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Como aderir ao Débito Direto?



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Bom dia, ativa o debito direto através da área de cliente e fornece o NIB/IBAN pertencente à conta onde quer que seja feito o debito
Olá boa tarde!
para a activação do debito direto tenho que mandar algum formulário assinado? e a conta bancária a ser debitado o valor mensal tem que ser em nome do cliente NOS ou pode ser a conta bancária de outro familiar que resida na mesma morada de facturação?

obrigado!
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Olá, @Mario123, bem-vindo ao Fórum NOS.

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 🙂 De facto, como se trata de uma situação específica da sua conta, para percebermos o que se passa, precisamos mesmo que nos ligue, por favor.
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Crachá +5
Bom dia, sim, a atitude correta é pagar a fatura que já se encontra vencida e esperar que a próxima seja debitada em conta, o acionamento do debito direto nunca é imediato, demora sempre alguns dias a ficar disponível, se tudo correr dentro da normalidade a próxima já será debitada, eles aí uns 15 dias antes da data do débito em conta enviam uma mensagem para o tlm a avisar que dia tal será efetuado o debito em conta, se não receber essa mensagem, deve ligar o 16990 / faturação / e perguntar se está tudo certo com a sua adesão ao debito direto.
Boa noite! Activei o débito através da área cliente, um dia antes do fim da data limite de pagamento da factura. Já se passaram 2 dias e a factura na área de ciente continua por pagar e nem recebi nenhuma notificação a dizer que o débito direto tinha sido activado. A minha questão é: será que devo pagar esta factura pelos meios tradicionais e esperar que a próxima seja debitada diretamente? e não será retirada a mensalidade duas vezes? Obrigado!
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Como procedo para efetuar a alteração de conta bancária para pagamento via débito direto?
Encerrei minha conta bancária anterior e preciso efetuar essa alteração.
Vale lembrar que recebi fatura com vencimento para dia 28/06 e ainda consta os dados da conta que já foi encerrada.
Como faço para efetuar o pagamento desta fatura?
ja me aconteceu, o dept faturação forneceu me uma ref multibanco para o mês de transição entre contas bancarias.
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Crachá +2
Olá. @Patrícia Dias Mendes da Costa, bem-vinda à comunidade.

Pode alterar o seu IBAN através da sua Área de Cliente. Para isso basta:
  • entrar na Área de Cliente
  • escolher "Gerir Serviço"
  • selecionar "Faturas e pagamentos"
  • clicar em "Débito direto"
  • escolher "Alterar conta"

Queremos ajudá-la a esclarecer a sua dúvida referente à sua fatura, no entanto, como se trata de uma questão específica da sua conta, precisamos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.

Aproveitámos para mover a sua publicação para este tópico onde pode encontrar mais informação sobre este tema. 🙂
Como procedo para efetuar a alteração de conta bancária para pagamento via débito direto?
Encerrei minha conta bancária anterior e preciso efetuar essa alteração.
Vale lembrar que recebi fatura com vencimento para dia 28/06 e ainda consta os dados da conta que já foi encerrada.
Como faço para efetuar o pagamento desta fatura?
@Ana Filipa Teixeira, ha cerca de um ano escrevi este comentario neste mesmo topico, onde se pode ler, nomeadamente:
3) - Validações e Processo de Débito ao Devedor ou Eventuais Rejeições
a) - O Banco do Devedor recebe as instruções de cobrança via Banco do Credor. O envio dever ser efectuado com a antecedência de 5 ou 2 dias conforme se trate respectivamente da 1.ª ou cobranças seguintes. O Débito fica ativo com o envio da 1ª cobrança.


De que forma facultou o seu NIB? Entregou o mandato assinado?
Podera estar pendente por falta do mandato ou simplesmente por aguardar ativaçao.
Verifique num terminal Multibanco, 2 ou 3 dias antes da data de liquidaçao indicada, se o DD ja se encontra ativo na conta indicada por si.
Nossa, passo a vida a ligar para a NOS por questões basicas, de cada chamada 1euro de cobrança...daqui a pouco pago tanto de chamadas para a NOS como de serviço...
Eu dei o IBAN, aparece debito direto activo, mas quando seleciono essa opcao, aparece Pendente...
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Crachá +2
Olá, @Ana Filipa Teixeira.

De maneira a conseguirmos ajudar a esclarecer a sua questão, uma vez que é específica da sua conta, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui as linhas de apoio disponíveis.
Apos adesao ao serviço NOS, facultei o meu NIB para adesao ao débito direto. Na area cliente o mesmo esta pendente... Temho que fazer alguma cosia? Tenho fatura pa pagamento a dia 28... Será retirado do banco ou nao??
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Crachá +2
Olá, @starmoonfire, bem-vindo ao Fórum NOS.

O @C24XXXX201 deu uma boa dica. Caso continue com dúvidas, como se trata de uma questão específica da sua conta, sugerimos que nos ligue. Saiba aqui para onde ligar.
Aproveitámos para mover a sua publicação para este tópico, onde o tema já está a ser debatido, assim a consulta de informação fica mais fácil. 🙂
Entregou o mandato assinado?
Ja verificou num terminal Multibanco se a autorizaçao de debito esta ativa?
Já fiz a alteração para débito directo em Janeiro, continua a aparecer na Área de Cliente que o débito direto está pendente. A última factura tive de pagar por transferência bancário pois não fizeram o débito.
É assim tão complicado a alteração de pagamento?
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Crachá
@Ana Morgado tens os serviços associados na tua área de cliente? se sim, tens que ir a faturas e pagamento e depois débito direto.
A ativaçao do metodo de pagamento por Debito Direto, implica que o devedor (cliente) entregue ao credor (NOS) um mandato devidamente assinado e contendo os dados necessarios para o processamento das operaçoes. So assim é que o seu banco podera processar os debitos a favor da entidade credora.
Assim, independentemente da via escolhida para efetuar a adesao a esse metodo de pagamento, vai sempre necessitar de preencher, assinar e enviar o Formulário de adesão/alteração , pelo que, recomendo, se possivel, que o faça presencialmente numa loja.

A alteração apenas ficará ativa 2/3 dias antes da data de liquidação da proxima fatura, dependendo obviamente das datas de adesao e de liquidaçao.
A ativação da autorização pode ser verificada através de consulta num terminal Multibanco.
A informação de Débito Direto na Área de Cliente só costuma ser alterada após a 1.a cobrança por este metodo.
Tanto na loja como quando recebo o email para pagamento dizem que para poder pagar por debito direto tenho que ir à area do cliente.Pois bem, estou naarea do cliente e não me aparecem opções para o fazer
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Crachá
@Andrés Felipe Molano Ruiz pode ficar ativo no final do periodo de faturação. ou então no mês seguinte. mas o melhor é confirmares.
@Andrés Felipe Molano Ruiz, sem um mandato assinado pelo cliente, banco nenhum deve autorizar debitos nas suas contas.

Contate de novo a loja e diga ao papagaio que o atender que tem de imprimir um mandato com os seus dados para o Andrés assinar e ficar com uma copia.
Foi na loja NOS de Glicínias em Aveiro. Ali perguntei por o serviço de Débito Direto, eu escrevi o meu número Iban de minha conta no app e depois disseram-me que para este mês estaria ativo. Não disseram-me nada sobre assinar um mandato.

Andrés Ruiz
@Andrés Felipe Molano Ruiz, de que forma solicitou a ativaçao do Debito Direto?
Atraves da Area de Cliente? Em loja?
Independentemente da forma como o fez, entregou o respetivo mandato devidamente assinado?
Estou tentando fazer a chamada todos os dias, mas não respondem. O débito direto segue pendente.

Obrigado pela ajuda.
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Crachá +2
Olá, @Andrés Felipe Molano Ruiz, bem-vindo ao Fórum NOS. :)

O @EMI2016 deu uma ótima ajuda. Já conseguiu consultar as faturas através da sua Área de Cliente?
Marque a resposta que mais o ajudou como "Melhor resposta", assim a comunidade pode encontrar, mais facilmente, a informação que procura. 🙂
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Crachá
Tem que ligar para +351 929 001 779 do estrangeiro para a linha de apoio ou se tiver acesso a um PC registe-se na área de cliente para consultar as faturas e movimentos.
JM

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