Header
Destaque Tutorial

Como verificar a cobertura Wi-Fi na App NOS


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22207 comentários

A funcionalidade “Cobertura Wi-Fi” na App NOS vai ajuda-lo a encontrar a melhor solução de Wi-Fi para a sua casa ou empresa, de acordo com as suas necessidades.

A funcionalidade permite mapear as divisões da sua residência de forma a compreender a qualidade do sinal Wi-Fi em cada divisão. Desta forma podemos apresentar-lhe a solução mais adequada para si.

Neste artigo vamos explicar-lhe como:

  • Aceder ao Assistente de Cobertura Wi-Fi na App NOS
  • Verificar a Cobertura Wi-Fi na App NOS
  • Recomendações de Cobertura Wi-Fi

 

Como aceder ao Assistente de Cobertura Wi-Fi

  1. Aceda à App NOS e em “A minha conta” selecione “Internet”. De seguida, em “Ações Internet”, escolha “Despistes técnicos”.
    Em alternativa em “Apoio ao cliente” selecione ”Despistes técnicos”;

 

  1. De seguida selecione “Cobertura Wi-Fi”;

     

  2. Escolha a opção “Continuar”;

     

  3. Aceite os Termos e Condições de utilização do teste de cobertura Wi-Fi e escolha novamente “Continuar”;

     

     

No menu Cobertura Wi-Fi pode:

Conheça as dicas e conselhos para melhorar a cobertura do seu Wi-Fi

 

Verificar a Cobertura Wi-Fi com o Assistente Digital

O teste permite-lhe ter uma maior visibilidade das vulnerabilidades da rede Wi-Fi da rede e soluções para as mesmas. 
Para verificar a cobertura Wi-Fi siga os seguintes passos:

  1. Em “Verifique a sua cobertura” selecione “Verificar Cobertura”. Para iniciar o mapeamento Wi-Fi, com ajuda do assistente digital, escolha “Começar”;

     

  2. Desloque-se para junto do router e selecione a divisão em que se encontra. Escolha “Continuar” para avançar; 

     

  3. Escolha o tipo de utilização de internet que efetua nesta divisão e escolha “Continuar”;

     

  4. Após a análise da rede Wi-Fi escolha “Registar Divisão”;
    Esta ação pode demorar até 1 minuto. Não saia da aplicação nem desligue o telemóvel.

     

  5. Após o registo desta divisão selecione “Continuar a registar” para registar as outras divisões da sua casa.
    Repita os passos 2 a 5 para registar as diferentes divisões da sua casa.

     

  6. Após registar todas as divisões da sua casa, escolha a opção “Terminar”;

     

Recomendações de cobertura Wi-Fi

Após terminar a verificação de cobertura Wi-Fi no assistente digital vai apresentar-lhe a melhor recomendação para melhorar o Wi-Fi da sua casa.

Para consultar as recomendações Wi-Fi siga os seguintes passos:

  1. Na página Visão global da cobertura Wi-Fi pode consultar o estado da rede Wi-Fi em cada uma das divisões da sua casa. Caso precise de voltar a verificar a cobertura Wi-Fi numa divisão, escolha “Alterar”.
    De seguida escolha “Ver recomendações” para consultar a recomendação que o assistente digital tem para si. 

     

  2. Faça a gestão das comunicações de produtos e serviços NOS selecionando “Aceito” ou “Não aceito” e, de seguida, “Guardar alterações”.

     

     

De seguida é apresentada uma das recomendações para melhorar a cobertura Wi-Fi na sua casa:

Cobertura Excelente

O assistente digital verificou que a cobertura é excelente em todas as divisões que mapeou na App NOS. Dessa forma, não tem de preocupar-se pois tem uma cobertura excelente para a utilização que definiu em cada divisão, não existindo necessidade de atuação. 😉

 

Fique ainda a conhecer algumas dicas e conselhos para tirar melhor partido do seu Wi-Fi:

 

Otimizar performance

A sua internet funciona em várias frequências em simultâneo. Uma delas poderá estar sobrecarregada. Ao otimizar a performance, muda de frequência Wi-Fi e permite que a internet funcione melhor.

  •  Selecione a opção “Optimizar performance” e, de seguida, escolha novamente “Otimizar performance” para otimizar a sua rede Wi-Fi. Por fim escolha “Guardar Alterações

 

Saiba mais em:

 

Trocar de banda

A banda em que se encontra ligado apresenta algumas interferências. Trocar a banda Wi-Fi permite que a internet funcione melhor.

  • Selecione “Trocar de banda” e, de seguida, caso tenha alguma das bandas 2.4Ghz ou 5Ghz inativa, ativa-la.

 

Saiba mais Sobre Normas e bandas Wi-Fi em:

 

Diagnóstico Internet

Verificámos que o seu tema pode não ser de cobertura Wi-Fi.
O assistente virtual de internet vai ajudar a diagnosticar e otimizar a sua internet de casa.

  • Selecione “Continuar” e, de seguida, “Iniciar assistente” para iniciar o assistente Wi-Fi.

 

Saiba mais em:

 

Wi-Fi Total

A adesão a uma solução de cobertura Wi-Fi da NOS permite que consiga usar o seu serviço de internet com qualidade em todas as divisões da sua casa.

  • Selecione “Saber mais” para consultar mais informações sobre o Wi-Fi Total e fazer a adesão se assim desejar.

 

 

Conheça mais sobre a solução Wi-Fi total em:

 

Saiba ainda como resolver dificuldades e otimizar a internet de sua casa com o assistente virtual que assegura um processo de diagnóstico e despiste inteligente: 

A funcionalidade está disponível para Android na versão mais recente da App NOS. A disponibilização nos restantes equipamentos iOS ocorre de forma faseada.

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

 

 Saiba mais sobre a tecnologia de Wi-Fi em:

Fale connosco se tiver alguma dúvida, estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.


58 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @José Pereira Reis,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, a que se refere. Estamos sempre disponíveis para ajuda.

Obrigado 

Está feito. Guardei tudo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @jmrgoncalves,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

No passado dia fui a uma loja nos por o problema de ter pouca cobertura de internet na minha casa, na loja foi me dito que se envia-se uma reclamaçao no site sobre esse problema que alguem poderia vir a minha casa a instalar um repetidor. Ora essa reclamaçao ja foi enviada a 2 semanas e ainda na tive nenhuma resposta. Pois entao agora gostaria de saber o que posso fazer para resolver o meu problema, tendo em conta que me foi dito que nao precisaria de pagar pelo aparelho pois era da conta da empresa garantir a cobertura total da casa.

obrigado

não é da “ conta “ da operadora garantir a cobertura. Os plumes estão á venda no site por 10€/mês. É uma boa solução para aumento de alcance.

À venda não, a aluguer sim!

Correto.

No passado dia fui a uma loja nos por o problema de ter pouca cobertura de internet na minha casa, na loja foi me dito que se envia-se uma reclamaçao no site sobre esse problema que alguem poderia vir a minha casa a instalar um repetidor. Ora essa reclamaçao ja foi enviada a 2 semanas e ainda na tive nenhuma resposta. Pois entao agora gostaria de saber o que posso fazer para resolver o meu problema, tendo em conta que me foi dito que nao precisaria de pagar pelo aparelho pois era da conta da empresa garantir a cobertura total da casa.

obrigado

não é da “ conta “ da operadora garantir a cobertura. Os plumes estão á venda no site por 10€/mês. É uma boa solução para aumento de alcance.

À venda não, a aluguer sim!

boa tarde, tenho um pod (wi-fi plume) do qual deixou de emitir sinal (sem luzes e offline na app), queria deste modo sabe rcomo pode ser feita a sua substituiçao

Reputação 7
Crachá +2

No passado dia fui a uma loja nos por o problema de ter pouca cobertura de internet na minha casa, na loja foi me dito que se envia-se uma reclamaçao no site sobre esse problema que alguem poderia vir a minha casa a instalar um repetidor. Ora essa reclamaçao ja foi enviada a 2 semanas e ainda na tive nenhuma resposta. Pois entao agora gostaria de saber o que posso fazer para resolver o meu problema, tendo em conta que me foi dito que nao precisaria de pagar pelo aparelho pois era da conta da empresa garantir a cobertura total da casa.

obrigado

não é da “ conta “ da operadora garantir a cobertura. Os plumes estão á venda no site por 10€/mês. É uma boa solução para aumento de alcance.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @altino valpereiro,

Agradecemos o seu testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que, com auxilio do nosso assistente virtual, verifique a cobertura Wi-Fi através da App NOS. 

Este irá fazer uma análise da cobertura Wi-Fi da sua casa e apresentar-lhe a melhor solução.

Obrigado

No passado dia fui a uma loja nos por o problema de ter pouca cobertura de internet na minha casa, na loja foi me dito que se envia-se uma reclamaçao no site sobre esse problema que alguem poderia vir a minha casa a instalar um repetidor. Ora essa reclamaçao ja foi enviada a 2 semanas e ainda na tive nenhuma resposta. Pois entao agora gostaria de saber o que posso fazer para resolver o meu problema, tendo em conta que me foi dito que nao precisaria de pagar pelo aparelho pois era da conta da empresa garantir a cobertura total da casa.

obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Por aquilo que lindo tópico achei que apenas desse com a internet fibra e não com internet satélite. 
 

Reputação 7
Crachá +1

@OlafAcabo de referir que não é obrigatório. Pelo menos numa BLM NOS conseguimos. E a minha não é considerada “rede de casa" como a dos clientes só 4G ou satélite com 4G.

Ponderei se seria impeditivo pelo que agradeço os testes.

Já agora e sobre o tema @Mário P.@João H. e Fórum proponho que seja estudada a possibilidade de o cliente arquivar os registos e poder repo-los posteriormente em caso de reposição de tlm ou da própria APP. Daria jeito a qualquer cliente mais afoito e principalmente a mim que até já teria vários lugares diferentes em ideia. A intuitividade e a simplicidade da APP cativa-me apesar da experiência meio trôpega que tive e supera algumas apps especializadas que vi e que sendo muito completas exigem muito mais interação e cuidados.

Já agora a possibilidade de serem listadas na APP e identificadas com uma designação feita pelo cliente seria um +….

Reputação 7
Crachá +2

Mas não tem de estar em casa para testar? 

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @Vaz,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Confirme-nos, por favor, se a situação se mantém. 

Estamos a acompanhar este tema internamente a fim de verificar o que possa estar a ocorrer.

Obrigado 

Boa noite @João H. e restante Forum e membros da comunidade.

Em primeiro os meus votos de Boas festas e um Excelente 2023 para todos já que não me lembro de o ter feito aqui publicamente.

 

De seguida venho informar que após inúmeras tentativas acabo de fazer os meus primeiros registos na funcionalidade. Passada a primeira implicância que houve entre mim e a app e que continuo sem conseguir explicar, o processo de registo ocorreu de forma intuitiva e simples.

NOTA IMPORTANTE: apesar de nunca o ter referido, não tenho tido acesso ao router NOS por estar fora, pelo que embora não o divulgasse sempre considerei a possibilidade de interferir com o registo, dado que sempre tentei cumprir as recomendações da app e as sugestões aqui do tópico. Hoje consegui ainda fora de casa, utilizando uma banda larga móvel NOS e na banda 2.4GHz pois nos 5GHz a impossibilidade manteve-se

De qualquer forma o importante será dar como ultrapassada a dificuldade que apresentei embora tencione realizar o registo na instalação de casa quando possível.

Obrigado à moderação e aos colegas de Forum pela atenção e sugestões fornecidas.

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós pelo seu feedback, @Armindo Mateus😊

Com a vossa ajuda e, também, questões vamos conseguir em conjunto esclarecer mais utilizadores. 

Estamos continuamente a acompanhar este tema para melhorar, e temos a certeza que com a vossa ajuda e feedback vamos conseguir. 

Muito obrigado🤗

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @Mário P. 

Obrigado pelo interesse em entender a situação

E possível que seja isso ,visto que a aplicação exige que o primeiro ponto (o mais próximo do router) que qualidade seja no mínimo excelente e como não atingia o excelente ,não deixava avançar para os pontos seguintes .Porque nos seguintes já aceita qualquer nível de qualidade,alias testei num ponto desfavorável da minha casa (Garagem) e já aconselhava um “extensor” rede.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Armindo Mateus
Estivemos a analisar o que aconteceu, no seu caso, e pode acontecer, uma vez que o 1.º manómetro mede unicamente valor de RSSI enquanto o 2.º é o cruzamento de informação entre o RSSI medido e o SpeedTest.

Muito obrigado pela sua ajuda.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Vaz,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Confirme-nos, por favor, se a situação se mantém. 

Estamos a acompanhar este tema internamente a fim de verificar o que possa estar a ocorrer.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Diogo S.,

Agradecemos o seu testemunho relativamente à mensagem de termos e condições da funcionalidade.

Estamos a trabalhar para rever e alterar o processo de forma a que este se tornar mais user friendly.

Obrigado 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Alberto Caeiro 5,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a compreender.

Partilhe connosco, por favor, prints dos resultados das 2 apps.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +1

Boa noite @Mário P. e todos

 

Infelizmente não consegui até ao momento superar a parte do primeiro registo. Fica sempre por aí. Já percebi que só lá vai com sinal excelente mas o esquisito é que por mais excelente que esteja acaba sempre por falhar e mostrar uma indicação de sinal péssimo (posso estar a indicar um ecrã que derive da falha e não do sinal efetivo mas que sei que o sinal é excelente sei. Mais não posso porque a certo ponto se colocar o telemóvel mais próximo (o que nem deveria ser sugerido e nomalmente até é contraindicado) fico é sem sinal na app

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 😊

Muito obrigado pelo vosso feedback e alerta. É importante para nós.

@Armindo Mateus, ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 

@Vaz, diga-nos, por favor, se a situação ainda se mantem. 

@Diogo S., endereçámos a sua questão, assim que tenhamos resposta partilharemos consigo. 

Qualquer questão, falem connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Boas noite a todos

 

@Mário P.já funciona .

Já consigo ver os últimos mapeamentos das divisões. 👌

Permanece é o pedido dos termos e condições

 

A seguir  ao bem vindo

 

 

Ter que estar sempre a aceitar os termos e condiçoes ,so para ver os mapeamentos

Mas ja funciona

 

Nota : Do meu lado nao fiz nada,simplesmente tentei novamente e funcionou.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Por mim também não tem problema @Mário P. Aguardo sem proplema

Reputação 7
Crachá +1

Muito obrigado pelo vosso feedback. 

@Vaz e @Armindo Mateus, infelizmente e, de momento, não conseguimos testar esta funcionalidade, pelo que endereçámos. Assim que tenhamos resposta partilharemos convosco. 

@Diogo S., o acesso que está a realizar é pela opção “Pesquisa” ou “Apoio Técnico”? Verifique se em ambas as formas os termos surgem. 
Obrigado

Obrigado pelo apoio. 

Não estou preocupado com a dificuldade e aguardo a resposta embora vá tentando.

A minha preocupação era que, sabendo que não era o único, a situação se complique com outros, por não conseguirem saber o que fazer.

Fica o alerta que pode haver dificuldades embora saiba que a minha versão da app é anterior à referida nas indicações. não tem estado até ao momento disponível a nova versão na Play Store

Reputação 7
Crachá +1

@Mário P.,

Acabei de testar e surgem das duas formas.

Comentário