Não lhe foi oferecido qualquer melhoria de serviço, ou seja, seriam mantidos os serviços mínimos com equipamentos obsoletos.

 

Ao tomar conhecimento da situação (sou filho da titular da conta) entrei em contacto com o mesmo departamento, no dia 21 do mesmo mês, por forma reverter o pedido e que a confirmação dada ao telefone não teria mais efeito, voltando assim a um contrato não fidelizado.

 

Fui também informado que durante os primeiros 24 meses (período de fidelização) foi ativado um pacote de canal infantil que, embora 12 meses tenham sido gratuitos, outros 12 meses foram cobrados. Foi solicitado então a sua desativação, visto nunca ter sido utilizado - ou seja, durante 1 ano andaram a cobrar um canal infantil a uma senhora de idade, sem conhecimento por parte dela.

 

Face o exposto, recebi uma nova proposta, e por necessitar estar mais informado sobre ofertas de outras operadoras e não ter sido totalmente do meu agrado, ficou combinado que seria novamente contactado no dia 25 (Maio / 2020). Tal não aconteceu, porém, embora não tenhamos sido contactados, surge na área de cliente um novo “Comprovativo de Venda” - que não foi solicitado.

 

Que fique registado que até hoje, dia 26 de Maio de 2020, NÃO pretendemos voltar a fidelizar o serviço e NÃO foi aceite qualquer nova oferta. Caso tal seja decidido, que existam comunicações (sejam gravadas ou por e-mail) que comprovem a autenticidade.

 

Esta atitude é uma vergonha e demonstra total falta de escrúpulos.

 

 

Acabaram de fazer o mesmo ao meu Pai 😡 É desta vez que o convenço a mudar de operador até ser respeitado e bem tratado como cliente de quase 20 anos! Para ajudar, a área de cliente é apenas adequada à venda… não há nenhuma direta por email para apresentar uma reclamação/insatisfação! Vergonha é pouco perante uma agressividade comercial abusiva, que se aproveita da idade das pessoas para fazer destas coisas!

Para maior vergonha o link de acesso ao Provedor encaminha para o “nada”… área de cliente….😡

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Alvaro Ferreira.

Lamentamos o transtorno. 

Detalhe-nos, por favor, a situação para que possamos prestar a melhor ajuda.

Obrigado 

Boa noite @Alvaro Ferreira.

Lamentamos o transtorno. 

Detalhe-nos, por favor, a situação para que possamos prestar a melhor ajudar.

Obrigado 

Bom dia, o meu Pai recebe uma prp por escrito para validar sem ter aceite nada! Tenho o email com a prp que enviarei às autoridades competentes para validarem que métodos e como são “fechados” compromissos com quem nem percebe metade do que lhes é dito ao tlf! E só ainda não mudei de operadora para os meus Pais, porque estou longe deles e não quero agir da mesma forma que Vocês! Facilmente me faria passar pelo meu Pai fomos dados pessoais na mão! 

Reputação 7
Crachá +1

Para maior vergonha o link de acesso ao Provedor encaminha para o “nada”… área de cliente….😡

Olá @Alvaro Ferreira,

É possível contactar a Provedoria NOS, por aqui.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Alvaro Ferreira e @Diogo S.

@Alvaro Ferreira, pedimos que nos envie o número de cliente em questão para o @Fórum por mensagem privada, por favor. 
Vamos ajudar!

Obrigada 

Comentário