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Como distribuir a internet pelos números de telemóvel na Área de Cliente


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Crachá +6

❗Atenção❗ Esta funcionalidade encontra-se descontinuada para os novos tarifários de telemóvel NOS.De momento a possibilidade de distribuir internet,os dados móveis, entre os telemóveis não se encontra disponível. 

Os tarifários compatíveis mantêm o acesso a esta funcionalidade. 

 

Todos os clientes NOS podem gerir os seus serviços, de uma forma simples, autónoma e gratuita, através da Área de Cliente ou App NOS.

Para aceder aos nossos canais digitais, associe os seus serviços a um registo único no NOS ID, saiba aqui como criar o seu registo.

Neste artigo explicamos-lhe, passo a passo, como pode distribuir os dados móveis entre os números de telemóvel NOS, que possuem esta possibilidade, através da nova Área de Cliente. Consulte também como alterar a distribuição e internet dos seus números de telemóvel através da App NOS.

 

  1. Aceda à Área de Cliente, introduza os seus dados de acesso e clique em "Entrar". Se ainda não se registou, veja aqui como o pode fazer;

     

  2. Selecione um dos serviços de telemóvel;

     

  3. Na aba “Distribuir internet móvel” para definir ou alterar a distribuição de internet, basta selecionar “Alterar distribuição de Internet”;

     

  4. De seguida, utilize os cursores para rever e alterar a distribuição da internet entre os números de telemóvel. Terminando, basta selecionar a opção “Guardar alterações”;

     

  • Distribua a internet, movendo os respetivos cursores de cada número de telemóvel, e faça a gestão do “total de plafond” e “por distribuir”. A opção de “Guardar alterações” é disponibilizada após a distribuição de todo o plafond de internet;

 

  • Caso pretenda repor os valores iniciais clique na opção no topo da página;

 

  1. Após escolher a opção “Guardar alterações”, surge o pedido para confirmação da sua escolha, selecione novamente “Guardar alterações”;

 

  1. Por fim, recebe uma mensagem de confirmação da gestão efetuada;

 

Saiba como alterar a distribuição de internet dos seus números de telemóvel através da App NOS aqui.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play, para Android, App Store para iOS e App Gallery para Huawei.

 

Caso tenha alguma dificuldade neste tema, partilhe connosco. 


369 Comentários

Reputação 1
Crachá

Bom dia!

Não consigo distribuir internet entre 2 cartões de telemóvel NOS (nenhum destes é WTF).
Quando selecciono essa opção, na área cliente, surge “Sem resultados”.

Como fazer?

Boa tarde, não há como fazer, em virtude de esse serviço ter sido descontinuado, já não é possível fazer a distribuição de dados móveis entre telemóveis.

Obrigado pela resposta. Acho lamentável esta decisão  pela NOS, que naturalmente beneficiava os clientes. Devem então atualizar o site. De qq forma, vou reportar à ANACOM.

Cump.

@manuelsnog Qual o link para reportar à ANACOM? Pode, p.f., enviar?

Reputação 1
Crachá

Boa tarde

 

Não consigo fazer a distribuição de internet móvel pelos meus 4 cartões na minha área cliente.

Eu sei que este serviço foi descontinuado, no entanto o meu contrato inicial ainda vigora e a mensalidade até aumentou entretanto - atualização de preços.

Não procedi a qualquer alteração de serviço ou renovação de contrato. Também não fui informado dessa alteração pela parte da NOS nem me foi proposto uma alternativa.

Assim sendo solicito que seja redistribuída a internet móvel contratada pelos 4 cartões de forma equitativa.

 

Obrg

Filipe

A unica opção é pela área de cliente. Se não consegue é porque está descontinuado.

Entendo que esteja descontinuado. Mas para mim é igual ao litro, não podem simplesmente cancelar-me um serviço sem avisar e muito menos sem qualquer ajuste no tarifário, festas só no parlamento, em minha casa não. Aguardo resolução do problema por parte dos serviços ao cliente NOS.

 

Obrg

Melhor esperar sentado então, porque o serviço não vai voltar.

Tal como ocorreu ainda este verão passado, nesta mesma situação não irei aguardar muito… No entanto deixei-me dizer que não devia afirmar com toda esta certeza que o conflito não procederá a favor do cliente, influencia outros consumidores e não passa boa informação.

@Filipe Martins Ferreira Como tem resolvido este tipo de conflitos com a NOS? 

Reputação 1
Crachá

A NOS, à semelhança de tantas outras vezes, resolveu proceder a alterações, que determinam permanentemente os serviços (pelos quais pagamos) sem aviso prévio aos clientes.

Desta vez, foi a distribuição de dados móveis por cada cartão.
Sem aviso, a NOS impossibilitou o reajuste desejável para os clientes, ficando o cliente “preso” à última distribuição que tinha feito. Ou seja, metaforicamente, é como ir a um restaurante mensalmente e pedir  um bitoque nos últimos meses e, de repente e sem aviso prévio, na próxima visita dizerem-nos que não podemos pedir iscas pois a nossa última escolha foi bitoque e assim será para sempre.

Depois de contacto via telefone com o apoio ao cliente e email para a Provedoria NOS (que mais não é do que mais um contacto de “apoio” e informação generalista e comercial), a única solução que a NOS apresenta é renegociar contrato e, claro, no mínimo, com novo período de fidelização agarrado.

Pior, é alegarem que como se tratava de um serviço adicional (leia-se extracontratual), não teriam de informar clientes e que não é possível restabelecer ou sequer permitir reajuste.

O que isto significa? Que para a NOS os serviços adicionais não fazem parte do contrato quando são para acabar, mas obrigam a novo contrato quando se trata de repor ou reajustar as alterações de serviço emanadas desse serviço adicional.

Num mercado e país normal, este tipo de conflitos teria resolução célere, mas, por cá, o sistema jurídico (e o pesadelo logístico e processual que acarreta) para a defesa do consumidor é desencorajador, inoperante e arcaico. Por muita legislação que haja para a defesa do consumidor, a aplicação da mesma é comparável a um sketch humorístico dos Monty Python: ridícula e ineficaz.

E assim é, que até há uma operadora multinacional que tem práticas comerciais e de apoio ao cliente para Portugal bem diferentes das que praticam nos outros países.

Assim, a NOS continuará a tomar decisões que prejudicam o cliente e os serviços pelos quais pagam, sem qualquer consequência de monta. 

A única coisa que é pedida - pelos vários utilizadores que aqui já expuseram o seu desagrado - é a possibilidade de reajustar a dita distribuição de dados móveis, de forma permanente e de acordo com o melhor interesse de cada um. A opção de descontinuar o serviço é um ónus da NOS que cada um julgará como entender.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @martinsjcf

Sim, a funcionalidade foi descontinuada para novos tarifários apenas. Isto é, aqueles que ainda mantém o tarifário compatível com a funcionalidade podem-no faze e, por isso, ainda mantemos esta funcionalidade disponível na Área de Cliente ou App NOS.

Quanto à renegociação, sim, cada alteração seja ela para remover ou adicionar produtos tem que ver com o contrato, logo existe a necessidade de um novo contrato.  

@martinsjcf, a oferta da NOS é dinâmica, pelo que existe uma constante evolução. Recordamos que esta funcionalidade apenas ficou indisponível para aqueles que aderiram aos novos tarifários. 

Fale connosco se surgirem questões.

Muito obrigado

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Crachá

Caro @Mário P. ,

#1 A sua resposta contraria todas as informações que me foram dadas, sempre via telefone (que a NOS não gosta de escrever nada para não se comprometer) pelo Apoio ao Cliente e pela Provedoria NOS.

#2 Diz que “funcionalidade foi descontinuada para novos tarifários apenas”. Por favor, defina “novos tarifários”, pois o meu já tem mais de 2 anos.

#3 Também diz que “aqueles que ainda mantém o tarifário compatível com a funcionalidade podem-no faze e, por isso, ainda mantemos esta funcionalidade disponível na Área de Cliente ou App NOS”. Explique-me como, o que considera um “tarifário compatível com a funcionalidade”, pois na APP ou em Browser, tal função não está disponível.

Como informação adicional, tenho dois telemóveis associados e no mesmo pacote da minha conta (há vários anos), não alterei absolutamente nada no meu contrato nos últimos 24/30 meses e utilizei a distribuição de dados várias vezes, tendo sido a última em Julho/Agosto de 2021.
 

 

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos o que diz, @martinsjcf

Os novos tarifários a que nos referimos são aqueles que são agora a possibilidade de escolher qual o trafego que pretende em cada um, algo que não acontecia até finais de 2019, pelo que a partir desta data e com a descontinuação dos tarifário, por exemplo : “Z-total mais roaming” esta funcionalidade deixou de estar disponível para tarifários com designações: “PM_Móvel (...)” Assim, se o seu tarifário ainda tiver a designação PM_ Móvel não conseguirá fazer a gestão. No entanto, caso tenha ainda um Z-total avise-nos para verificarmos o motivo que o leva a não conseguir fazer a gestão na App.  
Verifique, na App NOS, em “Telemóvel” qual o seu tarifário que tem. 

Obrigado

Reputação 1
Crachá

@Mário P. 
A única informação sobre tarifário que encontro (APP e Área Cliente em browser) é “Pacote TV” ou “NOS_100Megas”.
Se o tipo de tarifário de telemóvel é o segredo mais bem guardado na minha área de cliente, p.f. indique-me o caminho/passos a seguir para encontrar essa informação.
Grato.

Reputação 7
Crachá +6

Ao selecionar a opção “Telemóvel”, surge apenas o que diz respeitos aos tarifários de telemóvel. No entanto, a designação que deve aparecer é o número de dados  e min e sms contratados. Exemplo: “1GB 3000min/sms”, @martinsjcf
Saiba como em “Telemóvel”: 

Caso não apareça, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Reputação 1
Crachá

@Mário P. 

Tlm #1 
3GB 7000min/sms
Tlm #2
5GB 8000min/sms

 

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela confirmação, os tarifários que refere não são compatíveis com a funcionalidade, por fazerem parte da nova oferta, @martinsjcf

Lamentamos. Fale connosco se surgirem questões. Estamos aqui para ajudar. 
Muito obrigado

Reputação 1
Crachá

@Mário P. 

Agradeço a disponibilidade, mas o problema mantém-se:
Sem aviso, a NOS impossibilitou o reajuste desejável para os clientes, ficando o cliente “preso” à última distribuição que tinham feito. 

O serviço adicional que a NOS entendeu descontinuar (para alguns clientes que usufruíam dele, pelo que me esclarece) obrigou-me (e a avaliar por este Fórum, a muitas mais pessoas) a ficar com alterações a um serviço contratualizado que derivaram desse serviço adicional.

Ou seja, o @Mário P. apenas confirmou o que Apoio ao Cliente e Provedoria tinham dito: que a NOS não está minimamente interessada em sequer avaliar a questão, excepto pela via comercial.
Creio que também não é a sua função resolver este tipo de problemas dos clientes, mas obrigado pelo esforço.

Pelo menos, fiquei a saber que não tenho em lado nenhum a informação com o nome/tipo de tarifário que uso, que é mais uma pérola da NOS. Casos como este, dava jeito saber.

Manter-me-ei como cliente até outra operadora ter uma oferta financeiramente competitiva com os produtos que pretendo. Pela qualidade geral do serviço (não incluo o seu esforço hercúleo), decerto não será (não apenas este caso, mas todo o funcionamento de plataforma TV, rede de cobertura móvel, estabilidade de internet fibra, apoio ao cliente, etc.)

Bom resto de domingo @Mário P. 

Boa noite, 

Na aplicação da NOS onde faço a gestão do meu serviço (particular) e onde tenho 2 cartões de telemóvel incluídos no pacote, na área de Distribuir Internet só me aparece o seguinte: "Serviço indisponível. Para utilizar a distribuição de Internet, deverá ter mais que um telemóvel associado ao seu serviço". Preciso deste serviço uma vez que quero utilizar dados móveis do outro número associado, sem ser através de hotspot. Passagem de dados de um cartão para o outro. Como faço? 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @PEDRO REGUFE
A nova oferta da NOS permite que o cliente, no acto da contratação, escolha o trafego que pretende ter em cada número o que não acontecia anteriormente, pelo que esta funcionalidade não está disponível para todos os tarifários. 
Diga-nos, por favor, o nome dos tarifários associados à Área de Cliente. 

Obrigado

Boa tarde @Mário P. .

Ambos os telemóveis têm o mesmo tarifário. 2x5GB 2x5000min/sms.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Mário P. .

Ambos os telemóveis têm o mesmo tarifário. 2x5GB 2x5000min/sms.

 

Obrigado

Não é possivel distribuir os dados moveis.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @PEDRO REGUFE

O @Guimas deu a resposta correta. 

De momento, o tarifário que tem é da nova oferta da NOS, pelo que não permite a gestão de trafego entre telemóveis. 
Obrigado

Bom dia @Mário P. .

O que é que é necessário fazer, ou ter, para que esta gestão de tráfego entre telemóveis seja possível?

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia @Mário P. .

O que é que é necessário fazer, ou ter, para que esta gestão de tráfego entre telemóveis seja possível?

Obrigado. 

Não é possivel fazer nada.

Obrigado @Guimas .

@Mário P. Se estamos a falar de uma opção em que não é possível fazer nada para ser alterada ou utilizada, sugiro que a retirem das vossas opções, tanto na aplicação da NOS, como de todo o lado. Não induzam as pessoas em erro.

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @PEDRO REGUFE
Agradecemos a sua sugestão. 

A funcionalidade mantém-se na App NOS, uma vez que existe, ainda, clientes com tarifários compatíveis com a mesma. Contudo, sugerimos que fosse ajustável e que surgisse a opção apenas àqueles que são elegiveis para esta alternativa. 
Muito obrigado

Tenho 3 nrs associados à minha conta. Gostaria de saber como distribuir internet entre os telemóveis, já que existem diferentes necessidades de dados.

Obrigada

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Maria Paula Pereira Rodrigues,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

A nova oferta de internet, dispensa a gestão de tráfego, uma vez que é dada a possibilidade ao cliente na contratação ou renegociação escolher o tráfego contratado em cada telemóvel, o que não se verificava com oferta anterior. 

Se tiver alguma questão adicional, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado 

Acho lamentável que nos novos contratos tenham cortado este serviço. Qual é a lógica de os clientes não poderem gerir a internet móvel como quiserem? Tenho um telemóvel no serviço nos que não utiliza os dados móveis e não me é permitido utilizar noutro cartão esses 6gb.. Ou seja, pagamos os serviços à comandante, e ainda gerem os nossos serviços como entendem? Mais parece os Bancos e seguradoras. É lamentável. 

É uma vergonha, fazerem alterações sem comunicar os clientes. Tanto dinheiro ganham e nem por isso fazem um serviço digno e justo! Sempre a pensar nos lucros... Infelizmente são todos iguais e não resta alternativas. Pagamos o serviço "à comandante" e não podemos decidir o que fazer, neste caso, com os dados móveis. Assim como ligar para os clientes, fazem sempre uma "oferta" que não é oferta, tudo é pago e depois admiram se.. 

Reputação 7
Crachá +2

Sim já á cerca de 2/3 anos que mudaram isso. Por acaso achava vantajoso poder alterar.

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