Destaque

Como aderir ao Débito Direto?

Reputação 4
Crachá +1
O Débito Direto é um serviço gratuito, cómodo e seguro que lhe permite fazer o pagamento das suas faturas sem sair de casa, e sem ter de se preocupar com a data de limite de pagamento.

A ativação do Débito Direto depende da sua autorização, e de um pedido da NOS ao seu banco. Faça a gestão deste serviço através de um terminal multibanco ou do seu homebanking, onde pode definir o limite do valor debitado, em cada transação.

A data do débito é sempre comunicada na sua fatura. A forma como recebe a sua fatura não será alterada.

Pode pedir a ativação do serviço de duas formas, seguindo estes passos:
  • através da Área de Cliente:

1- Após iniciar a sua sessão na Área de Cliente (1) clique em "Gerir Serviço" (2)

2 - Selecione a opção "Faturas e Pagamentos" (3) e de seguida clique em "Débito Direto" (4)

3 - Clique em “Ativar o débito direto” (5).

4 - Introduza o seu IBAN (6) e clique novamente em “Ativar o débito direto” (7) para finalizar o processo de ativação.

• se for cliente por cabo, na sua box NOS:

1 - Selecione a tecla “Menu” do comando da box

2 - Selecione a sua "Área Pessoal"

3 - Clique em "Faturação"

4 - Clique em "Última Fatura"

85 Comentários

Nossa, passo a vida a ligar para a NOS por questões basicas, de cada chamada 1euro de cobrança...daqui a pouco pago tanto de chamadas para a NOS como de serviço...
Eu dei o IBAN, aparece debito direto activo, mas quando seleciono essa opcao, aparece Pendente...
@Ana Filipa Teixeira, ha cerca de um ano escrevi este comentario neste mesmo topico, onde se pode ler, nomeadamente:
3) - Validações e Processo de Débito ao Devedor ou Eventuais Rejeições
a) - O Banco do Devedor recebe as instruções de cobrança via Banco do Credor. O envio dever ser efectuado com a antecedência de 5 ou 2 dias conforme se trate respectivamente da 1.ª ou cobranças seguintes. O Débito fica ativo com o envio da 1ª cobrança.

De que forma facultou o seu NIB? Entregou o mandato assinado?
Podera estar pendente por falta do mandato ou simplesmente por aguardar ativaçao.
Verifique num terminal Multibanco, 2 ou 3 dias antes da data de liquidaçao indicada, se o DD ja se encontra ativo na conta indicada por si.
Como procedo para efetuar a alteração de conta bancária para pagamento via débito direto?
Encerrei minha conta bancária anterior e preciso efetuar essa alteração.
Vale lembrar que recebi fatura com vencimento para dia 28/06 e ainda consta os dados da conta que já foi encerrada.
Como faço para efetuar o pagamento desta fatura?
Reputação 7
Crachá +2
Olá. @Patrícia Dias Mendes da Costa, bem-vinda à comunidade.

Pode alterar o seu IBAN através da sua Área de Cliente. Para isso basta:
  • entrar na Área de Cliente
  • escolher "Gerir Serviço"
  • selecionar "Faturas e pagamentos"
  • clicar em "Débito direto"
  • escolher "Alterar conta"

Queremos ajudá-la a esclarecer a sua dúvida referente à sua fatura, no entanto, como se trata de uma questão específica da sua conta, precisamos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.

Aproveitámos para mover a sua publicação para este tópico onde pode encontrar mais informação sobre este tema. 🙂
Reputação 7
Crachá +1
Como procedo para efetuar a alteração de conta bancária para pagamento via débito direto?
Encerrei minha conta bancária anterior e preciso efetuar essa alteração.
Vale lembrar que recebi fatura com vencimento para dia 28/06 e ainda consta os dados da conta que já foi encerrada.
Como faço para efetuar o pagamento desta fatura?
ja me aconteceu, o dept faturação forneceu me uma ref multibanco para o mês de transição entre contas bancarias.
Boa noite! Activei o débito através da área cliente, um dia antes do fim da data limite de pagamento da factura. Já se passaram 2 dias e a factura na área de ciente continua por pagar e nem recebi nenhuma notificação a dizer que o débito direto tinha sido activado. A minha questão é: será que devo pagar esta factura pelos meios tradicionais e esperar que a próxima seja debitada diretamente? e não será retirada a mensalidade duas vezes? Obrigado!
Reputação 7
Crachá +5
Bom dia, sim, a atitude correta é pagar a fatura que já se encontra vencida e esperar que a próxima seja debitada em conta, o acionamento do debito direto nunca é imediato, demora sempre alguns dias a ficar disponível, se tudo correr dentro da normalidade a próxima já será debitada, eles aí uns 15 dias antes da data do débito em conta enviam uma mensagem para o tlm a avisar que dia tal será efetuado o debito em conta, se não receber essa mensagem, deve ligar o 16990 / faturação / e perguntar se está tudo certo com a sua adesão ao debito direto.
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @Mario123, bem-vindo ao Fórum NOS.

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 🙂 De facto, como se trata de uma situação específica da sua conta, para percebermos o que se passa, precisamos mesmo que nos ligue, por favor.
Olá boa tarde!
para a activação do debito direto tenho que mandar algum formulário assinado? e a conta bancária a ser debitado o valor mensal tem que ser em nome do cliente NOS ou pode ser a conta bancária de outro familiar que resida na mesma morada de facturação?

obrigado!
Reputação 7
Crachá +5
Bom dia, ativa o debito direto através da área de cliente e fornece o NIB/IBAN pertencente à conta onde quer que seja feito o debito
Reputação 7
Crachá +5
Parece-me que o IBAN a fornecer terá que ser o do cliente, senão qualquer pessoa poderia fornecer o IBAN de outro e daí adviriam problemas para todos.
Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto.
Reputação 7
Crachá +5
Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto. Boa tarde, estive a gora a ver e realmente eu posso alterar o meu IBAN no site apenas facultando o novo IBAN, assim sendo o IBAN que é dado à NOS apenas vai precisar que o titular dê autorização ao banco. Está certo, cumprimentos.
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @Mario123, bem-vindo ao Fórum NOS.

Pode aderir ao Débito Direto nas lojas NOS, ligando para a nossa Linha de Apoio ao Cliente e, também, através da sua Área de Cliente. Se optar por esta última, poderá comodamente, e seguindo os passos lá indicados, saber tudo o que é preciso. 🙂
Reputação 7
Crachá +1
Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto. Boa tarde, estive a gora a ver e realmente eu posso alterar o meu IBAN no site apenas facultando o novo IBAN, assim sendo o IBAN que é dado à NOS apenas vai precisar que o titular dê autorização ao banco. Está certo, cumprimentos.não é preciso dar autorização ao banco, basta inserir o novo iban.
Reputação 7
Crachá +5
Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto. Boa tarde, estive a gora a ver e realmente eu posso alterar o meu IBAN no site apenas facultando o novo IBAN, assim sendo o IBAN que é dado à NOS apenas vai precisar que o titular dê autorização ao banco. Está certo, cumprimentos.não é preciso dar autorização ao banco, basta inserir o novo iban. Eu tenho debito direto desde que entrei na NOS, já não me lembro com fiz, mas a ser assim pode haver má fé e a pessoa dar um IBAN falso embora seja um numero válido, isto é, um IBAN que conheça e depois aparece na conta de outra pessoa, com as vigarices que se vê por aí, seria só mais uma.
Reputação 7
Crachá +1
Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto. Boa tarde, estive a gora a ver e realmente eu posso alterar o meu IBAN no site apenas facultando o novo IBAN, assim sendo o IBAN que é dado à NOS apenas vai precisar que o titular dê autorização ao banco. Está certo, cumprimentos.não é preciso dar autorização ao banco, basta inserir o novo iban. Eu tenho debito direto desde que entrei na NOS, já não me lembro com fiz, mas a ser assim pode haver má fé e a pessoa dar um IBAN falso embora seja um numero válido, isto é, um IBAN que conheça e depois aparece na conta de outra pessoa, com as vigarices que se vê por aí, seria só mais uma.o banco não recebe so o pedido com o iban, recebe também os dados do cliente, os dados que estão na nos tem que ser igual no banco. Os bancos tem outras formas de segurança, eu por exemplo se a minha conta receber um pedido de debito direto, recebo uma mensagem com essa informação.
Reputação 7
Crachá +5
Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto. Boa tarde, estive a gora a ver e realmente eu posso alterar o meu IBAN no site apenas facultando o novo IBAN, assim sendo o IBAN que é dado à NOS apenas vai precisar que o titular dê autorização ao banco. Está certo, cumprimentos.não é preciso dar autorização ao banco, basta inserir o novo iban. Eu tenho debito direto desde que entrei na NOS, já não me lembro com fiz, mas a ser assim pode haver má fé e a pessoa dar um IBAN falso embora seja um numero válido, isto é, um IBAN que conheça e depois aparece na conta de outra pessoa, com as vigarices que se vê por aí, seria só mais uma.o banco não recebe so o pedido com o iban, recebe também os dados do cliente, os dados que estão na nos tem que ser igual no banco. Os bancos tem outras formas de segurança, eu por exemplo se a minha conta receber um pedido de debito direto, recebo uma mensagem com essa informação. Então sendo assim a m/resposta estava certa, porque o Mario 123 perguntava se o debito direto podia ser feito na conta de outra pessoa e não pode, tem que ser na conta do cliente NOS.
Reputação 7
Crachá +1
Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto. Boa tarde, estive a gora a ver e realmente eu posso alterar o meu IBAN no site apenas facultando o novo IBAN, assim sendo o IBAN que é dado à NOS apenas vai precisar que o titular dê autorização ao banco. Está certo, cumprimentos.não é preciso dar autorização ao banco, basta inserir o novo iban. Eu tenho debito direto desde que entrei na NOS, já não me lembro com fiz, mas a ser assim pode haver má fé e a pessoa dar um IBAN falso embora seja um numero válido, isto é, um IBAN que conheça e depois aparece na conta de outra pessoa, com as vigarices que se vê por aí, seria só mais uma.o banco não recebe so o pedido com o iban, recebe também os dados do cliente, os dados que estão na nos tem que ser igual no banco. Os bancos tem outras formas de segurança, eu por exemplo se a minha conta receber um pedido de debito direto, recebo uma mensagem com essa informação. Então sendo assim a m/resposta estava certa, porque o Mario 123 perguntava se o debito direto podia ser feito na conta de outra pessoa e não pode, tem que ser na conta do cliente NOS.em 2016 alterei o iban que tinha naNOS, alterei na área de cliente, até hoje sem problema.
Reputação 7
Crachá +5
[quote=AJ67]Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto. Boa tarde, estive a gora a ver e realmente eu posso alterar o meu IBAN no site apenas facultando o novo IBAN, assim sendo o IBAN que é dado à NOS apenas vai precisar que o titular dê autorização ao banco. Está certo, cumprimentos.não é preciso dar autorização ao banco, basta inserir o novo iban. Eu tenho debito direto desde que entrei na NOS, já não me lembro com fiz, mas a ser assim pode haver má fé e a pessoa dar um IBAN falso embora seja um numero válido, isto é, um IBAN que conheça e depois aparece na conta de outra pessoa, com as vigarices que se vê por aí, seria só mais uma.o banco não recebe so o pedido com o iban, recebe também os dados do cliente, os dados que estão na nos tem que ser igual no banco. Os bancos tem outras formas de segurança, eu por exemplo se a minha conta receber um pedido de debito direto, recebo uma mensagem com essa informação. Então sendo assim a m/resposta estava certa, porque o Mario 123 perguntava se o debito direto podia ser feito na conta de outra pessoa e não pode, tem que ser na conta do cliente NOS.em 2016 alterei o iban que tinha quote] Sem problema porque forneceu um IBAN de uma conta sua porque se o naNOS, alterei na área de cliente, até hoje sem problema.[/contrato é seu e desse o IBAN do seu filho por exemplo aí já haveria problema.
Reputação 7
Crachá +5
[quote=Jose Rodrigues][quote=AJ67]Ok obrigado pelas respostas. Deduzo que enviando o formulário de autorização de débito direto devidamente preenchido e assinado penso que pode ser a conta de qualquer pessoa desde que a mesma o autorize e só assim o banco permite o débito direto. Boa tarde, estive a gora a ver e realmente eu posso alterar o meu IBAN no site apenas facultando o novo IBAN, assim sendo o IBAN que é dado à NOS apenas vai precisar que o titular dê autorização ao banco. Está certo, cumprimentos.não é preciso dar autorização ao banco, basta inserir o novo iban. Eu tenho debito direto desde que entrei na NOS, já não me lembro com fiz, mas a ser assim pode haver má fé e a pessoa dar um IBAN falso embora seja um numero válido, isto é, um IBAN que conheça e depois aparece na conta de outra pessoa, com as vigarices que se vê por aí, seria só mais uma.o banco não recebe so o pedido com o iban, recebe também os dados do cliente, os dados que estão na nos tem que ser igual no banco. Os bancos tem outras formas de segurança, eu por exemplo se a minha conta receber um pedido de debito direto, recebo uma mensagem com essa informação. Então sendo assim a m/resposta estava certa, porque o Mario 123 perguntava se o debito direto podia ser feito na conta de outra pessoa e não pode, tem que ser na conta do cliente NOS.em 2016 alterei o iban que tinha quote] Sem problema porque forneceu um IBAN de uma conta sua porque se o naNOS, alterei na área de cliente, até hoje sem problema.[/contrato é seu e desse o IBAN do seu filho por exemplo aí já haveria problema.[/quote] Sem problema porque forneceu um IBAN de uma conta sua porque se desse o IBAN do seu filho por exemplo aí já haveria problema
Boa tarde
Activei o debito directo a factura que esta para luquidar vai para o debito directo ou aibda tenho que liquidar como anteriormente?
Se alguem souber informar agradeco.
Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde, o Debito direto demora alguns dias a ficar disponível, provavelmente a fatura que tem a pagamento terá ainda que ser feito como anteriormente, o debito direto apenas ficará ativo na sua área de cliente após o pagamento da 1ª fatura.
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @HCM, bem-vindo à comunidade.

O estado do débito direto é alterado após boa cobrança da fatura. Na sua Área de Cliente, no separador "Resumo" pode confirmar de que forma será feito o pagamento.
Aproveitámos para mover a sua publicação para este tópico onde pode encontrar mais informação sobre este tema. 🙂 Desta forma garantimos a organização do Fórum NOS.
Tenho um aviso de uma fatura a pagar relativamente a um serviço de telemóvel.

Entretanto ativei a opção de pagamento por débito directo.

A minha pergunta é, tenho ainda de fazer o pagamento pela referência que me foi enviada ou a mesma já vai ser cobrada pelo débito directo?

Comentário