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5G - Perguntas mais frequentes


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Depois de conhecer a rede 5G da NOS, quer saber mais sobre a nova geração de rede móvel? Consulte as perguntas mais frequentes! 

Neste tópico respondemos-lhe a algumas das questões que pode ter sobre o 5G. 😉

 

1.O que é o 5G?

A 5ª Geração de Comunicações Móveis, também definida como 5G, é a evolução das redes 4G. Esta rede permite uma melhor experiência de utilização em termos de:

  • velocidade - até 100 vezes superior ao 4G;
  • menor latência - numa primeira fase até metade do valor em 4G;
  • maior densidade -  número de equipamentos conectados chega a 1 milhão por km2, especialmente aplicável a sensores e terminais de IoT (Internet das Coisas).

 

2.Como funciona o 5G?

Tal como quando ligamos a televisão ou o portão da garagem com comando, o 5G funciona através de ondas de radiofrequência (RF). Usa uma rede de antenas de small cells, do tamanho de uma mochila. Estas antenas 5G foram concebidas para se integrarem no ambiente e na paisagem urbana, podendo ser instaladas em postes de eletricidade ou candeeiros de rua.

 

3.Como se compara a velocidade do 5G com a do 4G?

A velocidade do 5G depende da frequência utilizada e da largura de banda disponibilizada pelo regulador para cada faixa. Estima-se que para uma largura de banda típicas de 100 MHz (faixa 3500 MHz) um utilizador obtenha velocidades máximas acima de 1 Gbps e velocidades médias na ordem dos 100 Mbps. Numa segunda fase, e com a utilização da faixa dos 26 GHz, esperam-se velocidades máximas até 20 Gbps.

 

4. Como se compara a latência do 5G se com a do 4G?

A latência mede a rapidez de resposta da rede móvel em serviços de dados. Por exemplo, no controlo remoto de drones ou robots e em serviços críticos como veículos autónomos, a reação da rede a pedidos de informação entre os terminais tem de ser muito baixa para maior segurança e suporte de mobilidade. Para aplicações mais críticas são requeridas latências inferiores a 5 ms. Importante ter em consideração que a latência atual das redes 4G oscila entre 25 e 45 ms, tipicamente.

 

5.Como se compara a densidade (n.º objetos conectados) do 5G com a do 4G?

As redes 5G têm como requisito suportar até 1 milhão de dispositivos por km2, o que corresponde a um aumento de 100 a 1000 vezes a densidade hoje possível, por exemplo com tecnologia NB-IoT (Narrow-Band IoT). Este requisito só estará disponível numa 2ª fase das redes 5G (mMTC – Massive Machine Type Communications), sendo que atualmente a capacidade da rede NB-IoT está longe de se esgotar.

 

6.Como se compara a minha experiência ao utilizar uma rede 5G com a da uma rede 4G?

Numa primeira fase, onde os serviços são do tipo (Evolved) Mobile Broadband, consegue experienciar velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo (assume rede 5G na faixa 3500 MHz com 100 MHz de largura de banda). Estas velocidades, associadas a uma latência inferior ao 4G, proporcionam uma experiência de utilização de dados “instantânea”, suportando vídeos 4k no smartphone sem perdas ou uma experiência de gaming similar à das redes fixas.

Em ambientes ou aplicações empresariais a velocidade e a latência aumentam, por exemplo, a capacidade produtiva ou a mobilidade de equipas, permitindo o acesso em todo o lado, à cloud e servidores/aplicações internas, com uma experiência similar à rede fixa.

 

7.O 5G é importante porquê?

O 5G vai ser um impulsionador da evolução tecnológica em Portugal e transformar profundamente a sociedade como a conhecemos. As velocidades ultrarrápidas, os baixos tempos de resposta e o transporte de quantidades massivas de dados permitem conetar milhões de equipamentos e aplicações em simultâneo.

Maior segurança e eficácia na utilização de drones, os carros autónomos completamente interligados no trânsito, ou experiências 'instantâneas' de realidade virtual e aumentada são apenas algumas das aplicações possíveis do 5G. É todo um novo mundo com pessoas, edifícios, empresas e cidades sempre conetados entre si.

 

8.Quando é que vou ter o 5G?

A NOS está pronta para lançar esta tecnologia e dar a melhor experiência de utilização aos nossos clientes. Aguardamos apenas que nos seja disponibilizada a data por parte das entidades competentes, após conclusão do leilão.

 

9.O que é preciso para ter 5G?

Para beneficiar das vantagens 5G necessita de um equipamento 5G, um serviço compatível com a rede e se encontrar numa localização com cobertura 5G.

 

10.O 5G da NOS estará ao alcance de todos os Clientes?

Sim. Atempadamente, iremos comunicar aos nossos Clientes a data de lançamento e as respetivas condições comerciais para beneficiar da tecnologia 5G.

 

11.O meu telemóvel funciona com rede 5G?

Atualmente já existem várias marcas com smartphones 5G que a NOS disponibiliza. Consulte melhor as nossas ofertas aqui ou no site.

 

12.A minha zona de residência vai ter 5G?

Estamos a trabalhar para garantir que a cobertura 5G esteja ao alcance de todos os portugueses. No lançamento do 5G poderá saber se a tecnologia está disponível na sua localização.

 

13.A rede 5G é diferente de rede WiFi 5Ghz?

Sim. A tecnologia de rede móvel 5G permite que o equipamento funcione sem depender de rede fixa.         
No caso do WiFi, esta conexão
de internet possibilita que um dispositivo se ligue a outro, sem fios, operando com a frequência 2,4 GHz e 5 GHz.
Na altura da criação da frequência 5 GHz, não se pensava na implementação de uma internet móvel 5G e, dessa forma, os utilizadores apelidavam o Wi-Fi 5 GHz de “Wi-Fi 5G”. Nesta ótica, o “5G” apenas resulta de uma abreviação de “5 GHz”.

 

14. Porque é que a NOS ganhou o leilão?

A NOS saiu vencedora do leilão da nova geração de rede móvel, para trazer aos seus clientes a melhor rede 5G do país. É a empresa com maior quantidade de espectro adquirido para a exploração da nova tecnologia e para reforço da sua rede 4G e melhoria da qualidade do serviço em todo o território nacional.

 

15.Com a chegada do 5G, a tecnologia 4G vai ser descontinuada?

A chegada do 5G não significa que a rede 4G deixe de funcionar. Aliás, as duas redes vão funcionar em simultâneo sem que qualquer uma delas seja afetada.

 

Respondemos às suas questões? Tem curiosidades para partilhar connosco? Veja ainda algumas respostas que temos para si sobre características e conceitos da rede móvel 5G aqui.

Conheça ainda todos os equipamentos 5G que a NOS disponibiliza aqui.

 

Quer conhecer melhor a rede 5G da NOS? Veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel aqui.


Partilhe connosco a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, estamos ao seu dispor!

 

 Faça o que ninguém fez! 😁


62 Comentários

Reputação 1

 

Não percam tempo com o 5G, não passa de publicidade para vender o que não têm.

Vejam os testes com as milagrosas velocidades anunciadas para o 5G e vejam o 4G+.

Pensem….

O icone 5G no telemóvel não é garantia de esteja realmente numa rede 5G.

Também transferi recentemente para um pacote NOS 5G.  Tenho um telemóvel samsung galaxy s20+ 5G e também não consigo receber sinal 5G tanto em Lisboa como no Porto mas na rede da concorrência (Meo) o 5G funciona na perfeição.  NOS, por favor, corrija este problema.  

 

Obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JorgeSousa e @robcio,

Agradecemos as vossas mensagens. 

A NOS já disponibiliza o 5G em todas as capitais de distrito. Confirme-nos, por favor, se estava num local com cobertura 5G. 

Obrigado

Boa tarde @JorgeSousa e @robcio,

Agradecemos as vossas mensagens. 

A NOS já disponibiliza o 5G em todas as capitais de distrito. Confirme-nos, por favor, se estava num local com cobertura 5G. 

Obrigado

Sim, posso confirmar que estou em um local com 5G. Isso é confirmado com o aplicativo net monster. E também de acordo com o pôster anterior, o aplicativo confirma que a conexão 5G é restrita pela operadora.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

A rede móvel é uma raridade em Portugal, por um lado as câmaras não autorizam grandes potências de sinal pela desculpa que faz mal, e quando falo em grandes potências falo em 10 Mbit no máximo, e para a NOS não interessa porque mais potência é mais electricidade e consumo de dados é perda. Há 3 anos fiz um protesto porque, numa certa capital de concelho, a 100 metros das antenas tinha menos de 1 mbit de velocidade 4G, hoje a velocidade é exatamente a mesma portanto…

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @robcio,

Agradecemos a sua mensagem.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  a detalhar a situação.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, :slight_smile:

Movemos os vossos comentários para o artigo em que respondemos às perguntas mais frequentes. Deste modo, organizamos a informação e o Fórum NOS. 
Muito obrigado.

Problema resolvido recorrendo á concorrência. Ok tudo bem com fidelização de 2 anos, mas pelo menos tenho 5G.

A Nos que vá aldrabar outros...

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @lourencomax
Lamentamos a situação. 

Não temos conhecimento de que exista dificuldades na utilização do 5G. 

Qualquer questão que tenha, por favor, partilhe connosco. 

Muito obrigado

Snr Mário P. , desculpe, mas sff leia o tópico desde o início para ficar a perceber todas as palhaçadas, falta de conhecimento e trafulhices que a Nos anda a fazer com os seus clientes ,que como eu, tem o serviço Kanguru M e que não tem fidelização. Não vale tudo para se estar no mercado, não aceito de maneira alguma este tipo de conduta por parte da Nos ou de outro tipo de fornecedor de serviços. Temos de ser transparentes, e de deixar de tomar o Zé Povinho como parvo. 

Ao fim de ler o tópico todo depois pronuncie, mas, com razão, porque quando refere que não tem conhecimento que existam dificuldades com o 5G, das duas uma, é anedótico ou está a imputar publicidade, totalmente, enganosa.

Reputação 2

Problema resolvido recorrendo á concorrência. Ok tudo bem com fidelização de 2 anos, mas pelo menos tenho 5G.

A Nos que vá aldrabar outros...

Em uma pequena cidade deste país.

Quando se fala sem conhecimento mais vale estar calado. 👍

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @lourencomax. Queremos ajudar.

Confirmamos a informação como não temos identificada qualquer tipo de dificuldade de foro geral na rede 5G.

Se está a experienciar alguma situação anómala na utilização do serviço pedimos, por favor, que nos detalhe.

Obrigado

 

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