Header
Destaque

Box Apple TV 4K testada por Diogo


Reputação 7
Crachá +1
  • Super User
  • 1834 comentários

Fotografias @Diogo 

Olá comunidade ☀️,

 

Preparei-vos mais uma review!

Para vos inteirar sobre o assunto, em 2020 fui convidado a testar a NOS TV na Apple TV 4K (1.ª geração).

Neste artigo foco-me no processo de troca para a nova Apple TV 4K (2.ª geração) e tudo o que ela inclui! 🤩

Em todos os meus artigos a vossa participação e questões respeitando o tema são bem-vindas. Deixem o vosso parecer em baixo. 

 

Envio

O envio foi de 1 dia útil e entregue por estafeta, tal e qual como os Super Extenders da Plume. Espreitem aqui.

 

Conteúdo da caixa

A box;

Comando da Siri;

Cabo lightning para USB;

Cabo de alimentação;

*Cabo HDMI;

*Cabo Ethernet 

 

(*) Fornecidos pela NOS. 

Se a box for adquirida no site da Apple ou através de um Revendedor Autorizado Apple esses mesmos cabos são vendidos à parte.

 

Instalação 

Foi um processo imensamente simples.

Desconectei apenas a box anterior dos cabos e conectei a nova aos mesmos.

A *configuração foi feita pelo iPhone, e os poucos passos a seguir aparecem no ecrã de forma descomplicada. 

A NOS TV é apresentada na configuração inicial e associa-se de imediato à tua conta de cliente. Sem mais logins! ❌

*Tens de ter um Apple ID para avançar.

 

O que melhorou em relação à geração anterior?

Mantêm-se as 3 entradas para HDMI, Ethernet Gigabit e Alimentação. 

Visualmente a box é indistinguível, mas não se deixem levar pelos looks porque as alterações encontram-se no interior! 

 

Vão poder *transmitir (por Airplay) e reproduzir vídeos em *4K HDR Dolby Vision com taxa de fotogramas elevada a 60fps, proporcionando uma experiência de visualização mais suave e realista. 

A entrada HDMI é 2.1 e a norma Wi-Fi 6 (802.11ax) está, igualmente, presente no último router (6.0 FTTH) que a NOS lançou no ano passado.

 

Vale mencionar que esta box funciona com Thread, um sistema de rede mesh que ajuda a box a comunicar com os mais variados dispositivos inteligentes tais como: fechaduras eletrónicas, adaptadores de tomada, lâmpadas/interruptores, sensores, câmaras e + instantaneamente. 

 

*Requer iPhone 12 Pro ou superior.

*A vossa TV necessita de suportar estes formatos. 

 

Capacidade

A NOS tem a versão máxima de 64Gb disponível. Considero mais do que suficiente para descarregarem tudo o que quiserem sem atingir o limite de espaço ou verificar lentidão na navegação ou enquanto assistem a algum conteúdo.
 

Siri Remote

Emparelhamento 

Sem qualquer passo a seguir. 

Ao clicar comunicou com a box desde o primeiro segundo. 

 

A Apple repaginou o acessório, adicionando botões novos para alguns recursos dedicados que tornam-o mais ergonómico. É confortável ao toque devido à sua espessura e comprimento. É também mais resistente pois já não utiliza vidro, mas sim alumínio.

O novo Siri Remote (Bluetooth 5.0) tem um clickpad sensível ao toque com botões direcionais que funcionam super bem para avançar ou retroceder nos filmes e séries que vais ver na NOS TV e noutras APPS. 

Foram adicionados os botões ON/OFFMute e Voltar (que substitui o botão “Menu”).

O botão Siri, por sua vez, foi reposicionado agora na lateral direita.

 

Carregamento 

Permanece pela porta Lightning. 

Sem USB-C pessoal.

Curiosidade: É possível desativar os toques na superfície touch indo às definições da box.

 

Apple TV Remote

Esta funcionalidade pode substituir o comando físico. Dou por mim a utilizá-la na maior parte do tempo porque tenho o meu iPhone sempre à mão.

Assim, posso escrever com maior facilidade e rapidez quando estou a pesquisar algo, por exemplo, na minha conta do Youtube ou quando é necessário digitar o e-mail e password.

Encontra-se na Central de Controlo, e está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch.

*Opções de touchpad e botões direcionais disponíveis.

 

NOS TV+

Este serviço é apenas necessário caso tenhas uma box própria.

Permite usufruires da NOS TV na Apple/Android TV em qualquer parte da casa, dependendo da ligação da rede Wi-Fi do vosso serviço NOS.

A 2,49€ p/mês é um custo consideravelmente menor que alugar uma box extra ao operador. Basta aderir uma vez, onde vos permite fazer login na APP até 3 dispositivos em simultâneo com qualidade Full HD/4K.

 

Como aderir?

Deves instalar a App NOS TV e clicar em “Saber mais” e “Ativar grátis”.

*Ambas as imagens retiradas do site da NOS.

 

O que tem de diferente do Chromecast e Airplay?

Tudo. É uma APP pensada e desenvolvida especificamente para assistir aos conteúdos na TV da maneira mais cómoda e imersiva para o utilizador.Quando fazem Chromecast ou Airplay estão apenas e só a transmitir os conteúdos na TV em menor qualidade de imagem.

 

 

NOS TV

Sou felizardo por ser Piloto de ambas as versões da NOS TV para boxes Android TV e Apple TV, por isso tenho vindo a testá-las intensivamente. 

A APP é muito user friendly. Fornece uma interface limpa, intuitiva e navegação ultra rápida. Contém praticamente todas as funcionalidades a que estamos habituados da box convencional mas com uma fluidez brilhante. 

Está bastante madura, os canais têm imagem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e melhora progressivamente ficando cada vez mais completa.

Acontece apenas algum delay nos programas em direto, o que é normal por se tratar de um serviço OTT. 

Nem vou começar a falar do splash screen ao aceder à APP. 🤯 O bom gosto predomina! 

 

Existe APPS além da NOS TV?

Sim! A App Store permite-vos fazer o download de todas as vossas plataformas de streaming favoritas (Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Spotify etc) e muito mais. 

 

Apple TV, APP Apple TV e Apple TV+

Um pouco confus@? Eu ajudo. 

Apple TV 4K é a box que torna a vossa TV numa Smart TV. 

APP Apple TV conta com filmes recentes que podem ser alugados/comprados em 4K Dolby Vision e som Dolby Atmos!

O serviço Apple TV+ é uma plataforma de streaming que reside na aplicação Apple TV e carece de uma subscrição mensal para poderem assistir ao catálogo de Apple Originals (filmes e séries) de alta qualidade.

 

UMA v2 ou Apple TV

Deixem-me começar por dizer que a Apple TV  (1.ª e agora 2.ª geração) dá outra vida à NOS, e ao mesmo tempo uma valente abada a qualquer outra box que utilizamos até hoje. 

É a minha box principal desde 2020. 🗣️️️️️ Surpreendidos? 

Está numa categoria dela própria. Todo o seu funcionamento é exímio. 

São fornecidas por largos anos atualizações constantes de software, ou seja, novas funcionalidades e correção de erros para o desempenho estar sempre em alta.

Além das especificações que mencionei ao longo da review, conta com uma store (App Store) repleta de APPS para todos os gostos. 

É bastante mais costumizável face à UMA e podem organizar as aplicações em pastas. 

Para quem evita ao máximo o uso de cabos quando não são necessários, a box descarta os cabos coaxial e ethernet podendo ser ligada por Wi-Fi.

Psshhh… os screen savers épicos somam pontos! 

 

A UMA v2 tem tido melhorias e está mais completa acompanhada de um comando por voz bem atual. Vejam aqui.

Conta com APPS de streaming como a Netflix e Amazon Prime Video e o Youtube, mas não muito mais do que isso. É muito dependente de acordos entre a operadora e as empresas detentoras dos conteúdos. 

Por agora, requer o cabo ethernet e coaxial, contudo, está previsto poder ser ligada por Wi-Fi.

Update: Wi-Fi disponível na UMA v2 👇🏼

 

Devo comprar/alugar a Apple TV?

Aos clientes UMA que dão valor a uma box com desempenho global excelente, acesso a todos os conteúdos num só equipamento e desfrutar da NOS TV da melhor forma possível, não pensem duas vezes. 

Tenham em conta que em regime de aluguer à NOS obtêm toda a ajuda necessária pelos meios habituais, e em última instância a troca do equipamento. 

 

Se tens uma Apple TV 4K da 1.ª geração e não sentes uma necessidade específica pela alta taxa de atualização Dolby Vision, padrão de rede Wireless mais recente ou suporte para Thread (acessórios HomeKit) não creio que comprar seja a melhor opção. 

 

O novo comando é um dos pontos a considerar para ti? Encontras-o à parte na loja online da NOS.

Testei e funciona perfeitamente com a ATV de geração anterior. 

 

Como posso obter uma box Apple TV?

Há a possibilidade de alugarem a ATV por 7,49€ p/mês ou adquirí-la a pronto na loja online ou *física da NOS a 219,99€, aqui.

 

(*) Mediante stock existente.

 

Ofertas 

É-vos oferecido 3 meses de Apple TV+ na ativação da box.

Como já tive essa oferta na 1ª, desta vez a Apple incluiu o serviço de jogos Apple Arcade pelo mesmo período de 3 meses. 

Podem emparelhar os vossos comandos das consolas para jogar! 🎮

 

A vocês 

Divirto-me muito a criar e partilhar convosco estas reviews. É uma paixão minha e um hobbie as telecomunicações, por isso gosto tanto de estar a par das novidades, pôr as mãos no produto mais recente e ajudar da melhor maneira que consigo. 

A gratidão é imensa por acompanharem, enaltecerem e gostarem do que tenho a dizer sobre os diversos assuntos.

 

Não é ao acaso que já somos 80 mil membros e a somar a passos largos ❤️

 

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros. 

 

2022 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local.

 


22 Comentários

Reputação 7
Crachá +4

Boa review.

Sabes se o novo comando é compativel com a box da 1ª geração?

Parece-me bem melhor de manusear que da box que tenho.

Reputação 7
Crachá +1

Olá @dxnog,

Muito obrigado! ☺️

Sim, é compatível. Encontras essa info na review. ✨

Reputação 7
Crachá +1

Excelente review @Diogo S.💪,

Não tenho assim tanto jeito para fazer review, mas adoro lê-las, e as tuas são incríveis! 

Um bem haja camarada 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos, 

Agradecemos o seu testemunho sobre a nova geração da Box Apple TV 4K, @Diogo S.  

Mais uma vez,  presenteou à comunidade uma excelente review  e com bastante detalhe. 😊 Ficamos contentes que esteja a disfrutar na nova Box, e todas as novidades que esta confere! 

Agradecemos que, novamente, através do Fórum NOS, partilhe a sua experiência connosco e com a comunidade. Acreditamos ser uma mais valia para todos os que ainda têm alguma dúvida a verem esclarecida.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Diogo S.

Excelente a review! 😎

De certo que a sua opinião pode ajudar utilizadores que pretendam conhecer a Apple TV (v2) e NOS TV+. 

Muito obrigado pela partilha e pelo contributo que presta à comunidade. 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Bruno Aleixo@João H. e @Mário P.,

Estou super lisonjeado, muito obrigado! 😍

Vocês fazem toda a diferença na nossa crescente comunidade.

Agradeço-vos muito pelas constantes mensagens de carinho.

Reputação 3

Boa review.

Uma pergunta dá para trocar a v1 pela v2? 

Reputação 7
Crachá +1

Boa review.

Uma pergunta dá para trocar a v1 pela v2? 

Tudo é possível, quando fazes uma renegociação contratual. 

Um bem haja 

Review espetacular @Diogo S. cheia de vida e boas energias. Nota-se que te estás a divertir ao mesmo tempo que escreves uma das mais completas reviews que alguma vez li. Muito bom

 

Já agora, qual é o comando de que gostas mais das duas?

P. S. Também acho os screen savers excelentes. Dão amplitude a qualquer casa, a sala fica a parecer maior 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @CP001,

Uau, o teu comentário fez o meu dia. 🥺

Muito obrigado pelos rasgados elogios! 

Entre ambos, prefiro o Siri Remote da ATV 4K de 2.ª geração. Permite-me ter um maior controlo e precisão e é significativamente mais agradável na mão.

Fiquei fã do clickpad. 

Reputação 7
Crachá +2

Está excelente! Parabéns. 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Olaf,

Deixa-me muito contente que tenhas gostado. ☺️

Obrigado pela apreciação! 

Reputação 7
Crachá

Woww, que bela review ao equipamento Apple TV 4K e serviço NOS TV!! Das melhores que por aqui passaram. 😎

Parabéns pela composição e opinião transmitida para a comunidade @Diogo S. Tocas em todos os pontos, de forma bastante clara e tambem transparente.  👏 Venham mais coisas destas aqui no Fórum, gostei

 

Percebi que és um aficionodo ou pelo menos apreciador dos gadgts Apple. Sentiste muitas diferenças ente esta box e anterior?

Reputação 7
Crachá +1

Olá @DalleyBorges,

Grato pela tua opinião! Mais estão por chegar. 😍

Aproveito para dizer que o meu gosto pessoal por X marca não influencia ou branqueia a minha opinião.

A verdade é que a Apple é muito consistente no que toca ao lançamento de produtos de excelência. Combinando com a APP NOS TV, temos a melhor experiência de TV até hoje. 💥

Acredito mesmo que qualquer um fica satisfeito com uma ou com outra. Numa utilização comum, a fluidez na navegação é superior (sim, é possível 🥹), e a reprodução dos vídeos e conteúdos gravados ou em direto está super smooth. Isto na tv 4K 2.ª geração. 

A experiência melhora e muito se a vossa TV corresponder às específicações melhoradas da box. 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @DalleyBorges

Conheças as apreciações dos nossos utilizadores quanto aos serviços e produtos NOS em 

Agora, na página inicial do Fórum, tem acesso direto a Reviews da Comunidade. 

Obrigado, 

Reputação 1

realmente muito bom comentário, bem patente o gosto pela Apple TV e pela APP Nos TV.

Era cliente MEO e utilizava a APP deles para a APPLE TV, sinceramente também prefiro a NOS no seu conjunto, no entanto a MEOGO no meu entender tem um ponto bem mais forte… aquele pormenor de ter as gravações automáticas ordenadas por temáticas é um verdadeiro “must”.

Queres ver um filme de ação é direto, uma série de comédia é direto, tudo junto no mesmo local sem teres que andar a saltar de canal em canal.

Estou esperançado que a NOS também consiga introduzir este docinho na sua APP… com isto ficava deveras divinal!!!

Reputação 7
Crachá +1

Olá @LuísPirico,

Obrigado pelo elogio! 😉

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos também o seu testemunho sobre a App NOS TV. 🙂

As opiniões e sugestões da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisadas internamente.

Caso surjam novidades sobre este tema serão partilhadas pelos meios habituais.

Obrigado

 

Olá! 
Pergunta, sabem se a NOS TV+ ainda tem custos? Estou a pensar comprar uma Apple TV para substituir uma box Iris e gostava de confirmar. 

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Olá! 
Pergunta, sabem se a NOS TV+ ainda tem custos? Estou a pensar comprar uma Apple TV para substituir uma box Iris e gostava de confirmar. 

 

Obrigado

Boa tarde, tem custo em box’s proprias.

Reputação 7
Crachá +2

Sim, a NOS TV+ tem uma mensalidade. 

Mas se aderires a um pacote com apple tv, em regime de aluguer, é gratuito nessa box alugada 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Fdfgoncalves,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jose Rodrigues e @Olaf partilharam uma boa ajuda a esclarecer a sua questão.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Comentário